Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A reconfiguração do varejo alimentar

Transformação, conexão e tecnologia são, sem dúvida, as palavras que podem definir o varejo alimentar no Brasil nesse momento

Cristina Souza de Cristina Souza
3 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A transformação dos formatos de loja é algo dinâmico no varejo em geral. E não seria diferente no varejo alimentar. Essas mudanças ocorrem para atender aos anseios e necessidades do consumidor.

No Brasil, a inflação dos alimentos, somada à redução do poder de compra e à necessidade de estocar a casa, para sair menos vezes durante a pandemia, levou para o atacarejo um novo público. Assim, o hipermercado, que já vinha enfraquecido, praticamente desapareceu, permitindo tração a expansão de marcas como Assaí, Atacadão, Giga, Roldão, Max, Tenda entre outras.

Em outro extremo, consolidam-se marcas que entregam conveniência. Para liderar esse segmento, a combinação entre localização, mix e atendimento são fundamentais. Minimercados de marcas consagradas, como Pão de Açúcar e Carrefour, olharam com humildade para players que jogavam esse jogo há tempos e, claro, trouxeram seu arsenal de competência e diferenciação dos seus ecossistemas para criar sua proposta de valor. Concorrentes internacionais, como a Oxxo, e nacionais, como Hirota e Dia%, também ocupam espaço.

Esses são os extremos, máximo valor e máxima conveniência, mas existe um contexto central com clientes que desejam e pagam por experiência.

A experiência pode ser caracterizada por sofisticada curadoria, arquitetura, atendimento e serviços. Marcas como St Marché, Hortifruti Natural da Terra, Oba e Mercadinhos São Luiz surfam essa onda.

A conexão com o cliente é fundamental, independentemente do formato. Levar o cliente para a loja com mais frequência é muito importante para manter a conexão. Mesmo o atacarejo, cuja premissa sempre foi produto com a menor quantidade possível de camadas que pudessem agregar custos, especialmente por áreas que possam impactar em perdas, repensou seu modelo e, em lojas novas, incluiu padaria, fatiação de frios e até açougue.

Os minimercados adaptaram padarias compactas às suas operações e os mercados premium, além de rotisserie, padaria, confeitaria, peixaria e açougue, turbinaram suas adegas e introduziram respeitáveis operações de restaurante, cafeteria e food hall.

Ainda no âmbito conexão, os programas de fidelidade, que, nos seus primórdios serviam ao propósito de captura de dados de clientes, hoje, bem mais do que cupons de descontos, oferecem cartões de crédito, carteiras digitais e uma infinidade de serviços de prestação própria ou integrados com parceiros. É a conexão amparada por tecnologia.

O varejo alimentar busca eficiência incansavelmente, e a tecnologia passou a ser a grande aliada. Sistemas de monitoramento e gestão, self check out, robôs para monitoramento de gôndolas, inteligência artificial, drones, plataformas de e-commerce, tudo em um arrojado programa de transformação digital.

No último 4 de novembro, o grupo paranaense Muffato inaugurou sua primeira loja autônoma. Em outubro de 2021, o Carrefour inaugurou também, porém, em formato compacto com menos de 20 m2. A iniciativa da Muffato tem impressionantes 250 m2 e somente sete funcionários. O acesso é feito por QR Code como ocorre em lojas como Amazon Go. O pagamento é feito diretamente no aplicativo e sem passagem por qualquer tipo de checkout.

Esse pode ser, sem dúvida, o futuro do varejo premium no Brasil. Em avanços ao experimento Amazon Go, nos Estados Unidos, a companhia integrou uma operação de foodservice em parceria com a Starbucks de forma humanizada, ou seja, com atendentes, algo que acredito ser muito assertivo.

O consumidor amplia o hábito de consumo de alimentos preparados fora de lar e o varejo alimentar pode participar dessa oportunidade. Por quê? A matemática é simples: a comercialização do insumo possui margens cada vez mais achatadas. No produto transformado, os drivers de decisão são outros: confiança, qualidade, sabor e apresentação, permitindo explorar margens de dois dígitos.

Em nossa visão, na Gouvêa Foodservice, as operações de restaurante, cafeteria, rotisserie e padaria devem consolidar-se como o mais potente motor no crescimento da rentabilidade do varejo alimentar no Brasil nos próximos anos.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Este artigo foi publicado originalmente no dia 8 de novembro. 

Postagem anterior

Após crescer 25% em 2022, Amvox investe em nova sede para dobrar a produção

Próxima Postagem

Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.