Neste novo artigo da série “Reflexões sobre a importância do retail media no varejo”, trago uma importante questão sobre lançar uma nova visão acerca do retail media no PDV físico e da necessidade de integrar essa atividade dentro do planejamento publicitário dos diversos segmentos produtivos e de serviços. Hoje, mais do que um simples local de consumo, o varejo brasileiro é a plataforma publicitária mais inovadora e eficaz para impactar e influenciar novos negócios. Boa leitura.
Entender o ambiente varejista – e seu poder de conexão e envolvimento com o consumidor – é o principal desafio a ser enfrentado por anunciantes, agências de publicidade e empresários para maximizar os resultados de retail media.
Entretanto, no Brasil, onde as ações de retail media encontram um mercado bastante promissor, ainda temos que entender a abrangência e as novas possibilidades da metodologia no ponto de venda físico, onde seu impacto é mais imediato e eficiente. O ranking mundial de investimentos em publicidade de mídia no varejo posiciona o País em 2º lugar e tem expectativa de crescimento de 43,5% neste ano, segundo estudo da Insider Intelligence.
O que verificamos é que essa poderosa tendência de marketing vem conquistando, cada vez mais, a adesão do varejo para estimular o consumo e gerar novas receitas publicitárias para os estabelecimentos, mas ainda passando por uma fase de descoberta e entendimento sobre seu uso e potencial, principalmente, pelas equipes responsáveis pelo planejamento de mídia.
Quando restringimos as possibilidades publicitárias do varejo físico a um canal exclusivo de relacionamento entre a indústria e seu distribuidor, limitamos também o seu potencial de captação de clientes e de novas receitas para os estabelecimentos.
Para mudar esse cenário e oferecer ao mercado publicitário todas as possibilidades e vantagens do ponto de venda físico como um ambiente fundamental para o contato e engajamento do consumidor, precisamos estimular uma nova visão das agências e profissionais de publicidade para todas as alternativas que os estabelecimentos varejistas podem oferecer como uma eficiente vitrine de divulgação publicitária.
Considerar o PDV físico no planejamento como uma plataforma que define decisões de compras e proporciona o contato direto com o consumidor para a veiculação de campanhas de outros setores produtivos ou de serviços, mesmo que não tenham uma relação direta com o respectivo ponto de venda, pode ampliar os negócios e o potencial de rentabilização desses espaços.
O varejo físico, com público diversificado e aberto a novas experiências de consumo, apresenta excelentes oportunidades, ainda pouco exploradas, para se consolidar como o ambiente ideal para a publicidade dos mais diversos setores. Um supermercado, por exemplo, pode veicular campanhas de agências de viagens, faculdades ou concessionárias de veículos. Afinal, o consumidor do varejo físico também valoriza uma jornada de compras completa e persuasiva que inclui novas abordagens, informação e mídia.
Para potencializar os resultados das campanhas, esse novo posicionamento publicitário encontra nos painéis de led, instalados em PDVs de todo o País, um ecossistema de comunicação preparado para absorver e contribuir para a divulgação de conteúdos cada vez mais impactantes e envolventes, que podem transformar a jornada de compras em experiências que provocam e estimulam novos hábitos de consumo.
O painel de led é capaz de integrar todas as possibilidades do retail media, promover a conexão e envolvimento do consumidor e, principalmente, gerar novas receitas como espaço publicitário.
Versátil e acessível, além de oferecer novas experiências visuais, interativas e sensoriais, também aumenta a atratividade do ambiente com o impacto e inovação tecnológica e reforça a estratégia omnichannel, integrando os diferentes ambientes de venda para aumentar a sinergia entre o público e marcas e possibilitando a coleta e análise de dados de consumo para a produção de conteúdos mais assertivos e personalizados.
Unir todas as forças e competências da cadeia publicitária, de marketing e das áreas comerciais, através de uma visão unificada sobre a potencialidade e alcance do PDV para impulsionar novos negócios, pode posicionar o ambiente varejista como um diferencial imprescindível no planejamento das campanhas.
Um novo cenário nas relações de consumo em que todos os envolvidos, indústrias, marcas, comércio, prestadores de serviço e consumidores, ganham com as inúmeras possibilidades da comunicação digital no PDV físico.
Richard Albanesi é CEO da The LED.
Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Divulgação