Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As novas dimensões estratégicas do foodservice no varejo

Momentum nº 1.040

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de novembro de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
As novas dimensões estratégicas do foodservice no varejo

“A expansão e crescente participação do foodservice no conjunto das despesas com alimentos e, consequentemente, no varejo é uma realidade medida a cada momento e consistente nos mercados mais ou menos desenvolvidos e em claro processo de retomada após o período da crise gerada pela Covid. É consequência estrutural da mudança de hábitos e evolução de conceitos e práticas e avança pelo lado da demanda e pela ampliação e diversificação da oferta. Além de confirmar a tendência também mais estrutural do aumento de gastos com serviços em relação aos produtos em si”.

É um fenômeno global o aumento da participação das despesas com alimentos preparados fora do lar no total das despesas com alimentos. Tem muito a ver com o amadurecimento das sociedades e os novos hábitos adquiridos. E retoma uma tendência histórica após a crise gerada pela Covid.

Nos Estados Unidos essa participação é perto de 50%. No Brasil, pré-pandemia, em janeiro de 2020, o percentual era 30,3%. Caiu durante a crise da Covid, mas em julho de 2023 já tinha retornado para 27,2%, retomando a tendência de crescimento.

Mesmo o fenômeno do home office, um dos principais legados do período da pandemia, não alterou a tendência mais estrutural. Essa é a vertente determinante pelo lado da demanda.

Além dos tradicionais operadores do setor, como restaurante, bares, fast food, catering, casual dinning, padarias, outros mais foram incorporados ou ampliaram participação, como o delivery via dark kitchens e aumento da presença nas lojas de conveniência e supermercados. E também em outras categorias de lojas e quiosques, além das operações digitais das lojas autônomas.

Do lado da oferta, tem tudo a ver com o aumento das alternativas e da variedade de opções que têm sido oferecidas, especialmente quando combinadas com a vertente da melhoria da experiência e conveniência em novas operações. Ou incorporadas em modelos mais tradicionais como forma de revitalizar esses conceitos de lojas ou também em centros comerciais, alternativas ainda não corretamente avaliadas e quantificadas nos modelos atuais de análise desse mercado.

É isso que faz com que a Nordstrom, nos EUA, opere mais do que 400 negócios de restaurantes, bares e cafés em suas lojas. Ou que, El Corte Inglés, na Espanha e em Portugal, abra cada vez mais espaço em suas lojas de departamentos orientadas para moda para incluir experiências e serviços em gastronomia. Da mesma forma como Rinascente, Selfridges, KaDeVe, Harrods, Karstadt e muitas mais também fazem.

Na nossa realidade local a Track & Field passou a operar área de foodservice em algumas de suas lojas e as lojas de conveniência de GPA e Carrefour ampliam a oferta nesse serviço. Da mesma forma que operadores regionais, como Mercadinho São Luiz, no Ceará, Zona Sul, no Rio, ou Rakuo, no interior de São Paulo, avançam na mesma direção.

No Brasil esse processo recente permitiu que o setor retome vendas nas próprias lojas (on-premise) que atinge 39% das vendas totais. Mesmo número da Austrália e que se compara com 57% na China, 50% na Itália ou 65% na Espanha, segundo dados da Circana.

As vendas através das plataformas digitais e o delivery tiveram declínio em relação aos picos durante a pandemia, mas estão acima dos patamares anteriores a esse período. No Brasil esse percentual era 19% no primeiro trimestre de 2019 e estava em 23% no mesmo período de 2023, um dos maiores dos estudos da Circana e que se compara com 9% nos EUA, 15% no Canadá e Inglaterra, 20% na China e 21% na Coreia.

Por outro lado, existe ainda muito espaço para o crescimento desse setor no Brasil, tomando por base número globais. Quando perguntado se fez alguma refeição preparada fora do lar no dia anterior, apenas 28% dos consumidores brasileiros respondem que sim. Números muito distintos do que respondem os australianos e ingleses, com 47%, os norte-americanos, com 52%, os espanhóis, com 59%, os japoneses, com 65%, e os chineses, com surpreendentes 83%.

Esse conjunto de elementos demonstra a vitalidade e o espaço do foodservice nos gastos com alimentos no Brasil e, por conta disso, no varejo como um todo. Problemas pontuais com marcas e/ou conceitos desse setor, como recentemente ocorreram por aqui, não devem e nem podem ser confundidos com questões estruturais ou sistêmicas.

O foodservice no mundo amplia e ampliará sua participação de mercado e no Brasil atrairá mais players para esse setor pela combinação virtuosa do aumento da demanda e diversificação da oferta, tornando-o cada vez mais relevante e protagonista no universo do varejo de alimentos e bebidas.

Lições do Cotidiano

Em viagem para a China passamos algumas horas no recém ampliado aeroporto de Doha, no Qatar. Sem forçar muito o raciocínio quase que podemos dizer que o complexo é um conjunto de pistas de pouso e decolagem integradas com um excepcional centro comercial. Mas ainda com diversas áreas em expansão, o que faz prever que o que já é excepcional se tornará ainda mais impactante.

São muitas operações de varejo e alimentação com forte ênfase em luxo, moda, viagens, eletrônicos e conveniência com o apelo Duty Free. O novo espaço North Garden apresenta um exuberante cenário com plantas, cascatas, tanques e efeitos visuais digitais em ambiente fechado e climatizado que, com razão, se tornou a área preferida pelos que passam algumas horas por ali nos embarques ou conexões.

E não faltam lojas conceito de marcas esportivas, moda, luxo e alimentação que aproveitam o apelo criativo e inovador para estabelecer conexão direta com consumidores.

Na área de alimentação e bebidas se multiplicam as ofertas em linha com o avanço do foodservice no conjunto dos dispêndios em alimentos no mundo. A arquitetura e o design seguem os padrões atuais de tudo que se faz no Oriente Médio, combinando visão futurista, arte, ousadia, inovação e, lógico, recursos financeiros também exuberantes derivados do petróleo.

A experiência do viajante que passa pelo aeroporto de Doha é tão intensa que acaba estimulando a visita à cidade e ao país, tal o apelo que é gerado pela ousadia e modernidade do projeto.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Gustavo Grohmann

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Pinterest
  • Mais
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Mesmo com veto de Lula, marco das garantias deve reduzir custo do crédito

Próxima Postagem

Banco24Horas movimenta mais de R$10 bilhões em favelas do Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, com 18 empresas, 40 sócios e 350 colaboradores. É membro do Conselho do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Food Service Brasil e do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo presente em 25 países. É também Presidente do LIDE Comércio e atua como membro do Conselho dos grupos Portobello e BFFC/Bob's. É publisher da plataforma Mercado&Consumo, a mais acessada para temas ligados a varejo.

Relacionados Posts

Combatendo o turnover no varejo
Artigos

Combatendo o turnover no varejo

30 de novembro de 2023
Fim de ano: cenário perfeito para crimes digitais com a venda de produtos e serviços oferecidos por lojas “fakes”
Artigos

Fim de ano: cenário perfeito para crimes digitais com a venda de produtos e serviços oferecidos por lojas “fakes”

30 de novembro de 2023
Personalização é apenas uma das estratégias de marketing que devem receber mais atenção em 2024
Artigos

Personalização é apenas uma das estratégias de marketing que devem receber mais atenção em 2024

29 de novembro de 2023
Construindo relações significativas com o cliente: a importância da jornada e da experiência do consumidor
Artigos

Construindo relações significativas com o cliente: a importância da jornada e da experiência do consumidor

28 de novembro de 2023
A grande aposta do foodservice: On Premise ou Off Premise?
Artigos

A grande aposta do foodservice: On Premise ou Off Premise?

28 de novembro de 2023
Como conquistar a atenção dos clientes na era do marketing da atenção?
Artigos

Como conquistar a atenção dos clientes na era do marketing da atenção?

27 de novembro de 2023
Para repensar os impactos que vêm da China na economia, consumo e no varejo - Parte 3
Artigos

Para repensar os impactos que vêm da China na economia, consumo e no varejo – Parte 3

27 de novembro de 2023
Para repensar os impactos que vêm da China na economia, consumo e no varejo - Parte 3
Artigos

Para repensar os impactos que vêm da China na economia, consumo e no varejo – Parte 3

26 de novembro de 2023
Próxima Postagem
Banco24Horas movimenta mais de R$10 bilhões em favelas do Brasil

Banco24Horas movimenta mais de R$10 bilhões em favelas do Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

John Deere investe R$ 180 mi em novo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia no Brasil

John Deere investe R$ 180 mi em novo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia no Brasil

30 de novembro de 2023
Nos EUA, Ford estima que perdeu US$ 1,7 bilhão de lucro em 2023 por causa da greve do UAW

Nos EUA, Ford estima que perdeu US$ 1,7 bilhão de lucro em 2023 por causa da greve do UAW

30 de novembro de 2023
Governo de AL: Passivo da Braskem pode chegar a R$ 30 bilhões e solução ainda está longe

Governo de AL: Passivo da Braskem pode chegar a R$ 30 bilhões e solução ainda está longe

30 de novembro de 2023
Apollo e estatal de Abu Dhabi reafirmam oferta pela Braskem

Lira aciona ministro para acompanhar risco de colapso de mina da Braskem em Maceió

30 de novembro de 2023
Consumo do brasileiro cresceu 4,24% em outubro, aponta Abras

Consumo do brasileiro cresceu 4,24% em outubro, aponta Abras

30 de novembro de 2023
COP 28 aprova fundo climático de perdas e danos para países vulneráveis

COP 28 aprova fundo climático de perdas e danos para países vulneráveis

30 de novembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: