Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Plant-based no foodservice: curto prazo ou um plano para o futuro?

Cristina Souza de Cristina Souza
4 de julho de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Plant-based no foodservice: curto prazo ou um plano para o futuro?

Quero começar esse artigo te convidando a refletir sobre as novas premissas, novos questionamentos e padrões de consumo de alimentos que serão levados à mesa dos nossos clientes.

É necessário ampliarmos o olhar sobre a produção no campo, seu processamento e a entrega ao consumidor. E, nessa esteira, o produto plant-based merece nosso olhar atento em termos de introdução, adesão e sustentação.

Segundo o vice-presidente global de Marketing, Health e Wellness da Archer Daniels Midland Company (ADM), uma das maiores multinacionais da indústria de transformação do alimento, com sede em Decatur, Illinois (EUA), cidade que na primeira metade dos anos 1900 processava 33% de toda a soja produzida no mundo, “a ciência e a tecnologia pioneiras são essenciais para o desenvolvimento da próxima geração de alimentos, bebidas e suplementos saudáveis e nutritivos para uma população em crescimento”.

E, com o objetivo de sanear esse desafio de alimentar a população mundial, os produtos plant-based ganharam muitos holofotes nos últimos cinco anos, inclusive transcendendo o varejo alimentar e ocupando a agenda e os menus das gigantes do foodservice mundial.

Em 2020 o McDonald’s anunciou o lançamento do McPlant, um hambúrguer à base de plantas desenvolvido em parceria com a Beyond Meat. O McPlant foi testado em mercados europeus, incluindo Suécia, Dinamarca, Reino Unido e outros países, antes de ser introduzido nos Estados Unidos.

A partir da introdução em solo americano esse movimento passou a ser fortemente monitorado. E, em 2022, a McDonald’s Corp. encerrou silenciosamente seu teste da oferta do hambúrguer McPlant nas 600 unidades americanas da rede eleitas para o estudo. Embora a oferta à base de plantas permaneça no menu em alguns mercados estrangeiros, seu futuro em seu principal mercado permanece sob análise.

O objetivo do McPlant era resolver a substituição da carne, porém o queijo e a maionese eram os tradicionais. O fato é que a rede foi transparente sobre isso e que mudanças maiores tinham impactos ainda mais intensos.

Para mim ficam algumas perguntas. Será que isso gerou alguma desconexão com os clientes veganos que não se sentiram efetivamente atendidos? Será que os consumidores ainda não colocaram de fato os produtos plant-based em sua agenda diária? Uma rede QSR ainda é mais reconhecida pela indulgência do que por uma oferta saudável? Será que a pandemia dificultou o acesso e ativações de marketing mais intensos?

Não sei se as respostas efetivamente importam. Talvez, só atendam a nossa curiosidade. O sentimento maior é de reconhecimento da humildade em testar, recuar, repensar, além da qualidade do processo desenvolvido pela empresa, que é líder mundial no segmento, e que deve inspirar a todos nós.

Segundo a Fact.MR, em 2021 o mercado mundial de substitutos de proteína atingiu US$ 10 bilhões. Em 2032 a expectativa é de US$ 232 bilhões.

Para concluir esse artigo, é fato que dos três dígitos que o mercado de plant-based vinha crescendo nos Estados Unidos, houve uma redução para dois pontos percentuais.

Alguns pontos fundamentais observados em relação a essa evolução e que surgem como tendências:

Opções clean label: Aumento das opções de produtos à base de plantas com rótulos limpos, feitos a partir de ingredientes vegetais reais. Isso ocorre à medida que os consumidores começam a considerar se os substitutos à base de plantas são escolhas mais saudáveis em comparação aos produtos convencionais.

Carne e frutos do mar à base de plantas: Exigem mensagens claras e cativantes aos consumidores, além de produtos com preços competitivos e sabor tão bom quanto o do produto tradicional.

Novos segmentos em crescimento: Alimentos para bebês com base em plantas podem crescer impulsionados pela preocupação dos pais em fornecer uma alimentação saudável para seus filhos desde cedo. Snacks à base de plantas e categoria de bebidas não alcoólicas à base de plantas com propriedades que afetem o humor das pessoas de forma saudável.

Tendências futuras: Produtos híbridos que combinam gorduras animais cultivadas com ingredientes à base de plantas, aprimoramento da infraestrutura para produção de biomassa, fermentação de precisão e carne cultivada, além de inovações no segmento de produtos de delicatessen à base de plantas.

De 25 a 30 de Julho em São Paulo, ocorre mais uma edição da Campus Party, e, lá, será apresentado o concurso Printer Chef, uma forma de integração entre gastronomia e tecnologia. Vale conhecer!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Burger King usa Inteligência Artificial para otimizar estoques e evitar desperdício

Próxima Postagem

Liz vai abrir loja-conceito com foco na experiência das consumidoras

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Liz repagina lojas e planeja chegar a 120 unidades em cinco anos

Liz vai abrir loja-conceito com foco na experiência das consumidoras

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.