Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque

Dados preliminares da NielsenIQ Ebit, no entanto, apontam para retração geral de vendas em relação a 2022

As categorias de Alimentos e Bebidas, Moda e Acessórios e Perfumaria e Cosméticos se destacaram na Black Friday de 2023, segundo dados preliminares de vendas recebidos pela NielsenIQ Ebit. Os mesmos dados apontam, no entanto, para um cenário de retração no e-commerce como um todo na comparação com a mesma data de 2022.

Números prévios recebidos neste sábado, 25, mostram que a sexta e a quinta-feira registraram faturamento negativo de dois dígitos na média do mercado, puxados para baixo pelo desempenho negativo das categorias de Telefonia, Eletrodomésticos e Informática. Os números indicam que o resultado de sexta-feira foi mais negativo que o de quinta.

“A avaliação do desempenho preliminar da Black Friday 2023 até o momento revela um cenário desafiador. A antecipação das compras na quinta-feira emergiu como um ponto importante, onde consumidores que possuíam alguma folga orçamentária optaram por realizar suas compras antes do evento principal”, afirma Marcelo Osanai, executivo responsável pela NielsenIQ Ebit.

Para ele, a manutenção das taxas de juros em patamares elevados e o endividamento das famílias são elementos-chave nesse cenário. “O consumidor adotou uma postura mais cautelosa. Ainda assim, ele demonstrou que está cada vez mais confortável em fazer suas compras online, o que se reflete no crescimento, por exemplo, da categoria Alimentos e Bebidas, que é algo que tem ganhado tração durante todo ano.”

Categorias com mais vendas na Black Friday

A categoria de Perfumaria e Cosméticos se consolidou como a protagonista de ganhos para o mês de novembro, mesmo apresentando desaceleração no curto prazo. A categoria apresentou alta de 26,7% de crescimento durante os dias 23 e 24 de novembro de 2023. De primeiro a 15 de novembro houve alta de 68,7% nas vendas na comparação com o ano passado.

Já a categoria de Alimentos e Bebidas, que apresentava estabilidade, ou 0,8% de alta, nos três dias que antecederam a Black Friday, durante o período promocional de quinta e sexta-feira apresentou crescimento de aproximadamente 6% e foi a segunda categoria que mais contribuiu para os ganhos da data.

Moda e Acessórios também se destacou e apresentou crescimento de 7% comparado ao período anterior.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist