Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday: 6 em cada 10 brasileiros já estão procurando o que comprar

A categoria de consoles e jogos de videogame é a que lidera o ranking com maior número de menções

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
26 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Black Friday

O consumidor está se preparando cada vez mais cedo para a Black Friday e já busca ofertas desde antes, mostra pesquisa encomenda pelo Google à Offerwise. O estudo entrevistou 500 brasileiros conectados à internet, que pertencem às classes A, B e C e declararam conhecer a Black Friday.

Segundo a pesquisa, seis em cada dez entrevistados declararam que já começaram a buscar o que pretendem comprar na data. A categoria de consoles e jogos de videogame é a que lidera o ranking, tendo sido citada por 86% dos respondentes. Na sequência, os celulares, com 85%, e as TVs, cerca de 83% de menções, fecham o pódio.

O levantamento também trouxe dados referentes às preferências de itens nas categorias mais populares, como eletrodomésticos e eletroportáteis. No caso dos eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44%, seguidos por micro-ondas, 40%, e geladeira, com 38%.

“O estudo traz uma notícia importante para as marcas. Os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra, e as empresas podem exercer um importante papel de ajuda nesse momento de escolha”, disse Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para Varejo do Google Brasil.

Black friday
Da esquerda para direita: Vinicius Faria, coordenador de Marketing de Performance da Pearson; Fernanda Bromfman, head de Negócios para médias empresas do Google Brasil; Taísa Bornhofen, diretora comercial da DBR (Posthaus); e Ilca Sierra, CMXO da Via

Estratégias para a data

A divulgação da pesquisa foi feita nesta terça-feira, 25, durante um evento que contou com a presença de profissionais do Google e de executivos do varejo e do setor de serviços convidados pela empresa de tecnologia.

Ilca Sierra, CMXO (Chief Customer Experience and Marketing Officer) da Via, contou um pouco sobre o planejamento da companhia para essa data. Com a campanha “A maior Black Friday do Brasil”, os clientes da Casas Bahia já podem encontrar um “esquenta” com itens a preço de Black Friday. A companhia também vai sortear um Pix de R$ 1 milhão para quem consumir acima de R$ 100 no Ponto.

Ela ainda contou que uma das estratégias tem sido antecipar promoções, seguindo a tendência percebida nos consumidores. “As pessoas estão cada vez mais conectadas com a data, por isso fazemos a antecipação. Nós tentamos colocar nossas marcas na cabeça do consumidor antes”, explicou.

A executiva comentou também que a empresa deve apostar no modelo de live commerce, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. A empresa deverá apostar ainda em influenciadores internos (vendedores) para humanizar o e-commerce. Por fim, Ilca destacou que as expectativas para a Black Friday são bem altas e que a Via já tem colhido ótimos feedbacks das campanhas lançadas.

Para Taísa Bornhofen, diretora comercial da DBR, joint venture entre os grupos Loghaus e Otto Group e que tem a Posthaus como principal canal de vendas, a antecipação também é o ponto fundamental.

Para ela, assim como os clientes têm se antecipado, a marca faz o mesmo, principalmente no app próprio. “Também estamos trabalhando a parte de estoque e campanhas fortes para o nosso aplicativo, que hoje representa 50% das nossas vendas”, complementou. Segundo Taísa, essa antecipação da Black Friday, para eles, garante um possível recompra ainda no mesmo período.

Além disso, a diretora também reforçou a necessidade de ter todos os setores testados e perceber que os processos estão fluidos, principalmente nesta data e com clientes cada vez mais exigentes.

Já Vinicius Faria, coordenador de Marketing de Performance da Pearson para a América Latina, destacou que as estratégias no setor de serviços se diferem pelo fato de esse ser um segmento totalmente diferente do varejo. Segundo Faria, uma dos principais dificuldades é o gatilho para convencer alguém a, naquele momento, aderir um dos cursos de inglês da Wizard, por exemplo.

Ele ainda contou que a empresa mudou nos últimos anos a estratégia para a Black Friday e que isso tem gerado mais leads. “Antes nós fazíamos apenas na semana, mas no ano passado fizemos o mês inteiro e até estendendo um pouco esse período. Com isso vimos um incremento de 20% de geração de leads e matrículas, comparando ano a ano”, destacou.

Por fim, Vinicius também destacou que as expectativas da empresa são altas para a data neste ano. A empresa, além de aumentar os leads e os números de matrículas, também quer gerar mais interesse e fomentar esse segmento.

Desafios

Os três convidados presentes definiram a Black Friday deste ano como única e desafiadora, principalmente pelo fator Copa do Mundo, que estará acontecendo durante a data. Um dos fatores comentados por todos foi o alto preço que será pago durante este período para conseguir atrair a atenção do consumidor.

Na mesma linha de desafios, Ilca também chamou a atenção para o momento financeiro pelo qual passa a população brasileira, muito endividada e com problema de crédito. Taísa ressaltou que o setor de logística deverá sofrer com um gargalo, uma vez que muitas pessoas costumam parar para assistir aos jogos.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Gestão de RH – insights para o gestor do futuro

Próxima Postagem

Correios Log+, novidade dos Correios, oferece suporte logístico completo ao e-commerce

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Correios Log+, novidade dos Correios, oferece suporte logístico completo ao e-commerce

Correios Log+, novidade dos Correios, oferece suporte logístico completo ao e-commerce

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.