Primeiras lições de palestrantes de referência

Por Eli Carlos Vieira*

Logo após a abertura oficial do LATAM Retail Show, foram chamadas as visitas especiais que palestraram no início do 18º Fórum de Varejo da América Latina.

O diretor-geral da GS&MD, Marcos Gouvêa de Souza, defendeu que o LATAM Retail Show chega para trazer novos elementos para o mercado, pois, de acordo com ele, os negócios precisam de uma mudança e agora.

Na sequência, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcelo Maia. “O varejo é a grande locomotiva do PIB. Isso é uma mudança de cenário, além da força do varejo no setor mercado de trabalho. Hoje o varejo representa 20% dos empregos gerados – 9,5 milhões gerados no último ano”, apresentou o secretário que confirmou que o Ministério do Desenvolvimento tem uma visão muito clara da importância do varejo para alavancar os demais setores. “Foi criado o Fórum de Competitividade, que tem como objetivo desburocratização de normas, fortalecimento do comércio eletrônico, anunciando aprovação de um termo de cooperação com a Europa, para um março regulatório.”

11938994_872805126101560_92448963_n

Depois, foi a vez da presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) falar sobre a necessidade de mudar pensamentos e posturas diante do País e do varejo. “Eu tenho confiança. Vamos aprender a falar bem do Brasil. Convido todos a serem protagonistas e não só expectadores. Convoco ainda as mulheres a motivarem os homens de todo o País”, defendeu a também presidente da rede Magazine Luiza.

Por fim, arrematando este primeiro momento do dia, esteve o CEO da National Retail Federation (NRF), Matthew Shay. Ele iniciou agradecendo a sempre presença e apoio do que ele chamou de “time Marcos Gouvêa”. Shay disse ainda que valeu a pena ter encurtado suas férias para estar neste importante encontro do varejo. Em seu discurso, ele ressaltou a importância de se jogar junto quando o assunto é o mercado varejista. “Podemos sempre aprender com os outros o tempo todo. O desafio está o tempo todo nas ruas”, aponta.


Este foi apenas o início dos trabalhos. Além do 18º Fórum de Varejo da América Latina, outros congressos estarão em ação: o 6º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios; o 5º Fórum Internacional de Varejo Digital – Digitailing; o 4º Fórum de Design no Varejo – Redesign; e o 3º Retail Real Estate.

O LATAM é uma organização do Grupo GS&, com curadoria da GS&MD – Gouvêa de Souza, BG&H, Grupo BITTENCOURT, FAL, GS&AGR, GS&BW, GS&ECOMM e WROI.

Acompanhe as notícias deste verdadeiro acontecimento do varejo latino-americando em nossos canais:

www.latamretailshow.com.br

www.mercadoeconsumo.com.br

www.youtube.com/gouveadesouza

*Eli Carlos Vieira (publicacoes@gsmd.com.br)

Sair da versão mobile