Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Dicas para um calendário promocional de sucesso

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
2 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Dicas para um calendário promocional de sucesso

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, observando-se um varejo progressivamente digital, um calendário promocional bem definido e integrado aos mundos físico e digital é uma das ferramentas mais valiosas na gestão de marketing e vendas.

O final do ano está chegando e já é hora de arquitetar os próximos passos e estratégias das empresas. Planejar antecipadamente promoções, campanhas e eventos; alavancar vendas; melhorar o desempenho geral das categorias; criar novas experiências; atrair e fidelizar clientes: esses são alguns dos inúmeros ganhos para as empresas e que tornam esse plano extremamente tático para elas.

Além disso, esse planejamento bem estabelecido garante que as datas sazonais sejam grandes oportunidades para a implementação de ações no momento certo para impactar os clientes, com os gatilhos promocionais realmente relevantes e sem perder o timming das ativações.

Veja abaixo algumas dicas que podem fazer toda diferença para o sucesso de um calendário promocional no varejo:

1 – Conheça seu público e estabeleça prioridades. Use os dados a seu favor

As sazonalidades que serão contempladas em seu calendário devem ir além das datas do comércio e, dessa maneira, não devem ser escolhidas de forma generalizada. Diante das inúmeras possibilidades, é necessário conhecer seu público e entender seus reais desejos e necessidades para estabelecer as datas prioritárias para o seu segmento de atuação.

Desse modo, a análise de dados reais sobre o consumo dos seus clientes é uma das ferramentas mais poderosas para encontrar oportunidades de vendas e identificar gatilhos de compra que fazem sentido para seus clientes.

Mesmo com as datas promocionais já mapeadas, a inteligência de dados permite outras possibilidades que podem ser interessantes, tais como modelos específicos de ofertas para determinados públicos (brindes, prêmios, leve e pague, entre outros), combinações potentes entre produtos (como por exemplo, queijos e vinhos) ou então maior faturamento de categorias que se destacam em alguns períodos do ano, como a safra de frutas, verduras e legumes.

2 – Esteja atendo às sazonalidades, mas busque oportunidades inusitadas

A busca por oportunidades inusitadas para ativação do seu calendário pode ser um grande diferencial competitivo.

Além das datas básicas do seu segmento, como a Páscoa, Dia das Mães, Natal e Black Friday, explore ocasiões pontuais para iniciar um diálogo com seu consumidor: datas comemorativas para diferentes profissões ou específicas das cidades que sua marca atua, memes da internet, seriados, filmes, programas de entretenimento do momento e até no esporte, como por exemplo, a final de um campeonato de futebol.

3 – Ofereça descontos e promoções personalizados

Uma das práticas mais antigas com grande efeito nas vendas no varejo é o marketing promocional, que muitas vezes desperta a atenção do consumidor para uma categoria de produtos ou serviço com relação a descontos ou vantagens mais atrativas do que a concorrência, por exemplo.

Dessa maneira, a análise de dados dos consumidores permite criar oportunidades de vendas e mecânicas personalizadas, com foco nas experiências mais relevantes para seu público, uma vez que nem todos os clientes são impactados por brindes, selos colecionáveis, vouchers de desconto ou parcelamento de compras.

Através da segmentação de clientes, é possível realizar também campanhas por perfil e geolocalização de clientes, faixa de horário, meio de pagamento, mês do aniversário, entre outras.

4 – Alinhe seu calendário com seus principais fornecedores

As constantes rodadas de JBP (Joint Business Plan) ou plano de negócios em conjunto podem ser grandes aliadas na elaboração de um calendário promocional em parceria com os principais fornecedores, com a transposição de campanhas, ações e lançamentos de produtos.

5 – Aposte em estratégias “figital”

Não é novidade que os consumidores buscam uma experiência de compra cada vez mais integrada em todos os canais que utilizam e, dessa forma, as marcas devem investir em estratégias de vendas que integrem o físico e o digital.

Planejar e executar as ações de um calendário promocional figital (físico + digital), ou seja, independentemente do canal de compra escolhido pelo cliente. Trata-se de um grande diferencial perante à concorrência, além de ser extremamente necessário para o aumento de vendas.

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

ESG está presente no varejo brasileiro, mas não na intensidade necessária

Próxima Postagem

KFC aposta em modelo de loja simplificado para expansão nas regiões metropolitanas

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
KFC

KFC aposta em modelo de loja simplificado para expansão nas regiões metropolitanas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.