São Paulo tem 156 mil bares e restaurantes e Grajaú lidera com 2.684 estabelecimentos

Entre os bairros do polo gastronômico, Itaim Bibi se destaca com 1.984 estabelecimentos, seguido por Tatuapé e Pinheiros

A cidade que nunca dorme, pulsante na economia, cultura, lazer e principalmente na gastronomia, cresce a cada ano em quantidade de bares e restaurantes. Segundo dados atuais da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (AbraselSP) a capital paulista reúne cerca de 156 mil bares, restaurantes e similares em operação e evolução constante na qualidade e criatividade, com inúmeros profissionais reconhecidos e premiados mundialmente.

A gastronomia de São Paulo não tem fronteiras e acolhe várias etnias com braços abertos, oferendo oportunidades para milhões de brasileiros que encontram nos bares e restaurantes o primeiro emprego. Também são receptivos e valorizam imigrantes que necessitam de colocação. Em 2023, o setor de alimentação fora do lar empregou cerca de 218 mil mão de obra formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em levantamento exclusivo, a Abrasel São Paulo mapeou a quantidade de bares e restaurantes nas regiões consideradas polos gastronômicos e demais bairros da capital, incluindo número de habitantes.

O estudo demonstra que a gastronomia paulistana não é forte somente nas regiões badaladas, é parte importante e movimenta a economia de muitos bairros nas regiões das Zonas Norte, Leste e Sul, com quantidade de estabelecimentos que chegam a superar em 50% bairros movimentados como Jardins, Liberdade e Barra Funda, por exemplo.

O numeroso bairro do Grajaú  reflete essa realidade. Com população estimada em 500.787 habitantes, a região possui 2.684 bares e restaurantes.

“São Paulo, a cidade que abraça a diversidade gastronômica como nenhum outro lugar, é verdadeiramente a capital da gastronomia. Embora tenhamos nossos renomados polos gastronômicos em bairros como Jardins, Pinheiros, Itaim, Moema, Vila Madalena, entre outros, a verdadeira magia reside na maneira como a cidade inteira respira e celebra a comida”, comenta Gabriel Pinheiro, diretor de Marketing da AbraselSP.

Para ele, “é notável que bairros como Grajaú, Brasilândia e Capão Redondo, que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento, estejam entre os cinco bairros com o número expressivo de estabelecimentos de alimentação fora do lar na cidade”.

Mapeamento por região

Nas áreas consideradas polos gastronômicos, o Itaim Bibi, na Zona Sul, lidera com 1.984 bares e restaurantes, seguido pelo Tatuapé, na região Leste, com 1.127, e Pinheiros, na Zona Oeste, com 1.110.

Fora do pódio, mas não menos relevantes, destacam-se os bairros de Santana (1.022), Vila Mariana (965), Moema (730), Jardim Paulista (717), Bela Vista (616), Liberdade (456) e Barra Funda (340).

Os bairros mais povoados por bares, restaurantes e similares ficam fora da rota daqueles considerados badalados. De acordo com o estudo da AbraselSP, as dez regiões com a maior presença desse tipo de comércio são: Grajaú (2.684), Brasilândia (1.764), Capão Redondo (1.669), Pirituba (1.628), Cidade Dutra (1.618), Jaraguá (1.492), Jardim Ângela (1.487), Tremembé (1.441), Itaquera (1.359) e Campo Limpo (1.342).

Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist