Produção de chocolate cresceu 6% em 2023, diz Abicab; consumo subiu para 3,9 kg per capita

Segundo levantamento da Abicab, o País 805 mil toneladas do produto ano passado

O Brasil produziu e consumiu mais chocolates no ano passado. Segundo levantamento inédito da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o País teve um crescimento de 6% na produção de chocolates em 2023 (805 mil toneladas) em relação ao ano anterior (760 mil toneladas). O consumo per capita também aumentou: passou de 3,6kg em 2022 para 3,9 kg em 2023.

Na avaliação do presidente executivo da associação, Jaime Recena, o aquecimento dos negócios no setor é resultado da variedade ofertada – em termos de gramaturas, tamanhos, sabores – e também da capilaridade da distribuição em todo território nacional.

Páscoa

A produção de produtos para Páscoa em 2023 foi de 10,8 mil toneladas, o que representou um aumento de 21% em relação à fabricação para a data em 2022. A expectativa para 2024 é de mais um ano de crescimento na fabricação de ovos e itens característicos do período. A estimativa da Abicab é de aumento de 15%, em meio ao “cenário econômico positivo de inflação controlada, PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento e as indústrias próximas ao consumidor”.

Exportação

O comércio do produto com outros países também cresceu em 2023. O Brasil exportou 16% a mais no ano passado, quando vendeu 43 mil toneladas para outros países. Em 2022, havia exportado 37 mil toneladas. A importação cresceu praticamente no mesmo ritmo, passando de 17 mil toneladas para 20 mil toneladas.

Como exportador, o Brasil ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o certificado da Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês) como País com cacau 100% fino e de aroma.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist