fbpx

Por que a tecnologia de voz é a próxima grande tendência no varejo?

Ao olhar para a última década, a maioria das pessoas provavelmente concordaria que o smartphone foi a coisa mais impactante  no comportamento do consumidor e, consequentemente, no varejo. Mas, considerando os próximos dez anos, é possível prever que a tecnologia de maior impacto na forma de comprar e vender será a voz. O uso de assistentes para compras por voz será uma transformação radical no setor varejista, muito mais profunda do que o e-commerce, e com potencial de modificar completamente o relacionamento dos clientes com as marcas.

Essa tendência alinha-se diretamente aos comportamentos, desejos e necessidades do consumidor. O principal benefício é a conveniência. Incorporados a smartphones (como a Siri no iPhone) ou speakers (como a Amazon Echo), esse novo modo de adquirir produtos e serviços fará com que as compras online estejam ainda mais acessíveis e disponíveis do que hoje. Afinal, bastará dizer o que se procura que a Inteligência Artificial incorporada a esses dispositivos encontrará as opções que estão mais próximas ao que o cliente almeja, considerando seus hábitos, perfil e demandas, melhorando assim com o passar do tempo a sua precisão e utilidade na vida das pessoas.

Jornada omnichannel 

Não há dúvida de que qualquer tendência comportamental importante afetará diretamente o varejo. Se, como previsto, a voz se tornar a interface dominante, isso afetará o varejo físico e digital e, consequentemente, a jornada de compras omnichannel do consumidor.

O Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, precisará levar em conta também como os consumidores fazem suas buscas faladas, o que exigirá ajustes nas estratégias traçadas até agora para o e-commerce. Os varejistas que já utilizam CRM e Inteligência Artificial em sua relação com os clientes podem desenvolver sites e aplicativos que usem sistemas de voz para dar acesso ao seu e-commerce, ou então aprimorar as experiências de compra na loja física. Essa pode ser uma forma poderosa de gerar vendas incrementais e até mesmo de estimular recompras automáticas. Qual será o valor, no futuro, de um sistema de compras por voz que pergunte ao cliente se ele deseja repetir a última compra realizada e recebê-la em casa? Ou então oferecer um serviço que facilite a procura por produtos, pesquisas preços ou localização sessões na loja física?

Imagine também como os funcionários da loja física também poderiam se beneficiar de assistentes de voz: tarefas de rotina, como entrada, saída, e consulta de estoque de produtos, podem ser tratadas simplesmente falando a solicitação. Além disso, os assistentes de voz podem fornecer aos gerentes acesso instantâneo aos números de vendas, coletar pedidos, notificá-los de quaisquer anomalias, chegadas de entrega, etc.

Cada vez mais perto

O número de assistentes digitais disponíveis passará de cerca de 1,5 bilhão hoje para 8 bilhões em 2023, de acordo com a Juniper Research. Um relatório da OC&C Strategic Consultants prevê que as compras por voz alcançarão mais de US$ 40 bilhões em 2022, contra US$ 2 bilhões no ano passado.

Dados mostram que, atualmente, cerca de 20% dos consumidores que possuem dispositivos de voz utilizam esse recurso para alguma atividade relacionada às compras, como pesquisas e criação de listas de compras. Assim, a jornada dos consumidores é cada vez mais omnichannel: ela incorpora novas tecnologias e recursos, ganhando complexidade com o passar do tempo e gerando experiências mais ricas e convenientes aos clientes.

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagem: Shutterstock

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: