Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A reconfiguração do varejo alimentar

Transformação, conexão e tecnologia são, sem dúvida, as palavras que podem definir o varejo alimentar no Brasil nesse momento

Cristina Souza de Cristina Souza
3 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A transformação dos formatos de loja é algo dinâmico no varejo em geral. E não seria diferente no varejo alimentar. Essas mudanças ocorrem para atender aos anseios e necessidades do consumidor.

No Brasil, a inflação dos alimentos, somada à redução do poder de compra e à necessidade de estocar a casa, para sair menos vezes durante a pandemia, levou para o atacarejo um novo público. Assim, o hipermercado, que já vinha enfraquecido, praticamente desapareceu, permitindo tração a expansão de marcas como Assaí, Atacadão, Giga, Roldão, Max, Tenda entre outras.

Em outro extremo, consolidam-se marcas que entregam conveniência. Para liderar esse segmento, a combinação entre localização, mix e atendimento são fundamentais. Minimercados de marcas consagradas, como Pão de Açúcar e Carrefour, olharam com humildade para players que jogavam esse jogo há tempos e, claro, trouxeram seu arsenal de competência e diferenciação dos seus ecossistemas para criar sua proposta de valor. Concorrentes internacionais, como a Oxxo, e nacionais, como Hirota e Dia%, também ocupam espaço.

Esses são os extremos, máximo valor e máxima conveniência, mas existe um contexto central com clientes que desejam e pagam por experiência.

A experiência pode ser caracterizada por sofisticada curadoria, arquitetura, atendimento e serviços. Marcas como St Marché, Hortifruti Natural da Terra, Oba e Mercadinhos São Luiz surfam essa onda.

A conexão com o cliente é fundamental, independentemente do formato. Levar o cliente para a loja com mais frequência é muito importante para manter a conexão. Mesmo o atacarejo, cuja premissa sempre foi produto com a menor quantidade possível de camadas que pudessem agregar custos, especialmente por áreas que possam impactar em perdas, repensou seu modelo e, em lojas novas, incluiu padaria, fatiação de frios e até açougue.

Os minimercados adaptaram padarias compactas às suas operações e os mercados premium, além de rotisserie, padaria, confeitaria, peixaria e açougue, turbinaram suas adegas e introduziram respeitáveis operações de restaurante, cafeteria e food hall.

Ainda no âmbito conexão, os programas de fidelidade, que, nos seus primórdios serviam ao propósito de captura de dados de clientes, hoje, bem mais do que cupons de descontos, oferecem cartões de crédito, carteiras digitais e uma infinidade de serviços de prestação própria ou integrados com parceiros. É a conexão amparada por tecnologia.

O varejo alimentar busca eficiência incansavelmente, e a tecnologia passou a ser a grande aliada. Sistemas de monitoramento e gestão, self check out, robôs para monitoramento de gôndolas, inteligência artificial, drones, plataformas de e-commerce, tudo em um arrojado programa de transformação digital.

No último 4 de novembro, o grupo paranaense Muffato inaugurou sua primeira loja autônoma. Em outubro de 2021, o Carrefour inaugurou também, porém, em formato compacto com menos de 20 m2. A iniciativa da Muffato tem impressionantes 250 m2 e somente sete funcionários. O acesso é feito por QR Code como ocorre em lojas como Amazon Go. O pagamento é feito diretamente no aplicativo e sem passagem por qualquer tipo de checkout.

Esse pode ser, sem dúvida, o futuro do varejo premium no Brasil. Em avanços ao experimento Amazon Go, nos Estados Unidos, a companhia integrou uma operação de foodservice em parceria com a Starbucks de forma humanizada, ou seja, com atendentes, algo que acredito ser muito assertivo.

O consumidor amplia o hábito de consumo de alimentos preparados fora de lar e o varejo alimentar pode participar dessa oportunidade. Por quê? A matemática é simples: a comercialização do insumo possui margens cada vez mais achatadas. No produto transformado, os drivers de decisão são outros: confiança, qualidade, sabor e apresentação, permitindo explorar margens de dois dígitos.

Em nossa visão, na Gouvêa Foodservice, as operações de restaurante, cafeteria, rotisserie e padaria devem consolidar-se como o mais potente motor no crescimento da rentabilidade do varejo alimentar no Brasil nos próximos anos.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Este artigo foi publicado originalmente no dia 8 de novembro. 

Postagem anterior

Após crescer 25% em 2022, Amvox investe em nova sede para dobrar a produção

Próxima Postagem

Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.