Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O foodservice cresce e aparece e as transformações estruturais no mercado de alimentação – Parte 2

Momentum nº 966

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
30 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
O foodservice cresce e aparece e as transformações estruturais no mercado de alimentação – Parte 2

O NRA Show focando no setor de foodservice em Chicago na semana passada, depois de dois anos de ausência física, permitiu observações complementares e convergentes sobre impactos em todo o setor de alimentação no mercado e do consumo norte-americanos e também potenciais implicações para o Brasil.

Eis alguns pontos que destacamos e que merecem reflexões:

1 – O cenário atual é resultado de uma combinação de fatores que envolve mudanças econômicas, demográficas, de hábitos, microgeográficas e de abastecimento, fazendo crescer a importância e a participação do foodservice no total das despesas com alimentos e no consumo de forma geral.

a. No plano econômico a maior inflação, 8,5% nos Estados Unidos, 9% na Inglaterra, 11,5% no Brasil, gera forte impacto, pois em todos esses casos aquela que se aplica aos alimentos preparados fora do lar é menor do que a dos alimentos preparados no lar. Isso estimula o crescimento da participação do foodservice no total dos dispêndios de alimentação, em especial para consumidores mais sensíveis com esse tema, em particular pelo elevado aumento dos custos de combustíveis, energia e transporte gerando um comportamento.

Nos Estados Unidos, os dados da NPD mostram que, neste início de 2022, apesar do aumento das vendas nominais impactado pelo aumento dos preços por conta da inflação, o tráfego nas lojas do foodservice está 4% abaixo em relação ao ano anterior e 11% abaixo em relação a 2019.

b. A percepção de uma previsível recessão à frente no mercado norte-americano, como resultado quase inevitável de ações destinadas a conter a elevada inflação, deverá espalhar consequências em diferentes níveis para diversas economias no mundo, impactando de alguma forma também o Brasil e as empresas brasileiras que fornecem para os setores de foodservice e alimentos nos Estados Unidos.

c. No plano demográfico, as novas gerações estão mais cautelosas em seus hábitos alimentares e seus padrões de consumo têm se alterado por questões econômicas, mas também pelo apelo que a alimentação mais saudável, natural e plant based desperta.

No evento deste ano, assistiu-se à consagração do protagonismo das alternativas plant based, que já havia iniciado sua trajetória quatro anos atrás, mas que multiplicou em muito sua oferta atual e trazendo consigo também o aumento da demanda e vendas pelo avanço das técnicas e conceitos adotados.

d. Por conta do aumento do home office e do home schooling, ocorre uma migração do potencial do consumo para regiões mais próximas das residências e isso reconfigura a geografia do consumo, fazendo com que regiões comerciais tradicionais ancoradas nos escritórios sofram forte impacto tendo como consequência o fechamento de lojas, shoppings, restaurantes e negócios focados em serviços. Ainda que declinante como tendência, estimados 24 milhões de norte-americanos estão trabalhando com predominância de home office.

e. A elevada inflação com aumento generalizado de preços desperta um nível de consciência ainda maior com relação a o que comprar e quanto pagar e faz crescer a importância do vetor valor na equação de polarização do varejo e do consumo, reconfigurando estruturalmente o mercado, com aumento da participação de todos os formatos e conceitos orientados por esse vetor.

f. A crise global recente precipitada pela pandemia e a retomada do consumo impactaram de forma marcante a disponibilidade de produtos e equipamentos e desorganizaram as cadeias de abastecimento, criando um quadro que agrava e é agravado pela inflação.

g. Os impactos da falta de pessoal geram uma pressão adicional sobre os custos de produzir, entregar, vender e servir e cria outras pressões que contribuem para uma ainda maior desorganização de mercado.

2 – Como resultado desses macrodirecionadores das mudanças estruturais, o segmento de foodservice e todos os setores envolvidos com alimentação e consumo incorporam novas estratégias, práticas, processos e ações, buscando o reposicionamento possível.

a. A tecnologia e o digital se tornam o ponto fundamental para buscar compatibilizar redução de custos, aumento de produtividade, mais conveniência, facilidade e sensibilização pelas experiências positivas e diferenciadas. Ficou marcante o aumento da importância dos temas ligados à tecnologia e o digital como elementos críticos no quadro que se desenha e que tende a se manter, com provável agravamento do cenário atual no futuro próximo.

b. O aumento das opções e espaços dedicados a pratos prontos em clubes de compras, cash and carry, supermercados, supercenters, conveniências e os deliveries das operações do foodservice estão reconfigurando a oferta e disputando participação de mercado com as operações tradicionais do setor. Existe o claro sentimento de que o quadro atual é apenas mais uma etapa num processo de evolução inevitável.

c. Marcas, formatos e canais que atuam no vetor valor, no qual vale o mais por menos, como clubes de compra, atacarejos, hard e soft discounters, em alimentos e outras categorias, se tornam mais relevantes e aumentam sua participação de mercado.

De outro lado são criadas novas alternativas, no plano da experiência e conveniência, para buscar o equilíbrio possível com a tendência natural da ênfase no valor.

d. Os cardápios e ofertas de produtos estão fortemente impactados pelas mudanças dos hábitos alimentares cumulados com as questões precipitadas pela maior consciência com preços, porém, de forma atípica, impactados pelas questões envolvendo a oferta de produtos e marcas geradas pelas questões ligadas a abastecimento, que determinam mudanças significativas no que é demandado e comprado.

Esse conjunto de fatores, que tem impacto mais direto na economia e no mercado norte-americanos, em boa parte se repete, com cores próprias, em muitos casos, mais graves na Europa e desenham um cenário com potencias consequências e aprendizados, com oportunidades e ameaças para o Brasil.

E sempre é muito positiva a análise mais ampla que permite extrair aprendizados que podem ser incorporados nas estratégias e práticas dos negócios em nossa própria realidade, antecipando movimentos e neutralizando ameaças.

Nota: No artigo da próxima semana vamos fechar o ciclo de análises sobre o setor de foodservice e os impactos das transformações estruturais no Brasil.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Postagem anterior

Executivos do foodservice discutem o momento do setor no Connection NRA Show 2022

Próxima Postagem

Dona do Outback reduz prazo de lançamentos de produtos de 8 meses para 30 dias

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Dona do Outback reduz prazo de lançamentos de produtos de 8 meses para 30 dias

Dona do Outback reduz prazo de lançamentos de produtos de 8 meses para 30 dias

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.