Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inclusão no e-commerce: a felicidade do consumidor ainda pode ser um crediário

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
25 de junho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Inclusão no e-commerce: a felicidade do consumidor ainda pode ser um crediário

A inclusão das pessoas que não têm conta corrente e cartões de crédito no e-commerce é um grande desafio do sistema financeiro do Brasil. Com a chegada da pandemia, ficou ainda mais nítida a dificuldade que é para os consumidores desbancarizados conseguir fazer compras online, acessar serviços na internet e até receber o seu próprio dinheiro, como aconteceu com muitos beneficiados pelo auxílio emergencial.

Para poder comprar na internet, essa parcela de pessoas “invisíveis” aos olhos dos bancos só tem normalmente uma saída – o pagamento por meio do boleto eletrônico à vista. E, nesse caso, além de não permitir parcelamentos, ainda existe a dificuldade para concluir a aquisição, uma vez que para o consumidor sem conta em banco só resta a opção de se dirigir a lotéricas ou caixas de agências bancárias sempre com o dinheiro em mãos para quitar a compra.

Estima-se que existam 45 milhões de brasileiros desbancarizados, segundo o Instituto Locomotiva, representando uma fatia expressiva do Produto Interno Bruto (PIB). Não há dúvidas de que esses mais de 20% da população mereçam um olhar mais atento das instituições financeiras.

Por conta disso, iniciativas para atender e incluir essa parcela no mundo digital são fundamentais e urgentes. Muitas vezes transportar para a internet soluções que já foram implementadas com sucesso no passado pode ser uma forma simples e eficiente de empoderar esse consumidor.

É o caso dos carnês das lojas físicas, também conhecidos como crediários, uma típica invenção brasileira surgida na década de 1950, quando os cartões de crédito ainda não existiam e o sistema bancário era incipiente. Não fossem os crediários, poucos no País teriam tido meios para comprar móveis e eletrodomésticos.

Para quem não se lembra ou não viveu o tempo da popularidade do crediário, ao parcelar um produto, o cliente passa por uma análise de crédito feita por um banco, instituição financeira ou direto na loja. A partir do momento que suas informações são checadas e o seu cadastro, liberado, é possível dividir a compra em prestações que podem passar de 40 vezes.

Já no mundo online, o Boleto Parcelado também pode atender perfeitamente à massa de desbancarizados ou quem não possui ou não quer comprometer o limite do cartão de crédito. Como uma solução quase que intuitiva para o brasileiro, já bastante familiarizado com os crediários, o funcionamento do Boleto Parcelado é bastante similar à opção do varejo físico. Ao selecionar esse método de pagamento depois de colocar a compra no carrinho, o cliente preenche um cadastro, escolhe o número de parcelas e passa por uma breve análise de crédito online. Caso seja aprovado, ele assina o contrato digitalmente e tem acesso aos boletos para pagamentos mensais.

Esse tipo de solução, além de ampliar o poder de compra dos brasileiros, pode beneficiar os varejistas na atração de novos públicos. E a conveniência do comércio eletrônico é mais do que nunca uma aliada para evitar que o consumidor saia de casa neste momento de pandemia.

O acesso ao e-commerce também faz parte de um processo mais amplo de inclusão digital com variáveis e desafios complexos para um país como o Brasil, incluindo o acesso à internet e dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e laptops. Mas proporcionar a inclusão digital desses “invisíveis” dos sistemas de pagamento já é um passo significativo para a aceleração digital e a estimulação do consumo na nova economia. E dar acesso ao crédito online permitirá que as pessoas concretizem seus planos e sonhos sem antigos entraves.

Marcelo Ramalho é CEO da Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online.
Imagem: Envato/Arte Mercado&Consumo

Postagem anterior

Diageo incentiva construção de ambientes externos em bares e restaurantes

Próxima Postagem

As novas verdades humanas e o desafio das marcas

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
As novas verdades humanas e o desafio das marcas

As novas verdades humanas e o desafio das marcas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.