Abilio Diniz: "O varejo é fonte de muita inspiração, mas também muita transpiração”

Uma semana agitada para o varejo brasileiro. Durante dois dias, na sede da Fecomercio, em São Paulo, líderes do setor se reuniram para discutir eficiência e produtividade no 17o. Fórum de Varejo da América Latina, evento promovido pela GS&MD – Gouvêa de Souza, entre os dias 26 e 27 de agosto.

 

Entre os destaques do evento, Abilio Diniz envolveu a plateia com sua visão sobre Liderança e Gestão, alinhados com os conceitos do Capitalismo Consciente.

 

Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor geral da GS&MD – Gouvêa de Souza, ao apresentá-lo para a plateia presente, mencionou que “sem o Abilio, provavelmente, o varejo brasileiro estaria um pouco mais atrasado”, por todas as inovações que ele implementou no comando de uma das maiores redes do país, o Grupo Pão de Açúcar.

 

“O varejo é fonte de muita inspiração, mas também muita transpiração”, disse Abilio, que atualmente trocou o varejo pela indústria, ao integrar o conselho de administração da BRF.

 

Quase um ano após ter deixado o comando da rede varejista, o empresário é enfático ao afirmar que todas as empresas são iguais: formadas por gente e processos. “É preciso colocar as pessoas certas nos lugares certos e organizar processos de forma que se tornem claros e eficientes”, disse em entrevista à Revista Mercado & Consumo.

 

Mas para uma empresa ser bem-sucedida, precisa ir além, e encontrar o seu diferencial, o seu “propósito maior”. “O propósito de uma empresa deve ser tão marcante a ponto de fazer com que as pessoas sintam falta da companhia caso ela deixe de existir”, disse o empresário.

 

Abilio também destacou a importância de manter a vida em harmonia. “A vida é um conjunto de papéis: o papel de empresário, de marido, de pai, de amigo… Não adianta a pessoa estar bem apenas em um ou outro papel. A sabedoria e colocar todos em equilíbrio”, orientou.

 

E enumerou os pilares nos quais acredita para uma vida de qualidade e em equilíbrio: atividade física; alimentação saudável; controle do estresse; autoconhecimento; espiritualidade e fé; e amor.

 

Ao concluir sua apresentação, Abilio Diniz revelou as frases que mais o motivam:

 

“Quero ser hoje melhor do que fui ontem, e amanhã melhor do que sou hoje”

(Abílio Diniz)

 

“Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo”

(Abílio Diniz)

 

“Não sabendo que era impossível foi lá e fez”

(Jean M.Clément Cocteau)

 

 

Leia também a entrevista na íntegra, na Revista Mercado & Consumo, edição 08. Clique aqui para assinar.

Sair da versão mobile