Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do e-commerce está na customização (e nos super apps)

Enquanto novas tecnologias despontam no comércio eletrônico, a customização mantém um padrão de excelência para a experiência e a relação da marca com o consumidor

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
19 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
e-commerce

Dizer que o e-commerce revolucionou a forma como as pessoas adquirem produtos pode parecer chover no molhado. Mas fato é que o setor, mesmo com números tão promissores e uma consolidação inegável no mercado de consumo, ainda tende a protagonizar uma série de evoluções no que diz respeito à relação das marcas com os usuários. Em prol de resultados satisfatórios, é necessário, cada vez mais, pensar em soluções compatíveis com o nível de exigência do público.

De acordo com estimativas levantadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce atingirá uma marca de R$ 185,7 bilhões em faturamento neste ano. Com certeza, são informações que demostram a importância do tema. Mais do que nunca, a hora é de se pensar em aproveitar um boom que não demonstra qualquer tipo de retração.

Não por acaso, novas tecnologias surgem como oportunidade para empresas que desejam potencializar seus serviços de e-commerce. No centro das iniciativas está a experiência do consumidor, motivando um olhar atento a métodos e ferramentas alinhadas com uma jornada de compra marcante. Na prática, todos os caminhos levam à customização. Explico o porquê.

Os benefícios da customização

Produtos e serviços de qualidade são fundamentais na consolidação de uma marca no ambiente online. Sem dúvidas, não se trata de subvalorizar diferenciais que continuam exercendo um papel crítico para a criação de vínculos com os usuários.

Mas hoje, definitivamente, sob a perspectiva de empresas que compartilham um foco central no crescimento de suas operações, é preciso ir além, reunindo os requisitos necessários para experiências que acionem gatilhos de fidelização.

Além de permitir que os consumidores explorem plataformas desenvolvidas justamente para atender a demandas específicas de modo personalizado e atual, uma ferramenta que apresente funcionalidades customizáveis é capaz de aumentar as chances de conversão. Se apoiada por um nível elevado de tecnologia, com processos intuitivos e o que há de mais inovador em termos digitais, as expectativas mostram-se ainda mais atrativas.

O conceito defendido pelo super app e sua aplicabilidade

Seguindo essa linha de raciocínio, o desafio maior talvez seja garantir que esse modelo de customização seja apoiado em todas as etapas referentes à jornada de compra – incluindo o pós-venda. Por decorrência, muitas das tecnologias que surgem como tendência no comércio eletrônico carregam a integração como um diferencial estratégico.

Otimizar o relacionamento com o cliente dentro de espaços ágeis, seguros e acessíveis, é um movimento natural de negócios presentes no e-commerce, o que nos leva ao conceito de super apps e o potencial por trás da ferramenta.

Os super apps, por possuírem diversas funcionalidades, fornecem serviços capazes de solucionar e conduzir toda a demanda do consumidor em uma única plataforma, respondendo a processos de e-commerce, passando pelo pós-venda e toda a cadeia de experiência do cliente em um aplicativo dedicado.

Ao unificar operações, o super app oferece benefícios significativos para a empresa, diminuindo o tempo gasto com atividades descentralizadas e poupando recursos. Como o próprio termo sugere, sua ideia é replicar os diferenciais de vários aplicativos em um só, atendendo de forma efetiva a busca por praticidade.

Por fim, se utilizarmos o ponto de vista do usuário como referência, não há como negar a importância de simplificar operações e facilitar a vida de quem está interessado em determinada mercadoria. Para as empresas, as luzes estão direcionadas para a missão de traduzir essa demanda em mudanças reais, e, por meio da customização somada à assertividade de soluções tecnológicas, é possível corresponder a um mercado que já não aceita mais meios-termos, somente a excelência.

Stallin Silva é CEO da Stoom.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Cervejarias presentes na Apas 2023 divulgam novidades e parcerias no último dia do evento

Próxima Postagem

Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

Conheça as 5 tendências que estão mudando o jogo no varejo apontadas no WebSummit Rio 2023

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

Las emociones que definirán el comportamiento del consumidor en 2027

2 de junho de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

The emotions that will define consumer behavior in 2027

2 de junho de 2025
Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.