Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A velocidade hipersônica na transformação dos Ecossistemas de Negócios Made in Brazil

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
22 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Os Ecossistemas de Negócios no Brasil têm como principal característica diferenciadora o fato de que estão sendo implantados por empresas com origem no varejo tradicional, com predominância no não alimentar que, em seu estágio atual, aceleraram de forma marcante a expansão de seus negócios multicanal para se transformarem em marketplaces integrando outros operadores ou marcas.

Esse é o caminho trilhado por Magalu, Via Varejo e Americanas-B2W, como exemplos básicos, complementado por iniciativas como Mercado Livre, Amazon Brasil, Carrefour, Pão de Açúcar e outros mais que exemplificam o movimento e franco crescimento e expansão. E que vai mudar de forma radical o cenário, a estrutura, as participações e as lideranças no mercado nos próximos anos. Daí a velocidade hipersônica como tudo tem se precipitado com incorporações de novos negócios de forma contínua e constante.

Essa peculiaridade do protagonismo de varejistas na evolução desse processo no Brasil se diferencia do que aconteceu no mercado norte-americano, onde predominaram as empresas de tecnologia na formação das Plataformas Exponenciais, versão ocidental dos Ecossistemas de Negócios, que surgiram na China e se espalham pelo mundo. Elas têm sua origem em diversas vertentes que vão de empresas de game (Tencent) a e-commerce B2B (Alibaba) ou plataformas de serviços (Didi).

O jogo está sendo jogado exatamente agora no Brasil e o que aconteceu em 2020 e agora em 2021 vai redefinir o mercado para os próximos anos. Isso, de novo, justifica a velocidade hipersônica em que tudo está acontecendo com novos investimentos, aquisições, fusões, integrações e alianças.
E muito em breve assistiremos à próxima etapa desse processo com a integração entre Ecossistemas de Negócios, como aconteceu na China, onde empresas e ecossistemas se integram a outros ecossistemas para criarem Meta Ecossistemas ou Sub Ecossistemas mais relevantes setorial ou globalmente.

Mas sempre estaremos falando de modelos de Ecossistemas possíveis dentro da realidade de cada setor, região ou área de atuação onde se inicia sua formação. A evolução depende de forma fundamental das características, realidade, oportunidade e desafios de cada momento. Nos Ecossistemas, todos sabem como começa, mas ninguém sabe exatamente como continuará ou terminará. Essa é outra característica própria da formação dos Ecossistemas e daí a questão da velocidade hipersônica.

E, no processo de formação e desenvolvimento dos Ecossistemas de Negócios, as questões de Cultura, Valores, Governança e Gestão são tratadas em paralelo, o quanto seja possível, enquanto se concentra o foco na incorporação, integração ou fusão de novas frentes e negócios.

A resultante é que por bom tempo irão conviver diferentes culturas, governanças, valores e modelos de gestão, até que estejam configurados os modelos resultantes predominantes de todo o processo de integração, que dificilmente será o original da empresa iniciante, mas um outro resultado do processo integrado. E sem dúvida o desafio desse convívio é um dos pontos críticos de todo esse desenvolvimento.

Mas é absolutamente gratificante e desafiador vivenciar esse momento de transformação estrutural de mercado, em meio aos desafios gerados pela pandemia, quando se pode antever e antecipar os movimentos que se desenham e seus impactos na reconfiguração do mercado futuro e suas consequências em cada negócio, setor, atividade, segmento ou marca.

Sem dúvida tempos desafiadores, marcantes e de muitas oportunidades em meio à pandemia. Como cada realidade estará na reconfiguração emergente dependerá da atitude, postura, iniciativa e capacidade de ousar e inovar de cada empresa ou negócio. E com todos os riscos associados.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvea Ecosystem.
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Vacina e ajuda do governo impulsionam vendas do varejo nos EUA

Próxima Postagem

Sequoia adquire Transportadora Plimor

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sequoia adquire Transportadora Plimor

Sequoia adquire Transportadora Plimor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.