Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Transformação digital e meios de pagamento são destaque de Fórum do LIDE

Redação de Redação
5 de outubro de 2020
no Eventos, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

O impacto da Covid-19 no marketing, no varejo e no consumo no Brasil, a aceleração das transformações digitais nas empresas, a revolução nos meios de pagamentos e os efeitos no comércio brasileiro pautaram os debates do 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, no último fim de semana em São Paulo.

O evento foi híbrido, parte presencial, grande parte ainda online, e evidenciou que a pandemia trouxe transformações significativas nos negócios e na forma de trabalho. Os executivos falaram do aumento da demanda por alguns produtos e serviço e da importância do investimento em novos pontos de contato entre as empresas e seus clientes.

A noite do sábado (3) foi marcada por homenagens e premiações. Marcelo Silva, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), foi o homenageado especial. Marcos Gouvêa de Souza ,curador do encontro no segmento do Varejo, presidente do LIDE Comércio e fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, e Marcos Quintela, presidente do LIDE Comunicação e do VMLY&R GROUP, receberam homenagens surpresas pelas trajetórias inspiradoras.

Burger King, Barra Shopping (Multiplan), Pernambucanas e Verzani & Sandrini conquistaram o Prêmio LIDE do Varejo e Marketing 2020.

Marcos Gouvêa de Souza
Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e presidente do LIDE Comércio
Marcos Quintela, CEO e sócio do VMLY&R GROUP no Brasil e presidente do LIDE Comunicação
Via Varejo
Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo

Juliano Ohta - Foto_Gustavo Rampini
Juliano Ohta, CEO da Telhanorte-Tumelero
Sylvia Leão, conselheira da TOTVS
Caio Megale - Foto: Gustavo Rampini

Angelo José Mont'Alverne Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil
Angelo Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central
Protocolos de higiene foram rigorosos em evento híbrido

Reinvenção do contato com o consumidor

As mudanças estão ocorrendo em setores dos mais diversos, como no farmacêutico. “Nós potencializamos o nosso canal digital e nos reinventamos para abastecer o médio e pequeno varejo. Com a pandemia, as pessoas deixaram de consumir nos grandes centros e passaram a consumir perto de casa”, comentou a diretora de Consumer Health do Aché Laboratórios, Elizângela Kioko.

Para o CEO da Telhanorte-Tumelero, Juliano Ohta, o tempo ganhou mais valor ainda na pandemia e incentivou o varejo a levar facilidades para as lojas físicas. “Enxergamos que o consumidor está muito mais volúvel. A solução é a retenção dos clientes, com a ampliação dos pontos de contato. O transacional tem de ser bem executado, mas a ligação emocional é a chave”, acrescentou.

Os empresários consideraram, no entanto, que, na era da omnicanalidade, as lojas físicas não perdem importância. “Depois que as nossas lojas foram reabertas, 50% do que a gente vende no online transita por elas”, disse Roberto Fulcherberguer, diretor-presidente da Via Varejo, dona de marcas como Ponto Frio e Casas Bahia.

Omnicanalidade dá autonomia ao cliente

Segundo o vice-presidente de Operações de Loja, Multicanal e Expansão da Raia Drogasil, Renato Cepollina Raduan, a omnicanalidade dá autonomia e prioridade ao cliente. “Durante a pandemia, 80% dos brasileiros usaram o WhatsApp para falar com os varejistas. São os clientes que decidem onde, quando e como querem comprar”, disse.

Seguindo na esteira do crescimento digital, outra que tem muito para comemorar é a Petz, segundo o CEO Sergio Zimerman. Isso porque a varejista de produtos para animais de estimação fortaleceu seu canal digital. “Nosso índice de omnicanalidade cresceu bastante. Quando abrimos uma loja física, aumentamos a loja online em seis vezes”, comemora.

Mas o executivo reforçou ainda que, para a omnicanalidade funcionar, tem de se mudar a cultura na loja física, pois, se ela não for eficiente, não haverá sucesso em outros canais. “Temos de ter ruptura baixa e acuracidade de estoque alta.”

Novos meios de pagamento

A chegada do Pix foi outro tema debatido no encontro. Segundo o chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, Angelo Duarte, o Pix vai preencher alguns gaps nos meios de pagamento, que ainda tem modelos antigos, como cartão e boletos, que geram custos e fricções na hora da compra.

Para Marcelo Azevedo, CFO do Grupo Boticário, o sistema será um grande aliado do varejo. “Aquela figura do consumidor esperando no fundo da loja para o pagamento vai desaparecer. Todas as informações sobre o nosso cliente estarão na mão do nosso vendedor, do início da jornada de compra até a aquisição do produto”, comentou.

Para Marcos Gouvêa de Souza, “com o PIX há uma possibilidade real de crescer o protagonismo do varejo no mercado como um todo, uma vez que, ao ter o controle da jornada do cliente, o varejo será como um ecossistema”, comentou.

Imagens: Reprodução e Gustavo Rampini/LIDE

Postagem anterior

Aprendizados do Global Retail Show 2020 são reunidos em podcast da M&C

Próxima Postagem

Brasil é país que mais cresce em compra online de produto doméstico

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump
Tecnologia

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram
Economia

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos
Meios de pagamento

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras
ESG

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano
Economia

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção
Economia

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi
Foodservice

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Brasil é país que mais cresce em compra online de produto doméstico

Brasil é país que mais cresce em compra online de produto doméstico

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.