Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Fim de um ciclo e começo de uma jornada

Redação de Redação
22 de agosto de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Talvez seja só um acaso, desses que a vida insiste em criar. Mas a coincidência do fim da Olimpíada no Brasil, com o início do processo final do impeachment e algumas notícias sinalizando um outro estado de espírito no País, permite outras interpretações e análises.

Não se pode negar que já se vive um outro ânimo nas empresas e com o próprio consumidor. Particularmente neste último caso, retratado no terceiro mês consecutivo da melhoria do Índice de Confiança.

A própria imagem internacional do País começa a ser redesenhada de forma diversa do que vinha sendo considerada e a matéria da The Economist deste fim de semana é retrato dessa outra visão com respeito ao Brasil. Os Jogos Olímpicos, na sua média geral, surpreenderam todos que criavam a ideia do apocalipse durante aquele período.

Mais do que isso: contribuíram para passar uma imagem positiva, simpática, moderna, aberta, plural e atual do Brasil.

No Momentum da segunda semana deste ano sugeríamos que 2016 seria um drama em três atos, onde a Olimpíada teria um efeito importante como “distensor” de preocupações e redirecionador do comportamento coletivo. E naquele momento propúnhamos que o que aconteceria em seguida estaria diretamente relacionado com a indefinida situação do Governo Federal.

Neste momento, caminhamos para o aguardado ato final do impeachment, que poderá ocorrer até o final do sempre fatídico mês de agosto, ao mesmo tempo em que comemoramos o fechamento positivo da Olimpíada, vivemos esse clima de moderada distensão pós recessão e, no curto prazo, o foco se concentrará na disputa das eleições municipais.

Esses elementos irão criar um clima mais ameno que, se não resolve a crise política-econômica-financeira de curto prazo que nos metemos, cria outro cenário mais positivo pela frente.

Vamos começar a  perceber isso no comportamento de vendas e no consumo nos próximos meses, especialmente no Black Friday e nas vendas do Natal.

Momento de Reflexão

Ao mesmo tempo que nos afastamos do período mais crítico já vivido pelo País nas últimas décadas, que gerou 11,3 milhões de desempregados e com as cicatrizes ainda abertas, precisamos usar esse momento para uma reflexão mais ampla e profunda sobre as causas que nos trouxeram a essa situação para que não repitamos os equívocos e omissões que criaram essa realidade.

Repensar de forma aberta e ampla sobre o papel do estado e especialmente dos setores empresariais, de sua representatividade e responsabilidades. Especialmente sobre suas relações com o estado e com a política.

Em qualquer reflexão será necessário um “mea culpa”, no mínimo por omissão, quando não por conivência.

O país que estará emergindo desse ciclo recente será, naturalmente, um país mais ético, formal e menos corrupto. Mas é preciso que seja muito mais.

E podemos e devemos repensar todos esses aspectos para propor um projeto de país no longo prazo, mesmo quando todos os direcionadores apontam para o curto prazo como estado de espírito emergente de uma sociedade mais digital.

Este é o momento ideal para esta reflexão.

Quando estamos saindo da catástrofe recente, porém ainda machucados, e naquele período que estamos muito mais abertos e sensíveis aos problemas, suas causas e consequências.

Uma nova jornada tem que ser agora pensada e não pode ser mais protelada.

Nota. A partir de amanhã, entre 23 e 25 de agosto, no Expo Center Norte em São Paulo, o Grupo GS& estará promovendo o 2º LATAM Retail Show, onde os temas que impactam o mercado e o consumo serão amplamente e debatidos pelas principais lideranças do Brasil e da América Latina.

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Luiza Helena Trajano, uma das mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, #LATAM16

Próxima Postagem

Novas formas para alavancar a produtividade

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Novas formas para alavancar a produtividade

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.