Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home NRF Retail's Big Show

Consumidor e consumo Mais por Menos

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

Houve uma época em que o foco do setor varejista brasileiro era a expansão.  O Brasil estava na mira dos holofotes em todo o mundo, enquanto a Europa e os Estados Unidos ainda se recuperavam do crash da bolsa de valores em 2008.

Os poços de pré-sal foram descobertos, ainda no antigo governo Lula, o Brasil tinha recebido a notícia que iria hospedar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o consumo nas classes C e D tinha aumentando e todos esses fatores apontavam o Brasil como uma grande aposta para o futuro.

Todos os empresários caminhavam juntos rumo à expansão. Porém, nos últimos dois anos, a economia brasileira vem apresentando sérios desgastes. Com o aumento dos juros e da inflação e redução do crédito, os empresários tiveram que mudar o foco.

Segundo o IBGE, o volume de vendas do varejo cresceu 4,3% no ano passado – o que significa o pior resultado desde 2003, bem abaixo dos 8,4% de 2012 e inferior à média dos últimos dez anos (de 7,5%).

Em março deste ano, as vendas caíram na comparação com o mesmo mês do ano passado (1,1% no Brasil e 0,6% no Estado de São Paulo).

Um novo perfil entre os consumidores e os varejistas

Frente a este cenário de novas perspectivas, nota-se uma grande mudança tanto no hábito dos consumidores quanto dos comerciantes. O consumidor da classe C está cada vez mais exigente com relação ao atendimento que recebe no varejo e mais consciente quanto às marcas que deseja.

Especialistas apelidaram este consumidor emergente como “consumidor mais por menos”, ou seja, aquele que possui condições de compra exige mais do atendimento, melhores serviços e quer pagar menos por isso.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, dentro do novo cenário, com menor crescimento do consumo e do varejo, a atenção deverá se concentrar na busca de alternativas para melhoria da eficiência e produtividade nas lojas.

Se por um lado os consumidores buscam comprar mais por menos, os varejistas investem em buscar alternativas e estudos específicos que possam também produzir e vender mais por menos.

Múltiplos canais de distribuição, operações, design, storytelling e toda a experiência de compra deverão nortear os paradigmas das estratégias dos varejistas no futuro muito próximo.

Segundo Marcos Gouvêa de Souza, sócio-diretor da Consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza, os empresários devem ainda manter certa expansão estratégica, porém dosada para atender um consumidor querendo mais por menos.

Fórum de Varejo da América – Eficiência e Produtividade

Eficiência e produtividade no Varejo serão os dois grandes temas do 17º Fórum de Varejo da América Latina, que acontece entre os dias 26 e 27 de agosto de 2014, na Fecomércio, em São Paulo.

Anualmente, o Fórum de Varejo da América Latina discute temas relevantes para o mercado varejista brasileiro e outros setores relacionados à cadeia de consumo.  O evento é um dos mais completos do país, sendo composto por dois dias de palestras com grandes nomes nacionais e internacionais e 12 salas temáticas simultâneas, com apresentação de 3 cases cada uma.

 

Serviço: 17º Fórum de Varejo da América Latina

26 e 27  de agosto de 2014

FECOMERCIO • SP

Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP

http://www.forumdevarejo.com.br

Postagem anterior

Neoconsumidor Brasileiro 2014 – o maior estudo sobre o perfil multicanal dos brasileiros

Próxima Postagem

Os 7 maiores desafios do varejo omnichannel

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRF Ásia-Pacífico 2025 vai debater onda do varejo chinês e entrega ultrarrápida
Varejo

NRF Ásia-Pacífico 2025 vai debater onda do varejo chinês e entrega ultrarrápida

28 de abril de 2025
Lições da NRF: tecnologia é meio, o diferencial é humano
NRF Retail's Big Show

Lições da NRF: tecnologia é meio, o diferencial é humano

29 de janeiro de 2025
Experiência do cliente evolui com inovação nas lojas e foco em personalização
NRF Retail's Big Show

Experiência do cliente evolui com inovação nas lojas e foco em personalização

29 de janeiro de 2025
"Eu acredito verdadeiramente no poder do esporte para mudar a nossa nação", afirma Poderosíssimo Ninja
NRF Retail's Big Show

Retail media: Leroy Merlin e The LED fazem parceria para levar solução a mais de 50 lojas

28 de janeiro de 2025
Da IA ao varejo, saiba como a China está mudando a forma de fazer negócios
NRF Retail's Big Show

Da IA ao varejo, saiba como a China está mudando a forma de fazer negócios

28 de janeiro de 2025
Meirelles
Economia

Henrique Meirelles analisa o impacto global da China e alerta para desafios fiscais no Brasil

28 de janeiro de 2025
tendências
NRF Retail's Big Show

Experiências imersivas e mobile payments são destaque em evento com tendências da NRF 2025

28 de janeiro de 2025
Novas demandas dos consumidores e funções da loja física serão destaques no Retail Trends
NRF Retail's Big Show

Novas demandas dos consumidores e funções da loja física serão destaques no Retail Trends

27 de janeiro de 2025
Próxima Postagem

Os 7 maiores desafios do varejo omnichannel

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.