Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como manter uma rede de lojas saudável?

Roberta Andrade de Roberta Andrade
18 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como manter uma rede de lojas saudável?

Frequentemente me deparo com clientes varejistas que desejam aumentar suas vendas. E as estratégias são as mais variadas possíveis, passando por reposicionamento de marca, expansão, ações de marketing, revisão do mix de produtos ou serviços, procura por margens mais saudáveis e novos fornecedores, foco em aumento no volume de vendas, melhoria do atendimento, gestão do ponto de venda, dentre outras.

Seja qual for a melhor estratégia selecionada para cada tipo de negócio, não se pode esquecer de um dos cargos mais estratégicos em redes de varejo: o supervisor, regional, consultor de campo ou como você prefira denominar o profissional responsável por fazer a gestão de múltiplos pontos de venda. É ele quem aproxima a loja das estratégias e táticas traçadas pelos departamentos administrativos da empresa, sejam eles quais forem.

Por ter um perfil normalmente com mais experiência ou senioridade, com uma boa base para a tomada de decisões, muitas vezes, o plano de desenvolvimento desse profissional é deixado para um segundo momento. Se as estratégias e táticas traçadas pela empresa são demasiadamente desafiadoras ou não estão efetivamente acontecendo nas lojas, talvez seja a hora de olhar com mais atenção para esse profissional.

É comum encontrar no varejo profissionais nesse cargo que cresceram dentro da empresa, apresentando um excelente nível de performance ou que foram trazidos do mercado para uma estruturação mais acelerada da área.

É importante, porém, ter consciência de que quem já está na corporação há muito tempo, talvez, precise de apoio para organizar alguns pontos cruciais para fazer acontecer a estratégia que foi traçada para esse momento. E que quem veio do mercado, por mais referenciada que seja a experiência desse profissional, também precisa “aprender” a trabalhar nesse novo negócio do qual agora faz parte.

Além de um perfil analítico para captação e interpretação de dados, conectando as informações para apoiar na definição de estratégias práticas para o ponto de venda, o supervisor regional precisa ter a competência de desenvolver outros líderes e fazer uma boa gestão de pessoas.

Ele é a bússola do gerente e precisa definir um norte claro, objetivando que cada loja consiga vender mais do que média da sua região, impulsionando o resultado numa crescente constante, de forma saudável. É preciso saber implementar padrões de gestão e atendimento sem permitir que sejam negociados, ao mesmo tempo em que adotam uma gestão humanizada, focada em alta performance.

Para que o regional tenha clareza do seu papel e saiba como desempenhá-lo, as empresas precisam ter ferramentas e diretrizes claras, que vão guiar esse caminho, como o mapeamento das atividades e rotinas desses profissionais e um checklist de responsabilidades que viabilize o processo de avaliação e desenvolvimento contínuo.

É preciso que ele tenha clareza dessas responsabilidades desde as entrevistas e do processo de contratação até o momento em que ingressa na empresa. Programas de aperfeiçoamento vão embasar esse profissional para acompanhar as mudanças exigidas pelo mercado e apoiar a empresa de forma estratégica e tática nos novos rumos que forem traçados.

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shuttersrtock

Postagem anterior

Narcisismo corporativo: a epidemia das lideranças brasileiras

Próxima Postagem

O papel da experiência e omnicanalidade no The Bar, e-commerce da Diageo

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Diageo

O papel da experiência e omnicanalidade no The Bar, e-commerce da Diageo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.