Kwai realiza livestream e-commerce no Brasil em parceria com Casas Bahia

Brasil foi eleito, pela rede social de vídeos curtos, o primeiro país fora da China a implementar a novidade

O aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos Kwai é a primeira rede social a realizar livestream e-commerce no Brasil. Trata-se de um novo formato de vendas online que une transmissão em vídeo ao vivo, interatividade e e-commerce dentro de um mesmo ambiente.

A plataforma, que promoveu uma série de testes nos últimos meses com marcas como Amazfit, fez sua primeira transmissão ao vivo com uma empresa local, realizada pela varejista Casas Bahia, na última sexta-feira (22) pelo perfil da empresa no aplicativo.

“Estamos sempre buscando novas formas de engajar e estar mais próximo aos nossos consumidores. Aliar a tendência da live e-commerce, que temos promovido semanalmente em nosso aplicativo, à popularidade e alcance do Kwai é mais uma oportunidade de atingirmos esse objetivo e de maneira inédita, com o livestream”, afirma o coordenador de Marketing da Via, Leandro Fontanez Venturineli.

A diretora do Kwai no Brasil, Mariana Sensini, complementa: “Utilizar o live streaming para demonstrar produtos, envolver consumidores e vender é a nova tendência do e-commerce global. E estamos muito contentes com o início dessa operação no Brasil.”

Kwai realiza livestream e-commerce no Brasil em parceria com Casas Bahia
Em 2020, mais de 1,7 bilhão de sessões de streaming ao vivo foram hospedadas no Kwai

Como funciona o livestream e-commerce

No livestream e-commerce, os usuários da plataforma têm uma facilidade adicional: podem adquirir produtos sem precisar sair da transmissão ao vivo no app. Ao clicar no ícone do carrinho de compras na parte inferior da tela, é possível visualizar o portfólio de produtos disponíveis já com os respectivos preços e descontos, se cadastrar e realizar a compra no canal do varejista integrado ao app, sem sair da live.

“Esta funcionalidade tem mais chances de juntar o melhor dos mundos físico e virtual, unindo a praticidade de fazer compras sem sair de casa com a possibilidade de tirar dúvidas sobre os produtos, o que vai favorecer a decisão de compra. O apresentador do vídeo assume o papel de vendedor, humanizando a experiência do usuário”, diz o diretor de vendas para Américas do Kwai, Paulo Fernandes.

O live streaming no comércio eletrônico guarda algumas semelhanças com as tradicionais transmissões ao vivo na TV, em que os apresentadores mostram todos os detalhes de um produto, suas utilidades, diferentes ângulos e aplicações. A grande diferença está na interação – que é muito maior e contínua – e na compra, que pode ser finalizada em um único canal. Além disso, no live e-commerce atual, tudo acontece em um ambiente digital e por dispositivos móveis.

Brasil: primeiro país fora da China

O livestream e-commerce é uma prática que tem uma longa história de sucesso na China e se tornou comum nos últimos anos no país asiático. A Kuaishou, empresa desenvolvedora do Kwai, é hoje a segunda maior plataforma de live e-commerce do mundo. Em 2020, mais de 1,7 bilhão de sessões de streaming ao vivo foram hospedadas no aplicativo da empresa. Como resultado, o volume bruto de mercadoria (GMV) total de transações de comércio eletrônico facilitadas pela plataforma chegou a RMB 381,2 bilhões em 2020, cerca de US$ 50 bilhões.

Considerado pela Kuaishou como um dos mercados prioritários da empresa no mundo, o Brasil foi eleito o primeiro país fora da China a implementar a novidade. A companhia está em plena expansão no país e quer estar cada vez mais próxima das pessoas e fazer parte do seu dia a dia, inserindo o app na cultura brasileira. Tanto que os usuários brasileiros do Kwai podem desfrutar de uma grande variedade de conteúdo na plataforma, além de criar pequenos vídeos e fazer transmissões ao vivo de maneira simples e sem grandes produções.

Desde o seu lançamento no Brasil, o Kwai tem tomado iniciativas para se aproximar do povo brasileiro. “Queremos traduzir as paixões e a cultura brasileira em conteúdo na nossa plataforma, que tem como propósito abrigar uma comunidade democrática e criativa, que produz conteúdos leves, bem-humorados e legítimos. Hoje, contamos com 45,4 milhões de usuários ativos na média mensal, segundo a ComScore, e somos um dos aplicativos mais baixados na categoria gratuita”, ressalta Sensini.

Neste momento, a funcionalidade de livestream e-commerce está disponível apenas para empresas parceiras do app no País.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

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