Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Suas decisões estão realmente focadas na experiência do seu cliente?

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
30 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Fabiana Mendes*

Produto. Preço. Promoção. Praça. Velhos conhecidos de todo profissional de marketing, negócios e áreas afins. Incluir um “quinto P”, aqui de Pessoas, poderia, à primeira vista, não trazer muitas novidades.

Dia destes, folheando despretenciosamente um livro, uma parte me pegou em cheio: “O Design Thinking é sobre pessoas. Sobre compreender e trazer à tona o que as coisas significam para elas e projetar melhores ofertas com este significado em mente. É sobre endereçar problemas complicados com um olhar profundamente contagiado pela perspectiva de quem enfrenta estes problemas todos os dias.


Leia também:

>>ESPECIALISTA EM EXPERIÊNCIA DE CLIENTES PALESTRA NO LATAM RETAIL SHOW
>>CEO DE MARCA DE CEREAIS PERSONALIZADOS COMPARTILHA SEU CASE

Para o design, o Design Thinking representa a segunda maior reviravolta de sua história. Para o marketing, o elo perdido da equação da relevância. O quinto ‘P’: Pessoas”.

As cortinas se abrem.

Poderíamos facilmente substituir as frases acima. Não apenas Design Thinking, mas marca é sobre pessoas. Engajamento é sobre pessoas. Confiança é sobre pessoas. Negócios são sobre pessoas.

O espetáculo pode ser visto quando se compreende e traz à tona o que as estas coisas significam para estas pessoas, projetando as melhores experiências com este significado em mente.

As pessoas são o elo perdido na equação da relevância, não mais apenas no marketing, mas na existência e sobrevivência dos negócios e empresas.

Perdi a conta de quantas vezes ouvi a palavra “experiência“, no contexto dos negócios, só no último ano. De eventos nacionais e internacionais a palestras com grandes especialistas nos mais variados segmentos, ouvindo as dores de pequenos, médios e grandes clientes. Nenhuma empresa está buscando outra coisa senão se conectar verdadeiramente com seus clientes, oferecendo a eles uma experimentação cheia de significados.  Cada qual à sua maneira, estão todas em busca deste propósito que as guiará em direção ao seu cliente.

Clientes-fãs, espaços de convivência, interesses compartilhados, causas defendidas, oportunidade de aprendizado, inclusão social, igualdade de gêneros, social hub, propósito, colaboração, conexão. Uma mini nuvem de palavras para a Era da Experiência 5.0. Tudo sobre pessoas e suas relações.

O “P” de pessoas está mudando significativamente e imprimindo aos negócios novas exigências. Da origem da matéria prima e formas de produção utilizadas, ao design do espaço e proposta do ponto de venda, não existem mais segredos ao longo cadeia. Há uma exigência feroz de linearidade de propósito que envolve cada um destes aspectos. Não cola mais um conceito bacana e um posicionamento moderno com sub emprego, ou um um discurso de sustentabilidade e o uso desenfreado de agrotóxicos, para exagerar. Mas ainda existem pegadinhas muito mais sutis. Esta Era, da imagem apenas, chegou ao fim. Experiência consistente, embarcada em significado é o marco de sustentação atual.

E por falar em pegadinhas sutis, neste contexto da experiência consistente ainda tem uma parte que me pega muito forte: o “P” de pessoas que estão atendendo e recebendo os nossos clientes no ponto de venda.

Investimentos de 9 dígitos em marketing, design e produtos, outros tantos em pesquisa e tecnologia. Fim das barreiras de produção e comunicação e continuamos a ser atendidos por equipes que mal conhecem seus próprios propósitos. Lamentavelmente estão ainda despreparadas, sem poder de encantamento e desinteressadas. Conhecem pouco seus clientes, os produtos e a história da empresa. Seu papel seria exatamente fechar o ciclo dos investimentos e, proporcionando o gran finale, materializar tudo aquilo para o que trabalhamos: fazer com que o consumidor ame seu produto, queira seu produto e o leve consigo. O final da experiência memorável está nas pessoas, em todas aquelas que se conectam na hora da verdade no ponto de venda.

Fica o convite para uma reflexão: relacionadas às suas equipes, quais decisões você anda tomando em seu negócio estão realmente focadas na experiência do seu cliente?

 

Postagem anterior

Os 8 varejistas que fazem a melhor comunicação de marketing do mundo

Próxima Postagem

LATAM Retail Show recebe Ronald van der Mark

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

LATAM Retail Show recebe Ronald van der Mark

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.