Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Fortes barreiras e cenário desafiador para o setor varejista no próximo semestre

Redação de Redação
25 de julho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

Temos observado que há fortes barreiras para o crescimento do Varejo brasileiro, sendo que as principais delas são a baixa confiança do consumidor, a desaceleração do crescimento da renda disponível para o consumo e a manutenção do rigor na concessão do crédito.

A grande força dessas barreiras mencionadas acima e a falta de sinais positivos fortes o suficiente para reverter este quadro curto prazo devem criar um cenário com baixo crescimento no Varejo brasileiro no segundo semestre de 2014.

Confiança do Consumidor

O índice de confiança do consumidor de junho de 2014, apurado pela FGV, apontou que o consumidor continua pouco confiante acerca do futuro econômico e político do país. Pelo 17º mês consecutivo o índice ficou abaixo da média histórica.

A baixa confiança está presente não só no consumidor, como também na Indústria, no Varejo e nos Pequenos e Médios Empresários, conforme apontam os índices.

Renda disponível para o consumo

A renda disponível para o consumo vem sofrendo desaceleração, pressionada pela forte inflação e pela menor geração de empregos.

A inflação continua minando o poder de consumo e confiança do consumidor, apesar da desaceleração nos últimos meses, a forte sequência de altas continua pesando no bolso do consumidor.

Em junho, a inflação acumulada de 12 meses ultrapassou o teto da meta ficando em 6,52% e espera-se que inflação acumulada de julho e agosto de 2014 sejam ainda maiores, pois o IPCA destes meses em 2013 foi relativamente baixo.

Os números do mercado de trabalho ainda mostram níveis satisfatórios de ocupação da população (medidos através da PME/IGBE e da PNAC Contínua do IBGE), por outro lado, há claros sinais de desaceleração desse mercado, principalmente na geração de empregos formais medido pelo Caged.

Crédito e Inadimplência

No mercado de crédito, observa-se um rigor maior na concessão do crédito, principalmente nos bancos privados, e a taxa de juros ao consumidor final encerrou maio de 2014 com taxa média de 27,9% ao ano, maior valor desde julho de 2011.

Quanto à inadimplência, os números do Banco Central apontam uma leve alta nas dívidas não pagas acima de 90 dias da pessoa física, mas o índice ainda apresenta forte queda quando comparado com os números de 2013.

Por outro lado, diversas associações regionais, empresas de proteção ao crédito e pesquisas com o consumidor vêm sinalizando um aumento na inadimplência, o que levanta um ponto de atenção que deve ser monitorado.

Por Eduardo Yamashita ([email protected]), diretor do Núcleo de Estudos e Projeções Econômicas da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

O Boticário cria confraria para intensificar experiência do consumidor com a marca Malbec

Próxima Postagem

As ondas no Omnivarejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

As ondas no Omnivarejo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.