Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo alimentar e suas relações com os clientes

Cristina Souza de Cristina Souza
1 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
O varejo alimentar e suas relações com os clientes

Digitalização das operações e vendas, lojas como hubs, curadoria de produtos, experiência e preço. De forma genérica esses tópicos poderiam resumir o pano de fundo das relações entre o varejo alimentar e seus clientes.

Mas abastecimento, ou melhor, a falta dele, foi um tema altamente abordado na NRF 2022. Vivek Sankaran, CEO da Albertsons, a segunda maior rede de supermercados nos EUA, com 270 mil colaboradores e mais de 2.200 pontos de vendas, trouxe esse como um importante desafio vivenciado pela empresa.

E para driblá-lo destacou o quão a conexão humana tem contribuído para o sucesso da empresa. Clientes que vão “abraçar” funcionários com palavras gentis ou desejar felicitações no Natal e outros feriados, funcionários que se dedicam com afinco independentemente das intempéries. Ele atribuiu à fidelização de clientes e colaboradores a minimização dos efeitos causados pela crise sanitária vivida nesses quase dois anos.

Mas a empresa não vive de apertos de mão ou elogios. Ela segue investindo fortemente em tecnologia para potencializar a personalização da experiência do cliente e aumentar a percepção de valor da marca. Outro ponto importante para a Albertsons foi a compreensão da importância do produto fresco para a saúde e imunidade dos seus clientes. Assim, para o futuro, seguem na intensificação da comunicação desses produtos, bem como o destaque e posicionamento em suas lojas.

Outra rede que também esteve nos palcos da NRF foi o Walmart, com participação de Zach Freeze, diretor sênior de Iniciativas Estratégicas em Sustentabilidade. Zach reforçou o quão claro é o compromisso estratégico da empresa em relação à pavimentação de um caminho de longo prazo sobre o tema de sustentabilidade.

Zach recomendou aos colegas do setor que não sejam tímidos em suas iniciativas (consumo energético, origem da energia, destinação de resíduos, etc.). Os consumidores das novas gerações estão vigilantes e buscam marcas que evoluam sua mentalidade em prol de um mundo melhor.

Nossa delegação visitou algumas lojas de varejo e a Whole Foods é sempre um destino interessante. O programa de refeições prontas oferecido pela empresa é algo impactante. Na loja visitada esse food hall ocupava pelo menos um quarto da área total e ainda criaram uma cafeteria destacada.

Para aprimorar as relações com os clientes no varejo alimentar, a resposta sem dúvida é se aproximar das soluções que resolvam a vida dos clientes e que se conectem com o que é valor para ele como pessoa.

Comprar um grão, colocar em remolho, cozinhar, temperar e consumir pode estar na agenda dos clientes nos seus momentos associados ao prazer ou lazer, mas, para resolver o seu dia a dia e entregar soluções cada vez mais prontas e personalizadas, é ir além.

Essa é a caminhada que as redes conectadas com o futuro do varejo alimentar seguem trilhando. E você?

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Confira os produtos sustentáveis preferidos dos consumidores

Próxima Postagem

Empresas mantêm investimentos em tecnologia e esperam aumentar receitas em 2022

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
empresas Confiança empresário

Empresas mantêm investimentos em tecnologia e esperam aumentar receitas em 2022

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.