Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo está cada vez mais maduro e digital, dizem executivos de grandes redes

Aiana Freitas de Aiana Freitas
29 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Não é mais novidade que a chegada do coronavírus acelerou o processo de digitalização do varejo brasileiro – e não só dele. Seja pela mudança no comportamento do consumidor, seja pela trajetória de crescimento do e-commerce já no período pré-pandemia, as varejistas descobriram um longo caminho de crescimento e muitos investiram pesado nos canais digitais nestes últimos meses.

Para Sergio Boriello, CEO da Pernambucanas; Iuri Miranda, CEO do Burger King Brasil; e Fabia Miranda, gerente de Gente e Cultura da rede Supermercado Nordestão, o mercado sofreu um forte amadurecimento neste quesito. Os três executivos se reuniram no início da noite desta quinta-feira (28) durante o último debate do evento virtual “Retail Trends – Estratégias vencedoras para 2021”, promovido pela Gouvêa Experience, que contou ainda com consultores nacionais e estrangeiros, além de outros executivos do varejo.

A Pernambucanas precisou reforçar todo o seu ecossistema digital para continuar operando durante o período em que as atividades não essenciais estavam suspensas por causa da pandemia. Segundo Borriello, foi preciso enfrentar um teste de resiliência estratégica durante a pandemia para ver se aquilo que a empresa estava fazendo no mundo digital era adequado. “Muita coisa estava certa, mas havia alguns pontos de melhoria”, afirmou o executivo, que usou como exemplo o WhatsApp, até então um canal de vendas não desenvolvido, de forma completa, dentro da empresa.

O CEO da Pernambucanas comentou, ainda, que esse tipo de venda provocou a busca por revendedores que desejavam trabalhar com a marca e aumentar a capilaridade em mercados onde ainda não estavam presentes, por exemplo. “Esse movimento inspirou um projeto de representação comercial por meio de pessoas físicas que será lançado em março. A pandemia nos trouxe um reequilíbrio, provando que a omnicanalidade do atendimento ao cliente tem funcionado”, avalia o o executivo.

Setor com grande potencial

Do lado do foodservice, Iuri Miranda compartilhou três pontos de atenção observados em meio a pandemia: aceleração de tendências, adaptabilidade das empresas e convício com a incerteza. Para ele, ominicanalidade e delivery tiveram um boom.

Além disso, as mudanças que o mercado de fast-food adotou para enfrentar o último ano devem permanecer em 2021. “O delivery deve ter uma estabilização, mas ficará um crescimento residual porque agora as pessoas experimentaram”, diz.

Ainda segundo ele, no Brasil, 34 milhões de pessoas fizeram seu primeiro pedido de delivery em 2020 e cerca de  70 milhões possuem um smartphone no qual ainda não ativaram nenhum aplicativo de entrega. “Estes números nos mostram o tamanho da oportunidade e do potencial que o setor tem”, aponta.

Supermercado “tá on”

Com 12 lojas distribuídas em regiões estratégicas na cidade de Natal (RN), a rede de supermercados Nordestão atende mais de 1 milhão de clientes por mês e tem investido para expandir as vendas de suas lojas online. Embora a adoção de um sistema de e-commerce já fizesse parte dos planos da rede, a pandemia acelerou a execução do projeto, que já resulta em quatro lojas adaptadas para a venda no ambiente digital.

De acordo com Fabia Miranda, o ano de 2020 foi um ano de disrupção imensa. “Para uma empresa do Nordeste, o nosso maior desafio foi integrar, em um curto período de tempo, todas as áreas da empresa aos nossos sistemas”, explica.

A rede, que atua com o Rappi como parceiro de entregas, já vinha montando uma estrutura própria por meio dos de atendimento pelo site – com franco crescimento. “A pandemia nos fez entender melhor do que éramos capazes. E a ideia é ampliar ainda mais os serviços oferecidos neste sentido”, diz.

O grupo vai inaugurar, em abril deste ano, o atacarejo Superfácil, em João Pessoa (Paraíba), e projeta a abertura de mais duas lojas em Natal, até 2022.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Delivery continuará a ser usado por 8 a cada 10 comerciantes, mostra pesquisa

Próxima Postagem

Prazo para empresas aderirem ao Simples Nacional termina nesta sexta-feira

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia
E-commerce

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre
Notícias

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Prazo para empresas aderirem ao Simples Nacional termina nesta sexta-feira

Prazo para empresas aderirem ao Simples Nacional termina nesta sexta-feira

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.