Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do varejo empoderado pela IA

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
24 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
O futuro do varejo empoderado pela IA

Da mesma forma que os meus pais sempre contaram comigo para ser o helpdesk e suporte de TI, tecnologia e digital da família, há alguns anos me pergunto qual será o “meu digital”? Qual será o elemento ou aspecto do dia a dia que no futuro a minha filha terá que me ajudar, pois será mais safa e  a minha cabeça de millennial não conseguirá alcançar.

Há alguns meses um forte candidato a ser esse elemento tem se mostrado. Talvez ele seja o uso, a convivência e o saber usar as aplicações de IA (Inteligência Artificial) para exponenciar tudo o que fazemos.

Recentemente, Jensen Huang, CEO da Nvidea, fez um anúncio sobre seus investimentos em IA e disse a belíssima frase: “Nós estamos no momento iPhone da Inteligência Artificial”. Da mesma forma em que o mundo se digitalizou no momento em que o Steve Jobs anunciou o primeiro iPhone, em 2007, estamos no momento em que absolutamente tudo o que conhecemos (e o que ainda não conhecemos) será transformado pelas aplicações de IA.

A Nvidea é uma das empresas líderes em hardware focada em processamento, como chips e GPUs. Suas placas e sistemas têm sido usados em aplicações como a mineração de criptomoedas e é onde a infraestrutura do ChatGPT roda.

O consumo e o varejo empoderado pela IA

No atual momento, é impossível dizer como será o futuro do consumo e do varejo quando ele for totalmente transformado por essas novas aplicações. Porém, atualmente já temos algumas pistas e ideias iniciais das primeiras transformações e de como elas se desdobrarão no futuro.

A tendência do uso de IA, aprendizado de máquina, visão computacional e tecnologias correlatas já havia despontado como uma das principais tendências que mapeamos na NRF de 2023, principal evento de consumo e varejo do mundo que acontece anualmente em Nova York. Nessa oportunidade, vimos diversas aplicações de tais tecnologias para a conversão de dados não estruturados com as imagens de câmeras e dos sensores em dados estruturados e sua subsequente transformação em insights acionáveis, alavancando a produtividade dos negócios.

Exemplos de aplicação de visão computacional, aprendizado de máquina e IA no varejo demonstradas na NRF 2023

Outro exemplo que demonstra de forma tangível como será essa transformação é o do Carrefour Dubai, localizado no Mall of Emirates, onde tivemos a oportunidade de visitar no final de 2022.

Essa é definitivamente uma das melhores operações de hipermercado que já visitamos. Com os seus 14.000 m² de área de vendas, essa loja detém o título de loja com maior venda do mundo dentro do grupo Carrefour, com USD 350 milhões de euros de faturamento ao ano e recebendo diariamente 20.000 consumidores.

O destaque dessa loja é o uso do robô Tally, fabricado pela empresa Simbe, para automação de diversas atividades dentro da loja.

O robô usa um conjunto avançado de sensores (Lidar – os mesmos dos carros autônomos e câmeras) para entender o que está acontecendo ao seu redor em tempo real e navegar de forma autônoma na loja, mesmo em uma loja tão frequentada como essa.

Ao navegar na loja, o Tally usa sua visão computacional e grava através das suas câmeras de altíssima resolução (mais de 400MP) a condição da loja. As imagens são enviadas para a nuvem via wi-fi, que processa os dados e dispara uma série de recomendações, ações e inteligência para a loja. A visão computacional permite identificar os produtos nas imagens capturadas, leitura de etiquetas e de cartazes.

O robô tem capacidade de scanear a loja 3 vezes por dia (~3 horas para fazer a leitura e 1,5h para recarregar). O varejista pode determinar quais áreas devem ser scaneadas, em quais horários e em qual frequência, permitindo assim scanear áreas mais sensíveis mais rapidamente.

Atualmente, os principais usos dos dados são:

Ruptura virtual: relatório e recomendação de abastecimento de produtos que estão acabando ou já estão em ruptura na gôndola (quando tem estoque no sistema);

Preços: conferência e recomendação de preços divergentes entre a gôndola e o sistema, assim como identificação de produtos e etiquetas mal posicionadas;

Planograma: conferência e recomendação de ajustes na exposição dos produtos;

Promoções: identificação de comunicação de promoções e auditoria das campanhas promocionais para o Carrefour e os fornecedores.

As recomendações de ações são enviadas de múltiplas formas para o varejista, através de integração no ERP, integração no APP, relatórios em PDF para o time da loja, mensagem de texto etc.

No caso da ruptura virtual, quando há produto no estoque, mas eles não estão na gôndola e disponíveis para o consumidor comprar, o time da loja precisa resolver o problema indicado pelo Tally em até 3 horas, movendo o produto do estoque para a gôndola ou ajustando o nível de estoque no sistema para fazer o pedido de reposição, pois o robô irá aferir a resolução do problema na próxima leitura da loja.

Os dados do Tally também estão sendo utilizados para apoiar as vendas do e-commerce, pois minimizam drasticamente a substituição de produtos por conta da ruptura virtual. Além disso, os dados são utilizados para criar um mapa para o colaborador que está fazendo o picking dos produtos, acelerando o processo de fullfillment.

Visão do futuro

Concordo integralmente com o CEO da Nvidea. Estamos em um momento chave da nossa história: a partir de agora, teremos uma aceleração exponencial das soluções, ferramentas e uso dessas novas tecnologias, que serão aplicadas como uma camada omnipresente em tudo o que fazemos, bem como serão uma plataforma para o desenvolvimento de soluções que não conseguimos vislumbrar nesse momento.

A transformação será acelerada. Fica aqui minha sugestão: se informe, teste e acima de tudo implemente já essas novas soluções – apertem os cintos, a aceleração será rápida.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

Brasileiros revelam ter mudado o jeito de consumir nos últimos anos

Próxima Postagem

Maioria dos brasileiros não é leal às marcas do segmento de bens de consumo

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados
Varejo

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais
E-commerce

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
Maioria dos brasileiros não é leal às marcas do segmento de bens de consumo

Maioria dos brasileiros não é leal às marcas do segmento de bens de consumo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.