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Home Destaque do dia

Dona da Zara expande marca de baixo custo para competir com a Shein

Presente em 16 países, a Lefties não está listada entre as marcas oficiais da Inditex no site da companhia

Redação de Redação
27 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Dona da Zara expande marca de baixo custo para competir com a Shein

A Lefties era apenas uma rede de lojas de departamento, vendendo roupas de baixo custo, quando o mercado percebeu, nesta semana, que a marca passou a ser a principal estratégia da Inditex, proprietária da Zara, para competir com a Shein, a gigante asiática que faturou oficialmente US$ 30 bilhões em 2023 e detém um quinto das vendas de roupas e acessórios em todo mundo.

Segundo a Reuters, o rápido crescimento da companhia chinesa, sem lojas físicas, por enquanto, está pressionando varejistas como a Inditex a encontrar maneiras de competir nesse mercado. A recente fusão da Arezzo&Co, que traz em seu portfólio, além da Arezzo, as marcas Shutz e Anacapri, com o Grupo Soma, proprietário da Hering e Farm, também faz parte da estratégia das empresas em meio ao reordenamento global da moda após a invasão chinesa neste segmento.

A Zara, inclusive, foi considerada a maior rede fast fashion mundial até ser superada pela Shein. O aumento de preços das roupas, frente à alta inflacionária, reduziu a capacidade competitiva da marca, que passou a buscar um público mais sofisticado e com maior poder compra.

Mas, diante do tsunami asiático, ganhando força com a entrada de outra chinesa, a Temu, a estratégia da Inditex voltou-se para a Lefties. Fundada em 1993 como uma saída para as “sobras” da Zara, hoje, a franquia está presente em 16 países – de Portugal ao Egito, do México à Romênia,

Na Espanha, o berço do grupo Inditex, a Lefties possui 25 lojas físicas e passou de 3,5 milhões de clientes em 2019 para 5 milhões em 2023, ficando logo atrás da Shein, com 5,2 milhões de consumidores em sua carteira, de acordo com as estimativas de mercado feitas pela Kantar e publicadas pela agência de notícia Reuters.

Os preços, certamente, são o grande atrativo. No e-commerce da varejista em Portugal é possível pesquisar os preços das peças. Na categoria promocional, o valor mais alto encontrado é o de uma bota cowboy, branca, por 25,19 euros (R$ 134,83). Utilizando o filtro “do menor preço para o maior” – e desconsiderando os primeiros acessórios da página (artigos para pets e carteira de cartões) -, uma blusa feminina, ombro a ombro, custa 3,89 euros (R$ 20,82). Um casaco acolchoado, próprio para o inverno europeu, está à venda por 12,99 euros (R$ 69,53) enquanto a camisa oversize, manga longa, sai por 15,99 euros (R$ 85,59) entre os lançamentos da estação.

Discrição

Apesar de ser apontada como tática de combate frente à Shein, a Lefties não está listada entre as marcas do grupo Inditex no site oficial da companhia.

Desde a sua fundação, a varejista de moda e acessórios está incluída nos relatórios financeiros da Zara, portanto, os seus dados ainda não são públicos.

Imagem: Shutterstock

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