Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Empresas de alimentos usam prêmios como ferramenta para ganhar cliente

Participação em prêmio garante a visibilidade das marcas

Redação de Redação
31 de maio de 2022
no Economia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O azeite de oliva Sabiá foi eleito, no fim de abril, em um dos mais conceituados prêmios internacionais de azeite, como um dos dez melhores do mundo. Em dois dias, a empresa recebeu mais de mil pedidos.

“O impacto nas vendas foi muito grande. As vendas explodiram, e quase 80% das pessoas que fizeram a primeira compra estão comprando pela segunda vez”, diz Bia Pereira, sócia da marca ao lado do marido, Bob Vieira da Costa.

O negócio de azeites, lançado em 2020, já acumula mais de 40 prêmios internacionais, rendendo uma grande vitrine para os empreendedores.

Assim como o azeite Sabiá, outros pequenos negócios de alimentação de alta qualidade chamam a atenção pelos prêmios. É o caso do chocolate Mission, que começou a participar de concursos em 2017 e reúne 50 premiações, e o da cerveja Dádiva, que desde 2016 acumula 33 distinções. Em comum, a visão de negócio é a mesma: usar os prêmios como uma chancela da alta qualidade dos produtos e se diferenciar no mercado consumidor.

Para Arcelia Gallardo, fundadora da Mission Chocolates, esse foi o objetivo ao começar a participar dos principais prêmios globais de chocolates, como o International Chocolate Awards Americas (Nova York) e o Academy of Chocolate (Londres).

“Para o consumidor, é muita marca no mercado. Como saber qual é a boa barra de chocolate? Mesmo nós, chocolateiros, seguimos os premiados porque eles já foram avaliados. Como consumidores, gostamos de uma indicação. Então, quando você disputa espaço numa loja, vale quando você é premiado.”

Luiza Tolosa, da cervejaria Dádiva, também mira a participação em prêmios em favor da visibilidade da marca. “Quando você é muito pequeno, uma validação externa ajuda a dar reconhecimento. Quando entramos no mercado, havia cerca de 200 cervejarias registradas e hoje são mais de mil”, diz, evidenciado a concorrência de marcas.

Para Luiza, que costuma participar do World Beer Awards (Londres) e do Festival Brasileiro da Cerveja (Blumenau), há uma forma de rentabilizar o concurso de forma imediata, na sequência da premiação, que leva clientes ao produto pelo barulho da divulgação. Mas, a longo prazo, é preciso viabilizar outras estratégias. “Se você consegue levar o prêmio para a lata, para o rótulo, você ajuda o consumidor a tomar uma decisão na frente da prateleira.”

Qualidade

E por que pequenas empresas são capazes de alcançar reconhecimentos por alta qualidade e empresas maiores em geral não? Segundo Bob, que cultiva azeitonas na Serra da Mantiqueira e no Sul, o controle rígido de produção, acompanhado de perto pelo dono, do cultivo à embalagem, fortalece pequenos negócios artesanais.

No caso do Sabiá, isso inclui colheita à mão, cadeia refrigerada, além de encurtamento do tempo entre colheita e extração para evitar a oxidação das azeitonas.

No ramo dos chocolates, Arcelia aponta que, além de a indústria usar um produto inferior (o cacau commodity), as diferenças constantes nas safras levam à padronização. “A indústria coloca bastante aromatizante, com torra alta para matar os sabores ruins (de cacau inferior), mas daí mata tudo, e você precisa entupir o produto de açúcar.”

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shopping Parque da Cidade é um social hub para toda família, além de ideal para o público do seu entorno

Próxima Postagem

MPT confirma audiência com Volkswagen para discutir denúncias de trabalho escravo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo
Notícias

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
varejo
Notícias

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas
Gestão

Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
volkswagen trabalho

MPT confirma audiência com Volkswagen para discutir denúncias de trabalho escravo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
varejo

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

2 de junho de 2025
Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.