Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Retail Media

No Brasil, o varejo físico pode se tornar a principal fonte de renda de retail media

A previsão para 2024 é de que o e-commerce alcance 11% das vendas totais do varejo na AL; 89% permanecem nos PDVs

Isis Brum de Isis Brum
28 de maio de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Retail Media, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
No Brasil, o varejo físico pode se tornar a principal fonte de renda de retail media

“O retail media tem o objetivo claro de buscar as verbas de marketing até então não capturadas pelo ecossistema varejista”, afirmou Cristiana Leal, executiva de Retail Media, no painel “Retail media e a revolução dos dados no varejo”, no Digitail Conference, promovido pela Gouvêa Experience, nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo. Cristiana dividiu o palco com Alexandre Gyurkovits, diretor Digital e Canais Especiais da Ypê, e Richard Albanesi, CEO da The LED. Célio Martinez, CEO da MERCADO&CONSUMO, mediou a conferência.

Também conhecido como serviço de mídia no varejo, terceira onda do marketing digital, a ferramenta de retail media nasceu e foi alavancada pelo digital em razão da facilidade de transações por meio da leitura de dados. No entanto, um estudo apresentado por Cristiana mostrou que, na América Latina, a previsão para 2024 é de que o e-commerce alcance a taxa de 11% das vendas totais do varejo na região.

“Eu vejo uma grande oportunidade para o varejo brasileiro se incluirmos no ecossistema do retail media o in-store. Porque a gente está falando aqui dos outros 89% das vendas acontecendo na loja física, com uma audiência absurdamente grande de pessoas que passam por ali todos os dias”, destacou a executiva.

E o volume de recursos para o setor é significativo e está em crescimento. Em nível global, as verbas para este setor foram de US$ 115 bilhões no ano passado, um crescimento de 17% em relação a 2022. Este ano, o Interactive Advertising Bureau no Brasil (IAB Brasil) e a Kantar divulgaram um relatório sobre os gastos com publicidade no País. Segundo o relatório, estima-se que, com retail media, foram destinados R$ 2,6 bilhões em 2023, representando 8% de todo valor investido em publicidade digital no Brasil, no valor de R$ 37,6 bilhões.

O mercado é muito promissor. No entanto, há desafios muito mais proeminentes para o varejo. Isto porque, mesmo para a loja física, é crucial ao varejista possuir tecnologia capaz de mensurar os dados de sua audiência, como comportamentos e hábitos de consumo, que possam ser utilizados em campanhas assertivas por parceiros.

“Nós só vamos investir onde pudermos medir os dados”, disse Gyurkovits. Como representante da indústria no palco, o executivo concorda que o mercado é de fato muito interessante, mas a Ypê, por exemplo, não investirá em estabelecimentos que não sejam capazes de apresentar relatórios e métricas durante toda a campanha realizada.

Comprovar que a loja pode ser uma boa mídia para agências e indústria é, hoje, mais complexo, uma vez que a jornada de compra deixou de ser linear. “As pessoas estão muito mais digitalizadas, muito mais conectadas e menos fieis às marcas. Fazem muito mais consultas antes de efetivar uma compra, pesquisando num canal e comprando no outro”, destacou Cristiana. Diante desse cenário, ela alerta: “os varejistas que conseguirem entender, cada vez mais, que ele tem o potencial de ter uma conversa segmentada com os seus consumidores, certamente, aumentará o poder e o valor  da sua base de fidelização. E isso pode ter influência em várias esferas do negócio”.

Como trabalhar a campanha in-store

O retail media transforma o varejo em mídia. Em outras palavras, o varejista não apenas vende produto, como também passa a oferecer espaços publicitários. A operação, porém, não tem nada a ver com os meios praticados anteriormente, com cartazes e banners, evidenciando ofertas ou locais de destaque na gôndola simplesmente.

Os dados ajudam a pensar no tipo de ação a ser feita na loja física, qual o melhor horário e ambiente para veicular uma campanha em tela, por exemplo, e até os e-mails marketing.

A empresa de Albanesi produz telas e painéis de led adaptáveis para lojas, vitrines, eventos. Um dos cases de sucesso da companhia é a parceria com a Friboi, do Grupo JBS. Em busca de fortalecer ações junto a açougues parceiros e conectar-se mais diretamente com os consumidores, a Friboi levou as telas para esses locais para potencializar a jornada do consumidor com compras mais assertivas e informativas em relação aos produtos da marca.

De acordo com o CEO da The LED, 500 pontos de venda físicos em todo País receberam os painéis, que podem ter os conteúdos ajustados remotamente e a qualquer momento. Dessa forma, produtos e preços podem ser destacados de acordo com as características de cada estabelecimento, em cada região.

O resultado, segundo o executivo, foi um aumento de 38% no sell-out com as campanhas segmentadas. “Os painéis de led são multiformatos, são multiplataformas. Conseguimos fazer uma testeira, com telas com muito mais brilho, e criar mais impacto e engajamento para o cliente. No final de tudo, gerando muito mais resultado”, pontuou Albanesi.

“A indústria vai investir e está investindo em retail media porque o consumidor está no centro, no ponto de venda, e é ali que as coisas acontecem”, complementou Alexandre Gyurkovits.

Imagem: Divulgação/André Ribeiro

Postagem anterior

Vip Me: Inteligência Artificial revolucionando o foodservice

Próxima Postagem

JBS anuncia doação de mil toneladas de proteína para vítimas das chuvas no RS

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
JBS anuncia doação de mil toneladas de proteína para vítimas das chuvas no RS

JBS anuncia doação de mil toneladas de proteína para vítimas das chuvas no RS

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.