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Você conhece os top 10 benefícios da gamificação para sua empresa?

Episódio 7: Conhecendo os benefícios para levar a gamificação para a sua empresa

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
28 de agosto de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Você conhece os top 10 benefícios da gamificação para sua empresa?

Neste sétimo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou explorar mais detalhadamente os 10 benefícios para levar essa solução eficaz para a sua empresa.

O velho desafio de manter as equipes engajadas e motivadas segue mais vivo do que nunca no mundo corporativo.

A gamificação tem sido amplamente adotada pelas empresas porque se mostra, comprovadamente, uma solução eficaz para transformar a jornada de aprendizagem em uma experiência dinâmica, interativa, desafiadora, recompensadora e que traz bem-estar.

Selecionei os 10 benefícios que considero fundamentais para o seu conhecimento e avaliação:

  • Engajamento: a gamificação é a melhor ferramenta para aumentar o engajamento, pois é baseada em desafios e recompensas. Os colaboradores se motivam com esse ambiente competitivo, divertido e recompensador.
  • Competitividade sadia e motivadora: as colaboradores são movidas a desafios, e trazer esse elemento para os treinamentos desperta o desejo de vencer e atingir os objetivos. Com isso, eles se empenham e focam muito mais nas atividades. É importante ressaltar que o sucesso da competição depende totalmente da sua estruturação e de regras claras, para que realmente atinja os resultados esperados e não frustre ninguém por injustiça.
  • Colaboração e jogos em equipe: a gamificação estruturada permite que os colaboradores joguem em equipes, estimulando a união e a colaboração.
  • Feedback instantâneo: De bate pronto, os colaboradores retêm muito mais a informação quando o feedback é dado no momento da interação, recebendo a confirmação sobre acertos e erros. Dessa forma, eles memorizam melhor a resposta e, caso tenham errado, ficam sabendo quais os pontos de atenção e que precisam se aprofundar mais.
  • Simulações e aprendizado prático: com a gamificação, os colaboradores conseguem fazer simulações do seu dia a dia e aperfeiçoar as habilidades necessárias para desempenhar suas funções de forma segura e replicável.
  • Retenção de talentos e valorização das colaboradores: a gamificação está diretamente associada à modernização e inovação, o que gera mais satisfação nos colaboradores por verem que a empresa está oferecendo métodos mais atrativos e, por consequência, aumenta a retenção de talentos.
  • Bem-estar e ambiente com energia: a gamificação incorpora a energia dos jogos em seu DNA, refletindo na motivação por meio de dinâmicas, desafios, busca pela conclusão da jornada e das recompensas, gerando muito mais entusiasmo e foco.
  • Jornada personalizada: a gamificação possibilita que cada colaborador tenha a sua jornada adaptada às suas necessidades de ganhos de competências e tempo de execução, o que gerará um aprendizado muito mais eficaz.
  • Inovação e novas tecnologias: a gamificação possui muitas tecnologias embarcadas, como o uso das realidades aumentada e virtual, aplicativos móveis, plataformas online e Inteligência Artificial. Desta forma, contribui também para levar inovação e novas tecnologias aos colaboradores.
  • Dados e análises objetivas: a gamificação gera muitos dados referente ao desempenho dos colaboradores, que revelam os déficits de conhecimento a serem revisados. Além disso, permite  medir os resultados e confrontá-los com as métricas estabelecidas.

Convido vocês a levar a gamificação para as suas jornadas de aprendizagem e a envolver os seus colaboradores com a energia e a conexão dos games. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

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