Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro

Cristina Souza de Cristina Souza
27 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro

De volta de Chicago, a NRA Show 2025 mais uma vez se provou um caldeirão de inovações e insights, reafirmando a dinâmica e a resiliência do setor de foodservice. Para nós, que anualmente lideramos a delegação Gouvêa Foodservice, a experiência foi ainda mais rica, revelando um cenário em que a tecnologia avança a passos largos, mas a essência humana da hospitalidade se torna um diferencial inegociável.

Este artigo propõe uma reflexão sobre como o setor pode navegar por essas águas, equilibrando a Inteligência Artificial líquida com a cultura da experiência para construir negócios verdadeiramente à prova do futuro.

O novo consumidor: qualidade, saúde e dopamina gastronômica

Houve queda no otimismo do consumidor americano, conforme o Índice de Confiança do Consumidor, que atingiu números abaixo aos do período de pandemia. Esse cenário exige uma resposta estratégica de redes e dos operadores independentes.

A mudança de consumo de “só preço” para “qualidade” é evidente, com o fast casual restaurants superando o  quick service restaurants em ticket e tráfego, impulsionados pela qualidade dos alimentos, opções saudáveis e programas de fidelidade e benefícios bem executados.

A alimentação regulada a partir de medicamentos GLP-1 traz à tona a demanda por opções com alto teor de proteína, ricas em nutrientes, ricas em fibras, baixo teor de açúcar e preparadas com alimentos integrais, visando à funcionalidade e ao bem-estar.

Os consumidores estão open to flavor, ou seja, buscam fusões criativas, ingredientes menos convencionais, o resgate de receitas tradicionais com um toque contemporâneo, com foco em qualidade e autenticidade. Os molhos são destacados como elementos-chave para entregar microtendências, intersecções de sabores e acidez.

A busca por dopamina no consumo deve ser traduzida no foodservice em experiências que gerem bem-estar e prazer, indo além do alimento.

A Inteligência Artificial líquida: eficiência sem perder a essência humana

Segundo a Circana, o crescimento do tráfego digital em restaurantes (totem, app e delivery) já representa mais de 17% de todos os pedidos. Isso demonstra a inevitabilidade da digitalização.

A IA na prática no foodservice abrange desde a automação básica e chatbots até a precificação dinâmica, equipamentos inteligentes, robôs de cozinha, gerenciamento inteligente de estoque e análise de dados para insights do cliente.

A tecnologia deve ser uma ferramenta para simplificar as tarefas administrativas da equipe, permitindo que os funcionários se concentrem na entrega de hospitalidade genuína e conexão humana com os clientes.

Contudo, a IA em P&D nos mostra um paradoxo: o caso da chef Renee Howarth versus as IAs (ChatGPT e Meta) na criação de uma receita de bolo de chocolate, em que a IA não conseguiu substituir a experiência culinária.

Novos modelos de negócio e a reconfiguração da distribuição

No conceito de Kitchen Life Machine, máquinas comerciais passam a fazer parte da vida do consumidor,  apontando para uma menor barreira a produtos que são somente finalizados. Do ponto de visita comercial, esses equipamentos asseguram padronização de qualidade e sabor, além de agilidade e conveniência, desafiando modelos tradicionais de operações de foodservice.

A ascensão de operações de grocerant (grocery + restaurant), como alternativa para quem deseja refeições de qualidade, porém sem o custo da gorjeta, passa a ser uma realidade cada vez mais importante no mercado americano.

Para a rede The Fresh Market, existem lojas em que essa oferta representa 25% do faturamento total do negócio, enquanto, no Brasil, quem executa muito bem atinge pargos 8%. Para o sucesso do modelo, ele deve estar integrado à estratégia omnichannel dos supermercados, demonstrando que a convergência de canais e a necessidade é o caminho para realmente estar conectado com os consumidores.

Ser omniservice é um caminho a ser considerado na jornada de digitalização dos negócios de alimentação. A interação humana, adicional aos canais digitais, evolui uma boa experiência para uma experiência excelente.

A distribuição estratégica é um pilar estratégico no foodservice, com foco em fracionamento, mix e tecnologia para otimizar a gestão de estoque e logística, pedidos em plataformas e personalização da oferta.

A distribuição é um pilar estratégico do foodservice. Por meio da tecnologia, garante a velocidade e a customização necessárias à nova realidade do mercado.

Liderança transformadora: honrando o legado e abraçando o futuro

O principal desafio da indústria é honrar o legado de experiências especiais, enquanto integra a inovação e novas ferramentas.

A cultura de experiência é a verdadeira diferenciação, em que a qualidade básica e a ambientação são o mínimo esperado; a distinção reside na sensação de ser um cliente valorizado.

Liderança não é apenas sobre gerenciar, mas sobre inspirar, inovar, defender e moldar o futuro do foodservice, garantindo que a indústria continue a prosperar e a oferecer experiências memoráveis.

A NRA Show 2025 nos deixou uma mensagem clara: o futuro do foodservice não está apenas na tecnologia mais avançada ou nos sabores mais exóticos, mas na capacidade de integrar esses elementos com uma profunda compreensão do consumidor e um compromisso inabalável com a hospitalidade genuína.

É um convite para que líderes e empreendedores do setor invistam na verdade,na premiunização, na hospitalidade escalável e na Inteligência Artificial, sempre com o foco em construir negócios que não apenas prosperem, mas que também enriqueçam a vida de seus clientes e equipes.

O desafio é grande, mas as oportunidades são ainda maiores para aqueles que souberem equilibrar a inovação com a alma do nosso negócio.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Envato

Postagem anterior

Tramontina leva chefs e mixologistas para estande interativo na Fispal Food Service

Próxima Postagem

Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Venda de MIPs em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros, aponta Datafolha
Supermercados

Venda de medicamentos em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros

28 de maio de 2025
Dia do Hambúrguer
Foodservice

Dia do Hambúrguer: São Paulo lidera entre os maiores consumidores do produto no País

28 de maio de 2025
Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento
Varejo

Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento

28 de maio de 2025
Líderes do e-commerce brasileiro criam grupo para fortalecer setor com dados e networking
E-commerce

Líderes do e-commerce brasileiro criam grupo para fortalecer setor com dados e networking

28 de maio de 2025
retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028
Retail Media

Com apoio da IA, retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

28 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro
Artigos

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto
Foodservice

L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto

28 de maio de 2025
Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade
Artigos

Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

28 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes

Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Venda de MIPs em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros, aponta Datafolha

Venda de medicamentos em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros

28 de maio de 2025
Nvidia tem lucro ajustado de US$ 19 bi com salto em receita, mas China afeta guidance

Nvidia tem lucro ajustado de US$ 19 bi com salto em receita, mas China afeta guidance

28 de maio de 2025
EUA restringem visto a quem censurar empresas de tecnologia ou residentes do país

EUA restringem visto a quem censurar empresas de tecnologia ou residentes do país

28 de maio de 2025
American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol

American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol

28 de maio de 2025
Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

28 de maio de 2025
Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos

Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos

28 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.