Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Jornada de impacto social

Alexandre van Beeck de Alexandre van Beeck
18 de julho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Normalmente, utilizo esse espaço para escrever sobre a experiência do cliente, com temas que giram em torno de como podemos melhorar sua jornada, como criar mais proximidade e como reduzir os atritos e tornar o relacionamento mais fluido. Porém, hoje vou utilizar um outro ângulo, olhando para os nossos clientes como pessoas, acima de tudo.

Alguns meses atrás, eu fui convidado para participar de um projeto voltado para impacto social na empresa em que trabalho. Como parte da nossa sensibilização com o tema, fomos para o Maranhão,  um estado conhecido pelos seus extremos – sua força cultural e natural, refletida na beleza dos Lençóis Maranhenses, contrastando com um dos IDHs (Indice de Desenvolvimento Humano) mais baixos do Brasil.

Durante uma semana, nós visitamos comunidades, entrevistamos pessoas com restrição de acesso à alimentos, moradia, educação e saúde. Conhecemos cozinhas comunitárias e almoçamos em restaurantes populares. Tive contato com uma realidade tão distante da minha e tão presente na vida de milhares de pessoas.

Recebi diversos socos na minha barriga, que provocaram sentimentos profundos e, ao mesmo tempo, um potente gerador de energia para criar formas de impactar positivamente a vida das pessoas, sejam elas nossos clientes ou não.

Umas das visitas mais ricas foi em uma ONG local, que apoia o desenvolvimento de habilidades e competências de 115 crianças. Por meio de oficinas de desenvolvimento no contraturno escolar, a ONG trabalha o desenvolvimento do indivíduo e o fortalecimento de sua identidade, se conectando com a essência das pessoas. Esse momento foi um dos socos na barriga e uma constatação: nosso dia a dia não estimula a reflexão sobre a realidade das pessoas mais vulneráveis. Nós nos desconectamos dessa realidade.

O tema desse artigo “Jornada de Impacto Social” surgiu no momento que a líder da ONG detalhava o sentimento de quem recebe uma doação. Mesmo sendo extremamente agradecidas por doações, as pessoas beneficiadas têm sua dignidade colocada à prova a todo momento.

Detalhes sobre o como entregar uma doação, desde uma alça ou alguma bolsa para carregar uma cesta básica até o cuidado com a embalagem de um produto doado e o trajeto que a pessoa beneficiada vai fazer para levar a doação até sua casa.

Assim como pensamos em cada etapa da jornada de experiência do cliente, devemos estar atentos a todo o processo, em cada etapa de iniciativas sociais. Afinal, como uma pessoa que caminha, pelo menos, 30 minutos para ter acesso a uma cesta básica vai carregar os alimentos? Como ela se sente? Eu nunca havia pensado nisso. Mais um soco.

A visão de quem quer “ajuda” é, por vezes, limitada. Ouvi diversos exemplos de que a “ajuda” recebida estava carregada de uma visão preconcebida (ou preconceituosa), do que é bom para aquela população que está sendo assistida.

“Ninguém gosta de ser exposto como aquele que não tem condições ou que depende de migalhas do governo”, disse uma das minhas entrevistadas.

Que fique claro, a doação e a ajuda são muito bem-vindas. Todos que recebem são extremamente agradecidos, mas existem pontos dessa jornada que são invisíveis aos nossos olhos: temas como autoestima e valores pessoais.

Como disse, depois desses socos, surge a energia para agir e com isso algumas reflexões. Por vezes, o tempo do mundo corporativo gira em uma rotação distinta daqueles que estão na linha de frente, como as ONGs – o que é rápido para a empresa pode durar uma eternidade para quem precisa.

“Quem tem fome tem pressa”, diria Betinho. Nossos processos e reports de gestão podem não servir totalmente em ações de impacto social. Novos indicadores, mais próximos da realidade de quem recebe o apoio, devem ser desenvolvidos. A ajuda por meio de doações é importante e extremamente válida, mas o que pode ser feito para, de fato, impactar socialmente uma comunidade. Quantidade de pessoas ou qualidade e profundidade de impacto? Curto prazo assistencial ou longo prazo transformacional?

Ainda tenho mais perguntas do que respostas. Fato é que essa experiência me proporcionou uma experiência extremamente gratificante. O sentimento de fazer parte de uma organização que apoia iniciativas como essa, me ajuda a sentir que meu trabalho pode ter um significado maior, alinhado com meus valores e que de fato podemos fazer a diferença nas vidas das pessoas.

Alexandre van Beeck é gerente-executivo de Experiência do Cliente e Parceiro Ultragaz.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Freepick

Postagem anterior

Rede de lojas autônomas Zaitt firma parceria com BuyBye para ampliar tecnologias em unidades

Próxima Postagem

A indústria de alimentos e sua força para a inovação no foodservice

Alexandre van Beeck

Alexandre van Beeck

Alexandre van Beeck é fundador da BCK (Business, Client & Knowledge), boutique de estratégia de negócios focada no cliente por meio de dados e tecnologia.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Indústria de alimentos do Brasil gera 70 mil vagas de emprego em 2023

A indústria de alimentos e sua força para a inovação no foodservice

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.