Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

IA no RH: automação x proteção dados e humanização

Episódio 6: Benefícios e pontos de atenção da IA no RH

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
22 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Dando sequência na série sobre potencialização das pessoas com IA, eu e o Rob, meu companheiro de inteligência artificial (IA), viemos trazer informações para vocês sobre as aplicações da IA no RH das empresas e os pontos de atenção que precisam estar no foco dos gestores.

A IA veio mesmo para revolucionar e está se “alastrando” rapidamente em todos os setores das empresas. E não poderia ser diferente com o RH. Todas as áreas podem se beneficiar imensamente pelos usos, facilidades e, consequentemente, grandes ganhos que essa parceira tem para oferecer.

No RH, a IA traz ganhos na automação dos processos, na comunicação, no aprendizado, no suporte, na  interação com os colaboradores e na gestão como um todo. Ela veio para somar, trazendo benefícios, criando oportunidades e resolvendo problemas.

Trazemos, aqui, algumas de suas aplicabilidades:

  • Recrutamento e seleção: essa área tem muitos benefícios com a IA, pois ela traz muitos ganhos,  agilizando processos de triagem e, principalmente, aumentando a eficácia na seleção, à medida que utiliza algoritmos para analisar currículos e diversas outras fontes de dados dos candidatos.
  • Onboarding e treinamento: a IA pode customizar os programas de desenvolvimento de competências com base na jornada de cada colaborador, levando em conta as suas competências e necessidades. E através de um chatbot, pode desempenhar o papel de um atendente, tirando dúvidas com rapidez e dando celeridade a integração.
  • Engajamento e retenção: aqui a IA funciona como uma super gestora, analisando feedbacks dos colaboradores, pesquisas de satisfação e trazendo ganhos, à medida em que fornece dados sobre os níveis de engajamento, descontentamentos e outros indicadores. Com esses subsídios, as empresas podem tomar ações corretivas e proativas.
  • Previsão de rotatividade: por ser uma grande “delatora” de informações, ela pode antecipar os colaboradores que apresentam riscos de saída através de algoritmos que fazem análises em cima de avaliações de desempenho, histórico, entre outros.

Até aqui vimos algumas de suas aplicabilidades e benefícios, mas preciso trazer os pontos de atenção, que são igualmente importantes, pois estão relacionados à privacidade dos dados dos colaboradores e dos riscos existentes de discriminação pelas análises dos algoritmos.

Destaco também a importância de mantermos a tecnologia de braços dados com a humanização, colocando cada coisa no seu lugar. A IA está chegando nas nossas empresas, ditando um novo ritmo e oportunizando uma qualidade impressionante nas informações, mas ela jamais vai substituir a interação entre as pessoas.

O olhar humano, a mão esticada e a sensibilidade para acolher as necessidades dos colaboradores serão sempre as ferramentas preciosas dos humanos. Lembre-se de que quem explora o novo é o humano, a IA é alimentada por dados existentes. Logo, o que fazer, quando tem algo que não temos informações ou dados? Pois é. Não somos insubstituíveis na capacidade de criar, amar e explorar o novo.

A IA da Benkyou está esperando por vocês. Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Amazon Brasil promove ações para alavancar vendas de PMEs na Black Friday

Próxima Postagem

Decathlon segue plano de expansão para o Nordeste e inaugura primeira loja em Sergipe

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Decathlon lança serviço de compra e venda de produtos second hand

Decathlon segue plano de expansão para o Nordeste e inaugura primeira loja em Sergipe

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.