Dona do Outback reduz prazo de lançamentos de produtos de 8 meses para 30 dias

Objetivo é compartilhar experiência e democratizar o acesso a produtos por um preço justo

Compartilhar experiência e democratizar o acesso a produtos por um preço justo. Para seguir esses mantras, o processo de lançamentos dos restaurantes da Bloomin’s Brands, responsável pelos restaurantes Outback, Abbraccio e Aussie Grill, de seis meses para um mês.

“No passado demorava de 6 a 8 meses entre começar a desenvolver um produto e lançar. Nos últimos 12 meses, criamos 75 produtos e lançamos 66”, contou Pierre Berenstein, CEO da Bloomin’s Brands, durante o terceiro e último dia do Connection NRA Show, festival realizado em Itu com executivos de toda a cadeia do foodservice para debater os aprendizados da NRA Show 2022, um dos maiores eventos do setor, em Chicago, nos Estados Unidos.

Como exemplo, Berenstein citou o fondue lançado para o Dia dos Namorados, prato de origem suíça que normalmente com preço mais elevado. “Não vendemos comida, vendemos experiência e ela está baseada em inovação e democratização de coisas que as pessoas não têm acesso. O fondue foi isso. Criamos um tíquete muito mais baixo para o Dia dos Namorados para criar um momento onde as pessoas compartilhem experiência por um preço justo”, afirma.

Berenstein destaca que não basta criar produtos novos se o ACF (arroz com feijão) não for mantido, que é seguir um padrão de qualidade, atender bem, criar conexão e entregar no tempo correto.

As decisões, explica, devem ser balanceadas entre saber fazer a leitura correta dos dados e o instinto varejista. “É um pêndulo entre ciência e o instinto varejista. Se tomar as decisões só com dados, eles podem estar fazendo a leitura errada. Acreditar 100% no instinto também pode levar a decisões erradas. O meu trabalho é balancear as duas coisas”, diz.

O processo de criação de um novo produto é um verdadeiro safári gastronômico. As criações são apresentadas a um chef do mercado antes de seu desenvolvimento. Depois, ele é testado por clientes. Na última semana foram apresentados para mais de 200 pessoas.

Conexão global

Realizado pela Mercado&Consumo e pela consultoria Gouvêa Foodservice, o encerramento do Connection NRA Show 2022 contou com a participação de Marcos Gouvêa,  fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Gouvêa destaca que a inflação que tem afetado fortemente o setor de foodservice no Brasil é global, com a diferença de que aqui já passamos por outros momentos de aumento de preços.

“Sempre é importante nos perguntarmos, como isso vai ser transformado em proposta. Daquelas que deem aos consumidores a percepção de que o seu dinheiro vale mais nas operações de foodservice que ele está visitando”, afirma.

Segundo ele, eventos como a NRA Show e o Connection dão a oportunidade de vermos como o mundo está convulsionado nesse momento e está enfrentando dificuldades.

“Cada um olha com um olho, uma perspectiva, uma nuance, uma visão e incorpora sua própria experiência diferente. E quando nós fazemos as reuniões e os wrap-ups, as conversas são absolutamente riquíssimas”, afirma.

Imagem: Marcelo Audino

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