Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Impactos da inteligência artificial no mundo dos negócios

Episódio 3: Como podemos utilizá-la dentro das empresas

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
26 de abril de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
inteligência artificial

No artigo de hoje vou trazer exemplos práticos de como a inteligência artificial já está impactando os negócios. O que tenho sentido nos ambientes empresariais é uma ansiedade para conhecer mais sobre a sua aplicabilidade e entender como ela poderá potencializar os negócios.

A inteligência artificial poderá estar entremeada nos variados processos dentro das empresas. Através dela, poderemos desenvolver sistemas que permitem processar informações com muita agilidade, analisar dados e emitir relatórios com grande precisão.

Vou trazer alguns exemplos para ilustrar como isso já está acontecendo.

Segundo a Eva Lazarin, na agricultura, os tratores já têm autonomia e adentram aos campos fazendo o trabalho com apoio de câmeras que os auxiliam a reconhecer o terreno, identificar os obstáculos e criar caminhos alternativos quando necessário. Apoiados por câmeras, eles estão usando a IA para agir e fazer a melhor operação no campo.

Só no campo, o emprego de IA pode se traduzir em ganho de tempo da preparação da terra à colheita, além de mais eficiência no uso de combustível, otimização da aplicação de insumos como defensivos agrícolas ou fertilizantes.

Não esquecendo na redução de desperdício de sementes no plantio ou a dos grãos nas colheitas. A John Deere apresentou tudo isso na CES 2023 e ainda acrescentou que esta tecnologia – conectada à outras – tem o poder de fornecer alimentos, combustíveis, fibras e infraestrutura para a crescente população global”.

A Eva Lazarin ainda contribui dizendo que “logicamente, a tecnologia foi o primeiro setor a aderir a IA. Os mecanismos de busca que temos hoje, como Google, são turbinados por ela. E estão sendo injetados bilhões de dólares em startups com IA em suas soluções. E assim, suas soluções ou produtos podem melhorar os resultados de busca, e pasme, isso reduz o consumo de energia em seus data centers e o tempo do usuário. Não é fantástico? Podemos ir além, com cadeias de suprimentos automatizadas (AWS) e postagens de mídia social inteligente (Meta) que chamam a atenção”.

Trazendo a IA para as cadeias de produção, vemos que ela será um elo importantíssimo para ganhos de eficiência em tempo real, oportunizando uma integração entre produção, distribuição e estoque, reduzindo consideravelmente as perdas que fazem parte deste processo.

Aqui, vemos claramente que tecnologias como a inteligência artificial permitirão que a indústria e varejo andem de braços dados com um objetivo maioral, que é garantir o abastecimento e reduzir perdas. A busca por esse equilíbrio é uma constante provocação.

E qual a grande revolução para o consumidor? O relacionamento com o cliente é para onde todos virarão os seus canhões. O “petróleo” dos dias de hoje é a atenção. E nesse palco, usando a inteligência artificial como o seu grande guru, o marketing será o ator principal e o grande catalisador dos negócios.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Heineken cria plataforma de “match” entre gamers

Próxima Postagem

Swarovski lança reposicionamento global em pop-up no Rio de Janeiro

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Swarovski lança reposicionamento global em pop-up no Rio de Janeiro

Swarovski lança reposicionamento global em pop-up no Rio de Janeiro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025
Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.