Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Startups apostam em Clothing swap e Assinaturas Circular para atrair millennials

Redação de Redação
30 de maio de 2017
no Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 4 minutos

Em resposta a uma geração de consumidores saturados de “coisas”, algumas marcas estão aproveitando o crescente desejo dos millennials por empresas mais sustentáveis para mudar alguns conceitos tradicionalmente ancorados no varejo

Projeto Gaveta

Criado por Giovanna Nader e Raquel Lino, o Projeto Gaveta é uma dessas iniciativas, que começou em 2013 como um evento de troca de roupas entre amigas. Mas, no lugar de um bazar informal, as sócias criaram um espaço de troca profissional: as peças passavam por uma seleção e só ganhava posto na arara aquelas que, além de boas condições, tivessem potencial de troca. O evento deu certo, cresceu e já está na sexta edição, com edições realizadas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Projeto Gaveta 5

Clothing swap

A ideia inicial do Projeto Gaveta era difundir por aqui o conceito do clothing swap, prática comum em países da Europa, além dos EUA e Austrália. Nos encontros, além da troca de roupas há exposições, workshops, palestras e oficinas, que estimulam a descoberta do estilo próprio e o consumo consciente. 

“Ao entender nosso estilo, passamos a consumir menos e, consequentemente, adotamos um guarda-roupa prático e funcional”, explica Giovanna.

Giovanna Nader e Raquel Vitti Lino_Foto DivulgaçãoOs workshops dão um panorama do mercado de moda sustentável e orientam o participante a consumir menos e melhor, além de desapegar daquilo que não usa mais. Recebe ainda dicas de como deixar o armário mais compacto e técnicas de customização.

“Ao aplicar o desapego como forma de investigação do processo, provocamos uma mudança de consciência e de comportamento em relação à moda e ao consumo”, completa Raquel.

Experiência Corporativa

A primeira experiência corporativa do Projeto Gaveta foi realizada com funcionários da empresa Johnson & Johnson, que resultou numa conexão diferenciada entre os funcionários, proporcionando uma nova consciência de consumo que não segue só tendência, como também faz com que o ser humano aprenda a viver melhor com menos.

“Foi gratificante ver a felicidade no rosto dos funcionários participado da ação, não só por terem roupas novas sem gastar nada, mas pelo experimento da troca em si”, aponta Giovanna.

Como funciona a troca de roupas?

Os participantes devem tirar do armário tudo que não usam mais e levar ao local indicado pela organização do evento, que promove uma curadoria de moda para definir quais peças serão selecionadas para o encontro – a intenção é garantir que tudo seja atual, bem conservado e com apelo fashion. Cada peça selecionada se transforma em Moeda Gaveta, que será usada para a troca. O valor é correspondente ao tipo de peça (uma camiseta vale uma moeda; uma calça vale duas, etc.).

Gaveta na Rua

As peças que não passam pela curadoria ganham outro destino útil: uma loja montada ao ar livre com intuito de fazer os próprios moradores de rua e pessoas necessitadas escolherem as peças que querem receber como doação. A iniciativa devolve a essas pessoas o direito de escolha, reforça a autoestima e resgata o estilo de cada um, como pode ser visto no vídeo abaixo.

LOJA AO AR LIVRE DEVOLVE O DIREITO DE ESCOLHA AO MORADOR DE RUA

 

Consciência Global

Tais iniciativas estão sintonizadas com as novas gerações de consumidores: os millennials e a Geração Z. Segundo pesquisa global, 66% dos millennials afirmam que estão dispostos a pagar mais por ofertas sustentáveis de empresas comprometidas com impacto social e ambiental positivo (Nielsen, 2016). Enquanto isso, para 94% da Geração Z na China é essencial que as marcas sejam sustentáveis e ambientalmente conscientes (RTG Consulting Group, 2016).

Assinatura de roupas de bebê

Outro exemplo de iniciativa que aposta no consumo consciente é a Vigga, uma marca dinamarquesa que oferece uma assinatura circular de roupas para crianças de 0 a 2 anos. Funciona assim: o usuário se inscreve durante a gravidez para receber uma mala com um guarda-roupa inicial para o recém-nascido. As peças são de algodão orgânico e unisex. A mala é enviada uma semana antes do nascimento da criança e, após a fase inicial, quando o bebê começou a crescer, esses itens são trocados pelo próximo tamanho. As peças usadas são lavadas a seco e enviadas a um próximo bebê. O serviço custa cerca de 50 dólares por mês, por um período mínimo de 3 meses de assinatura e máximo de 27 meses. 

CONHEÇA VIGGA: E SE AS ROUPAS CRESCESSEM COM O SEU BEBÊ?

https://vimeo.com/154178062

Escala de desperdício global

Tal iniciativa é apenas um pequeno passo no combate ao enorme desperdício global de vestuário. Mais de 12 milhões de toneladas de roupas usadas terminam em aterros sanitários ou incineradores todos os anos nos Estados Unidos (Smart, 2016), enquanto a Grã-Bretanha prevê ver 235 milhões de itens de roupas para o aterro sanitário em 2017 (Oxfam & Sainsbury, 2017). Estender a vida da roupa por apenas três meses pode reduzir as pegadas de carbono, água e resíduos em até 10% (Wrap, 2016).

Outro estudo também mostra o crescente desejo do consumidor em alugar ou invés de comprar roupas próprias (Westfield, 2016): 20% das pessoas no Reino Unido estão interessadas em alugar de sua loja favorita – uma cifra que eleva mais de 33% em Londres.

 

Com informações Stylus.com

Postagem anterior

Um ano após comprar dezenas de startups, vendas do Walmart disparam

Próxima Postagem

Comércio dá desconto de até 80% no Dia da Liberdade de Impostos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Comércio dá desconto de até 80% no Dia da Liberdade de Impostos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.