Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

(CustomPDX)ᴵᴬ = Extrato da síntese para o varejo da NRF 2024

Momentum nº 1.051

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de janeiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
(CustomPDX) IA = Extrato da síntese para o varejo da NRF 2024

“Foram 40 mil participantes, sendo 2.500 brasileiros, e um período pleno de eventos paralelos que marcaram o 113º NRF Retail’s Big Show em Nova York na semana passada.

Com mais de 1.000 expositores na feira e perto de 450 palestrantes em 170 sessões de conteúdo, fora as visitas e outros eventos promovidos por marcas patrocinadoras, o mundo do varejo fez ampla reflexão sobre seu momento e perspectivas. Num cenário em que o protagonismo do que acontece no setor deve agora considerar o mercado norte-americano, ainda o maior varejo do mundo, mas também e de forma crescente o que acontece na China, Índia, Coréia do Sul e Indonésia, novos polos globais de expansão, além da própria Europa.

O repensar dos pontos de conexão e as alternativas para envolver um consumidor cada vez mais maduro, racional e informado talvez seja a essência do que foi mais marcante e despertou o maior interesse no processo de transformação estrutural e estratégica do setor. E sem esquecer os temas ligados à sustentabilidade de forma ampla.”

A solução da equação (CustomPDX) elevado à potencia IA talvez seja a possível consolidação de tudo que foi visto, ouvido e compartilhado nesses dias. Vamos tentar explicar.

No passado, os três pontos mais importantes para dar certo no varejo eram “Location, Location, Location”. Ou seja: no comércio e no varejo, quase tudo tinha a ver com a localização da loja.

Multiplicaram-se os formatos de lojas (hipermercados, supercenters, atacarejos, conveniência, category killers, clubes de atacado, etc.) e depois os canais de vendas, com a televisão, o telefone, o porta a porta, mais recentemente o e-commerce e agora o social commerce, combinando comércio e venda com redes sociais, em que a China é o benchmarking global.

Nesse ambiente expandido, cresceram de forma dramática a concorrência e a competitividade.

Ao mesmo tempo, a tecnologia e o digital tornaram-se ferramentas na racionalização de processos, melhoria de eficiência e redução de custos, ao mesmo tempo que abriam novas oportunidades para melhorar a experiência e a conveniência e equacionar as questões que envolviam um comportamento cada vez mais orientado para valor pelo consumidor.

O antigo PDV – Ponto de Venda, a loja, incorporou novos papéis, seja pelo lado da oferta e busca de diferenciação, seja por necessidade para atender novas demandas.

O PDV – Ponto de Venda físico transformou-se em OmniPDX, onde o X representava serviços, soluções, experiências, informação, relacionamento e mídia. E até vendas.

E se reconfigurou para ser ponto físico ou virtual para tudo isso, daí porque o OmniPDX.

Mas a evolução do processo ficou mais marcante no momento atual pela crescente incorporação da tecnologia, do digital e mais a Inteligência Artificial, que permitiu um avanço significativo pelas possibilidades de entregar soluções e experiências individualizadas e customizadas às necessidades expressas ou apenas intuídas de cada consumidor.

Esses consumidores tiveram importante evolução na sua curva de maturidade, pois foram requalificados pelas possibilidades geradas no ambiente do e-commerce e do social commerce, individualizando o relacionamento e onde a fronteira do futuro está muito mais na Ásia do que nos Estados Unidos.

Enquanto na China e na Coreia a participação dos canais digitais nas vendas totais do varejo está em torno de 30%, nos Estados Unidos está próximo da metade disso, e no Brasil, em cerca de um terço desse percentual.

O antigo ponto físico evoluiu para omnicanais e incorporou muito mais opções para atender um consumidor mais maduro pela multiplicação de alternativas para ser atendido.

O elemento mais recente dessa evolução é a IA – Inteligência Artificial, tema presente em praticamente todas as palestras feitas em NY. E que representa tudo que se abre de perspectiva para individualizar, antecipar, customizar e tornar mais imersiva e completa a experiência combinada com a oferta de produtos e serviços.
Tudo isso integrado de forma abrangente para atender esse consumidor em permanente e acelerado processo de evolução.

O “extrato da síntese” que representa o que aconteceu nessa 113ª edição da NRF tem que considerar o mundo de alternativas que se multiplica com a perspectiva de customizar (Custom) soluções nos mais diversos canais e momentos de relacionamento, integrando todas as categorias de produtos com serviços e mais experiências, informação, relacionamento, educação, orientação, razão e mídia nos possíveis pontos de conexão, potencializados pela ampliação das oportunidades geradas pela Inteligência Artificial.

Tão simples e desafiador assim.

Decifra-me ou te devoro.

Notas

  1. No artigo anterior havíamos estimado, e publicado, que 3.500 brasileiros estariam participando do evento, com base na perspectiva, confirmada, de audiência total de 40 mil pessoas. Esse número foi depois corrigido para o divulgado oficialmente de 2.500 brasileiros participantes (o texto original foi atualizado).
  2. No dia 31 de Janeiro, das 8h30 às 18h, no Teatro Bradesco em São Paulo, acontecerá o Retail Trends – Pós-NRF 2024, com uma visão ampliada do que mais relevante foi apresentado, discutido e aprendido durante esse período do evento com a visão de seus impactos no Brasil e no mundo. Haverá também o acesso virtual. Programa, informações e inscrições neste link.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Secretaria do consumidor revoga medida que poderia proibir compras parceladas

Próxima Postagem

Samsung inaugura espaço imersivo em São Paulo para apresentar novo smartphone com IA

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Próxima Postagem
Samsung inaugura espaço imersivo em São Paulo para apresentar novo smartphone com IA

Samsung inaugura espaço imersivo em São Paulo para apresentar novo smartphone com IA

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.