Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O foodservice cresce e aparece e as transformações estruturais no mercado de alimentação – Parte 2

Momentum nº 966

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
30 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
O foodservice cresce e aparece e as transformações estruturais no mercado de alimentação – Parte 2

O NRA Show focando no setor de foodservice em Chicago na semana passada, depois de dois anos de ausência física, permitiu observações complementares e convergentes sobre impactos em todo o setor de alimentação no mercado e do consumo norte-americanos e também potenciais implicações para o Brasil.

Eis alguns pontos que destacamos e que merecem reflexões:

1 – O cenário atual é resultado de uma combinação de fatores que envolve mudanças econômicas, demográficas, de hábitos, microgeográficas e de abastecimento, fazendo crescer a importância e a participação do foodservice no total das despesas com alimentos e no consumo de forma geral.

a. No plano econômico a maior inflação, 8,5% nos Estados Unidos, 9% na Inglaterra, 11,5% no Brasil, gera forte impacto, pois em todos esses casos aquela que se aplica aos alimentos preparados fora do lar é menor do que a dos alimentos preparados no lar. Isso estimula o crescimento da participação do foodservice no total dos dispêndios de alimentação, em especial para consumidores mais sensíveis com esse tema, em particular pelo elevado aumento dos custos de combustíveis, energia e transporte gerando um comportamento.

Nos Estados Unidos, os dados da NPD mostram que, neste início de 2022, apesar do aumento das vendas nominais impactado pelo aumento dos preços por conta da inflação, o tráfego nas lojas do foodservice está 4% abaixo em relação ao ano anterior e 11% abaixo em relação a 2019.

b. A percepção de uma previsível recessão à frente no mercado norte-americano, como resultado quase inevitável de ações destinadas a conter a elevada inflação, deverá espalhar consequências em diferentes níveis para diversas economias no mundo, impactando de alguma forma também o Brasil e as empresas brasileiras que fornecem para os setores de foodservice e alimentos nos Estados Unidos.

c. No plano demográfico, as novas gerações estão mais cautelosas em seus hábitos alimentares e seus padrões de consumo têm se alterado por questões econômicas, mas também pelo apelo que a alimentação mais saudável, natural e plant based desperta.

No evento deste ano, assistiu-se à consagração do protagonismo das alternativas plant based, que já havia iniciado sua trajetória quatro anos atrás, mas que multiplicou em muito sua oferta atual e trazendo consigo também o aumento da demanda e vendas pelo avanço das técnicas e conceitos adotados.

d. Por conta do aumento do home office e do home schooling, ocorre uma migração do potencial do consumo para regiões mais próximas das residências e isso reconfigura a geografia do consumo, fazendo com que regiões comerciais tradicionais ancoradas nos escritórios sofram forte impacto tendo como consequência o fechamento de lojas, shoppings, restaurantes e negócios focados em serviços. Ainda que declinante como tendência, estimados 24 milhões de norte-americanos estão trabalhando com predominância de home office.

e. A elevada inflação com aumento generalizado de preços desperta um nível de consciência ainda maior com relação a o que comprar e quanto pagar e faz crescer a importância do vetor valor na equação de polarização do varejo e do consumo, reconfigurando estruturalmente o mercado, com aumento da participação de todos os formatos e conceitos orientados por esse vetor.

f. A crise global recente precipitada pela pandemia e a retomada do consumo impactaram de forma marcante a disponibilidade de produtos e equipamentos e desorganizaram as cadeias de abastecimento, criando um quadro que agrava e é agravado pela inflação.

g. Os impactos da falta de pessoal geram uma pressão adicional sobre os custos de produzir, entregar, vender e servir e cria outras pressões que contribuem para uma ainda maior desorganização de mercado.

2 – Como resultado desses macrodirecionadores das mudanças estruturais, o segmento de foodservice e todos os setores envolvidos com alimentação e consumo incorporam novas estratégias, práticas, processos e ações, buscando o reposicionamento possível.

a. A tecnologia e o digital se tornam o ponto fundamental para buscar compatibilizar redução de custos, aumento de produtividade, mais conveniência, facilidade e sensibilização pelas experiências positivas e diferenciadas. Ficou marcante o aumento da importância dos temas ligados à tecnologia e o digital como elementos críticos no quadro que se desenha e que tende a se manter, com provável agravamento do cenário atual no futuro próximo.

b. O aumento das opções e espaços dedicados a pratos prontos em clubes de compras, cash and carry, supermercados, supercenters, conveniências e os deliveries das operações do foodservice estão reconfigurando a oferta e disputando participação de mercado com as operações tradicionais do setor. Existe o claro sentimento de que o quadro atual é apenas mais uma etapa num processo de evolução inevitável.

c. Marcas, formatos e canais que atuam no vetor valor, no qual vale o mais por menos, como clubes de compra, atacarejos, hard e soft discounters, em alimentos e outras categorias, se tornam mais relevantes e aumentam sua participação de mercado.

De outro lado são criadas novas alternativas, no plano da experiência e conveniência, para buscar o equilíbrio possível com a tendência natural da ênfase no valor.

d. Os cardápios e ofertas de produtos estão fortemente impactados pelas mudanças dos hábitos alimentares cumulados com as questões precipitadas pela maior consciência com preços, porém, de forma atípica, impactados pelas questões envolvendo a oferta de produtos e marcas geradas pelas questões ligadas a abastecimento, que determinam mudanças significativas no que é demandado e comprado.

Esse conjunto de fatores, que tem impacto mais direto na economia e no mercado norte-americanos, em boa parte se repete, com cores próprias, em muitos casos, mais graves na Europa e desenham um cenário com potencias consequências e aprendizados, com oportunidades e ameaças para o Brasil.

E sempre é muito positiva a análise mais ampla que permite extrair aprendizados que podem ser incorporados nas estratégias e práticas dos negócios em nossa própria realidade, antecipando movimentos e neutralizando ameaças.

Nota: No artigo da próxima semana vamos fechar o ciclo de análises sobre o setor de foodservice e os impactos das transformações estruturais no Brasil.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Postagem anterior

Executivos do foodservice discutem o momento do setor no Connection NRA Show 2022

Próxima Postagem

Dona do Outback reduz prazo de lançamentos de produtos de 8 meses para 30 dias

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar
Economia

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Dona do Outback reduz prazo de lançamentos de produtos de 8 meses para 30 dias

Dona do Outback reduz prazo de lançamentos de produtos de 8 meses para 30 dias

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.