Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

NÃO ATIRE PARA TODOS OS LADOS – Trabalhe para ser um sniper*! Sua marca agradece

Alexandre Machado de Alexandre Machado
26 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Se para um bom sniper uma arma com visão de águia, impacto mortífero e poder de fogo monstruoso são atributos essenciais para escolha do melhor instrumental; para as empresas, a chave é contar com uma boa estratégia de Go To Market e ferramentas de otimização.

Sabemos que o cenário está cada vez mais competitivo e a retomada do consumo ainda caminha de forma tímida pelas incertezas no cenário político e momento econômico brasileiro. Apesar de alguns indicadores econômicos que possuem forte correlação com o consumo (emprego, renda, inflação e índice de confiança) mostrarem uma tímida melhora, esses não sinalizam no curto prazo mudanças tão positivas assim.

Apoiado pelo monitoramento e análises da nossa área de inteligência de mercado compartilho a evolução desses indicadores como pano de fundo para esse artigo.

A taxa de desemprego do período acumulado de fevereiro a abril foi de 12,9%, o resultado foi menor do que o registrado no trimestre encerrado em março, quando a taxa foi de 13,1%. Atualmente, temos 13,4 milhões de pessoas desempregadas.

O rendimento médio real dos trabalhadores fechou em R$ 2.182, representando poucas mudanças frente aos períodos anteriores.

Já a inflação acumulada continua abaixo da meta estipulada pelo governo. Em maio de 2018, o resultado acumulado em 12 meses foi de 2,86%. Os setores de produtos eletrônicos, alimentação no domicilio e brinquedos passam por deflação nos seus preços.

O indicador de confiança do consumidor caiu alguns pontos em maio, ao passar de 89,4 para 86,9 pontos.

Essa conjuntura também reflete no comércio varejista. Na comparação anual, o varejo restrito cresceu 0,6% em abril. E a média deste ano já está em 3,4% maior do que os anos anteriores.

Sabemos que o momento é delicado e esse contexto exige a assertividade de um sniper na revisão da estratégia de canais e escolha das ferramentas de forma certeira.

Se seu objetivo é atingir o alvo, enxergamos algumas questões essenciais e chaves para isso:

  • Clareza em relação ao melhor composto do marketing mix (estratégia de produtos, de preços, comunicação e distribuição)
  • Regras claras, processos eficientes, ferramentas úteis e abordagens assertivas de vendas de cada canal e intermediários são fundamentais para o momento.
  • Modo de pensar voltado ao sell-out e não somente para o sell-in, ou seja, venda através dos canais e não para os canais, ou clientes como queiram chamar. 

A revisão de canais não deve parar nas definições estratégicas. Deve-se avançar e repensar seus PROCESSOS, valendo-se de FERRAMENTAS para conquistar novos mercados e também para aumentar as vendas nos mercados atuais.

Para a OTIMIZAÇÃO existem diversas ferramentas, tais como: automação da força de vendas, geomarketing, marketplace B2B, catálogo eletrônico, jornada de compra e venda consultiva. E quando sincronizadas os resultados são ainda mais surpreendentes.

Quer saber um pouco mais sobre o tema, baixe o nosso e-book e vamos pensar juntos em alternativas para sua marca VENDER MAIS E MELHOR.

* Sniper é uma palavra oriunda do idioma inglês, que pode ser traduzida como franco-atirador ou atirador de elite.

 

Nota:

Nós da GS&Consult somos experts em varejo e relações de consumo. Estamos comprometidos em ajudar as marcas a avaliar e superar esses desafios e apoiamos no desenvolvimento de suas estratégias e na construção de suas operações de varejo. Saiba mais no nosso site www.gseconsult.com.br

 

Postagem anterior

Promoções atraem brasileiros para restaurantes na Copa

Próxima Postagem

Mackenzie e Associação Comercial farão estudo dos polos varejistas de São Paulo

Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série
Varejo

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos
Marcas

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Grupo Habib's inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded
Foodservice

Grupo Habib’s inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded

15 de maio de 2025
Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025
Logística

Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025

15 de maio de 2025
Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos
Economia

Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos

14 de maio de 2025
Burberry Group planeja demitir 1,7 mil funcionários
Gestão

Burberry Group planeja demitir 1,7 mil funcionários

14 de maio de 2025
Supermercados defendem contrato de trabalho por hora
Supermercados

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

14 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mackenzie e Associação Comercial farão estudo dos polos varejistas de São Paulo

Mackenzie e Associação Comercial farão estudo dos polos varejistas de São Paulo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com descontos de até 70%, Amazon realiza a 10ª edição da Book Friday

Com descontos de até 70%, Amazon realiza a 10ª edição da Book Friday

15 de maio de 2025
Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

15 de maio de 2025
Alibaba tem lucro de US$ 2,4 milhões e supera expectativa no 4º trimestre fiscal

Alibaba quase quadruplica lucro, mas decepciona expectativas do mercado

15 de maio de 2025
Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

15 de maio de 2025
Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.