Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Coreia e Singapura têm varejo referência das inovações que ocorrem na Ásia

Momentum 1064

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de abril de 2024
no Artigos
Tempo de leitura: 5 minutos
Coreia e Singapura têm varejo referência das inovações que ocorrem na Ásia – Parte 1

“No passado não muito distante, bastava visitar os Estados Unidos para conhecer o que de mais importante e inovador existia no varejo do mundo.

Agora, e no futuro, não mais.

O período recente da pandemia e o pós-pandemia só ampliaram essa realidade, pois a recuperação foi muito mais rápida e transformadora, com ainda maior concentração de investimentos em tecnologia, educação e digital.

O que tem acontecido na Ásia em temos de inovação no varejo e no consumo, no mundo físico e digital, é uma referência para a emergente realidade futura.

E, como temos mencionado, diferente de Las Vegas, o que acontece na Ásia não fica na Ásia, se espalha no mundo e impacta também a realidade brasileira pelos caminhos do cross border.

Para além do que acontece na China, a visão expandida das transformações na Índia, Indonésia, Coreia e Singapura são exemplos que devem estar no radar – e muito presentes – de quem atua, de alguma forma, nos setores de varejo e consumo em quaisquer categorias, canais, formatos ou modelos de negócios.

A Coreia é o segundo maior mercado do mundo em participação no e-commerce em relação às vendas totais do varejo depois da China e com uma característica diferenciada, pois os principais operadores são os varejistas tradicionais, o que por si só já é inspirador.

A Coreia viveu um dos mais importantes processos de transformação estratégica a partir das iniciativas combinadas de governo e iniciativa privada, com foco prioritário na educação e fortalecimento das empresas para promover mudanças estruturais que fizeram com o que o país desse um salto no cenário global. A criação do programa Chaebol foi um divisor de águas na transformação da economia, da sociedade e no desenvolvimento acelerado do país. Por si só, uma importante referência para o Brasil atual.

Só para efeito de comparação, a população da Coreia está perto de 52 milhões de pessoas, algo como um quarto da brasileira, com idade média de 45 anos (Brasil é de 33 anos),  e PIB per capita 3,6 vezes maior que o do Brasil num processo que tem pouco mais de 40 anos de evolução radical.

E os setores de varejo e consumo fizeram e fazem parte desse processo transformador a ponto de grupos como Shinsegae, diversificado, multicanal, multinegócios e plural em suas atividades, terem se transformado também em multinacional, passando a operar redes de supermercados na costa oeste dos Estados Unidos.

O varejo e o consumo da Coreia têm características muito próprias com as principais marcas também operando varejo em vários segmentos, como é o caso de Samsung e LG, mas também Hyundai, em diferentes formatos de lojas.

E onde tudo está ligado à cultura K, que gerou o movimento Korea Wave, envolvendo do pop ao mundo da cosmética, cuidados pessoais e beleza, é valorizado com diferencial competitivo em âmbito global.

Além de Shinsegae, entre os principais operadores de varejo na Coreia devem ser citados Lotte, que vai de lojas a hotéis; E-Mart, no setor super, hipermercados e conveniência; Homeplus, anteriormente Tesco Coreiae; grupo GS, operador de supermercados e conveniência.

Em muitos casos, os operadores locais desenvolvem formatos e conceitos próprios inspirados e adaptados naqueles que se transformaram em geradores de resultados no mercado global. Todos esses operadores também estão presentes no ambiente digital, uma vez que a Coreia é um dos mercados mais desenvolvidos no mundo em termos de penetração desse canal graças a uma impressionante presença e uso da internet.

E as diferenças não param por aí, pois os recentes resultados do varejo por lá, com crescimento de 8,4% neste último fevereiro, puxado principalmente pelo digital, mostram a vitalidade do mercado pós-crise da pandemia.

No caso de Singapura, também para efeito de comparação, ainda que numa realidade geográfica, política e social totalmente diferente da brasileira, pois é uma ilha/cidade/nação, a população é de apenas 6 milhões de habitantes, com idade média de 39 anos e PIB per capita 9,3 vezes maior do que o Brasil. Isso mesmo, quase 10 vezes o PIB per capita brasileiro.

É uma região onde o nível social médio é dos mais altos do mundo, a educação é também um tema relevante, o inglês é a língua predominante e o varejo e o consumo retratam essa realidade em propostas e soluções focadas nos segmentos mais afluentes do mundo. E, para melhor caracterizar os desafios, quase 60% da água potável precisa ser dessalinizada.

Ao lado de Amazon, Ikea, Watsons, que têm forte presença local, destacam-se alguns outros varejistas relevantes, como NTUC FairPrice, no setor de supermercados, Dairy Farm, operador multicanal e multimarcas na área de alimentação, Sheng Siong, orientado para valor em alimentos, além dos e-commerces Lazada e Qoo10.

Shopping centers e centros comerciais planejados estão entre os mais avançados e com uma combinação importante de serviços e comércio, dado o elevado nível de renda e consumo, que concentra mais despesas em serviços e soluções.

Outro ponto gerador de importantes aprendizados em Singapura é o programa SMEs Go Digital, que dá apoio e recursos, inclusive financeiros, para que pequenas e médias empresas desenvolvam competências para operar no ambiente digital.

Para, de fato, entender e melhor avaliar o processo de transformação estrutural do varejo e do consumo do mundo, é preciso olhar e entender de forma cada vez mais profunda e abrangente o que acontece na Ásia.

E Coreia e Singapura são exemplos importantes para além do que a China tem apresentado.

Vale refletir.

Nota: De 4 a 14 de junho, a Gouvêa Ecosystem promoverá missão empresarial em visita à Coreia para participar do primeiro evento NRF na Ásia, em Singapura, com intensa programação de visitas, encontros e reuniões de trabalho.

No próximo dia 25 de abril, às 18 horas, com transmissão virtual e aberta, mediante cadastramento, haverá um programa especial sobre o momento do varejo e consumo na Coreia e em Singapura, com participação direta de consultores, apoiadores e organizadores da missão.

Nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo, haverá o evento Digitail Conference, com debates envolvendo inovações amplas no mercado e seus impactos nos negócios do varejo e consumo no Brasil, trazendo, também, essa visão da Ásia e do mundo.

Na última semana de junho, haverá novo programa, condensando aprendizados da missão especial Coreia-Singapura, integrando as inovações e os novos conceitos que envolvem a China.

E no Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro, no Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos dessas transformações na realidade brasileira, com a presença de marcas, negócios e iniciativas que reconfiguram o varejo e o consumo em todo o mundo. Terá transmissão virtual de parte do conteúdo para os que não puderem participar presencialmente.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Avaliação inicial no Cade aponta que aval à fusão Petz-Cobasi tende a exigir restrições

Próxima Postagem

Com serviços rígidos e incerteza fiscal, cresce risco de IPCA 2025 superar o de 2024

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com serviços rígidos e incerteza fiscal, cresce risco de IPCA 2025 superar o de 2024

Com serviços rígidos e incerteza fiscal, cresce risco de IPCA 2025 superar o de 2024

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.