Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Chefs de cozinha, uma nova mentalidade empresarial

Cristina Souza de Cristina Souza
25 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Os chefs de cozinha que se formam nas melhores escolas sempre foram ensinados a valorizar a técnica, a qualidade da matéria-prima e a criatividade para oferecer aos seus clientes a melhor experiência.

Não raro, o sonho de um recém-formado é abrir seu restaurante autoral e surpreender seus clientes. Porém, há alguns anos as escolas de gastronomia revisaram seus currículos e ampliaram as disciplinas ligadas a gestão. Ainda assim, por muito tempo isso não foi suficiente. Até 2020, os chefs de cozinha continuavam resistentes a tecnologias pró-gestão e, principalmente, a acessar novos canais.

Em meio a pressão que a pandemia gerou, surgiu uma geração de chefs que rompeu com as crenças do passado para cunhar uma nova mentalidade empresarial entre eles. E não são chefs jovens. São chefs que reinventaram negócios e assumiram uma nova mentalidade. Investir em dark kitchens associadas à sua operação, criando uma nova marca, como é o caso do Aizomê, que consolidou um novo canal.

A maciça maioria dos restaurantes fine dining, como os das chefs premiadas Morena Leite e Bel Coelho, criaram soluções para o delivery. Outro exemplo é o chef Alex Atala que se associou à marca corporativa Sapore para assinar uma linha de produtos de varejo e outra de eventos.

Mas o que mais temos visto é um movimento, que lá em 2020 ouvi o Ricardo Garrido, sócio-fundador da Cia Tradicional de Comércio, durante um período sabático em Nova York para estudar o foodservice, de novos formatos assinados e geridos por chefs com o objetivo de democratizar a gastronomia.

No último sábado, fui conhecer o Taste Lab do Shopping Tamboré, mais uma iniciativa da BrMalls. Um produto lançado em 2018 em Cuiabá, aprimorado no Rio de Janeiro em Niterói em 2020 e nessa última semana inaugurado em São Paulo.

São 18 operações de foodservice, apenas quatro delas finalizando os últimos detalhes para abertura e o restante, após dois dias da abertura, a pleno vapor. Música ao vivo, arquitetura, mobiliário e atmosfera impecáveis. Uma área kids de tirar o fôlego e pequenas atenções para os clientes como uma mesa especial para aniversários que pode ser pré-reservada. Os pets brevemente serão bem-vindos em uma área especial para eles.

E, voltando às iniciativas do chefs, vemos ali marcas casual e fine dining que criaram submarcas ou adaptaram sua operação para oferecer menus customizados (reduzidos) e um serviço mais informal. Jun Sakamoto, Pizzaria Camelo, Prima Porteña, Allez Bubu, entre outros.

Qual é a vantagem nisso tudo? Uma oportunidade de escalabilidade dos negócios. Não em praças de alimentação tradicionais, mas nas ruas ou em food halls nos shopping centers que ganham um espaço cada vez mais potente no mercado brasileiro.

Como Luiz Alberto Marinho, sócio da Gouvêa Malls, sempre diz: “Food is the new fashion”. Isso no ambiente dos shopping centers, e eu complementaria que no foodservice operações charmosas, inteligentes e descomplicadas, assinadas por chefs são a nova tendência!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Instituto Mulheres do Varejo lança programa de liderança com uso de Inteligência Artificial

Próxima Postagem

Mercado Livre fecha parceria para alavancar avaliações de produtos em vídeo

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mercado Livre

Mercado Livre fecha parceria para alavancar avaliações de produtos em vídeo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.