Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado

Caio Camargo de Caio Camargo
27 de janeiro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Todos os anos, a NRF, o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, serve como um excelente parâmetro para entendermos novas tecnologias ou os novos rumos do futuro do varejo. Em um ano marcado por uma pandemia e pela aceleração digital, tivemos um formato inédito e 100% online para o evento. Mesmo que a parte de exposição e estandes não tenha sido igual, os debates e painéis nos permitiram desenhar alguns pontos e insights importantes para o ano.

Listo, abaixo, cinco que considero imprescindíveis para o varejista ter no radar.

Loja ciborgue

O conceito de um ciborgue se difere do conceito de um robô: de alguma forma, o primeiro traz algo orgânico e humano em sua essência. Nos filmes ou quadrinhos, por exemplo, os ciborgues possuem membros, como braços ou pernas, similares aos nossos, mas são dotados de uma tecnologia que os fazem ter uma força ou velocidade acima da capacidade humana. Não é diferente nos negócios. O conceito de loja ciborgue traz consigo o máximo de tecnologia, visando a otimização de processos e resultados, mas não abre mão da alma ou do coração humanizado – principalmente nas questões de atendimento e personalização de serviços e produtos.

Right-sizing retail

Não é mais necessário discutir a importância dos dados atualmente. A distância entre empresas que os utilizam e aquelas que não se movimentaram nesse sentido se tornou ainda maior com a mudança imposta pela pandemia. Quem tinha informação e conhecia seus clientes pôde fazer mais e melhor, mesmo em meio a um cenário desconhecido como o que vivemos.

Pensando nas lojas, os dados se traduzem em gestão. Nunca foi tão necessário ter um estabelecimento do tamanho correto, com o sortimento e quantidade de produtos adequados para o seu público. Não dá mais para arriscar se é necessário ter uma variedade tão grande de itens ou uma área de loja maior do que a demanda que irá atender. A utilização dos dados de compras de um local, por exemplo, pode criar lojas cada vez mais compactas e devidamente ajustadas ao seu potencial de venda, criando o que é chamado de right-sizing retail – ou o varejo “na medida certa”.

Business athleticism

Citada pela Chewy, varejista do mercado pet, a expressão que poderia ser traduzida como “atletismo dos negócios” define a capacidade das empresas de serem ágeis nas respostas, tomadas de decisão e, principalmente, na execução de novas ideias.

Esse novo potencial das lojas de atenderem o ritmo do mercado, metodologias, treinamentos, tecnologias e processos é o caminho para “treinar” a empresa para os desafios do negócio, alcançando resultados acima de seus próprios limites.

Discovery commerce

Sabe quando você está navegando em alguma rede social e recebe um anúncio de algo que você não estava procurando, mas lhe desperta o interesse?

Essa expressão, utilizada pelo Facebook, define que, em um mundo em que somos cada vez mais abordados por anúncios, essa modalidade utiliza dados de compra e navegação dos consumidores e algoritmos avançados para entender o que, quando e onde ofertar algo. Vai além de entender o que os seus consumidores gostam: é entender o que eles precisam e talvez nem saibam ainda.

Autoabastecimento

O 5G irá se tornar uma realidade em pouco tempo. A adoção dele, aliada às casas cada vez mais inteligentes (com devices de smart homes, como Google e Alexa, por exemplo), aumentará a busca pelo autoabastecimento de produtos e serviços. Em um estudo apresentado pela Euromonitor, mais de 27% dos entrevistados já desejam o autoabastecimento de seus produtos em suas casas.

Isso significa que, em breve, você poderá ter sempre à mão sua cerveja favorita, sem a surpresa desagradável de abrir a geladeira e descobrir que não tem mais, e sem a necessidade de sair de casa ou de pedir via aplicativo. Sua geladeira irá conversar diretamente com o supermercado ou site de sua preferência e fazer o pedido por você quando entender que seu estoque está chegando ao fim.

Do apoio para o gerenciamento do negócio até a quinta geração de internet móvel transformando o hábito do consumidor, o futuro já bate em nossa porta. Este ano, 2021, será um marco para definir os varejistas que não apenas irão retomar as vendas mais rapidamente, como também os que irão ganhar um espaço especial na carteira de marcas queridinhas do consumidor. A NRF acabou, mas o futuro está apenas se iniciando!

Um grande abraço e boas vendas!

Caio Camargo é diretor comercial da Linx
Imagem:

Postagem anterior

Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda

Próxima Postagem

“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

"Netflix" de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.