Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A transformação do ponto de venda em três tendências

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
6 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Você ainda costuma andar com muito dinheiro no bolso? Provavelmente sua resposta é não, porque o mercado de meios de pagamentos vive aquele alvoroço todo decorrente da transformação digital. Você pode efetuar uma compra com dinheiro, cheque, cartão, QRCode, Pix, aproximação. As opções são diversas e estão alinhadas ao mercado global.

A meu ver, uma não substitui a outra, mas serve como forma de complementação do serviço. E isso muda o jogo no varejo que tem a chance de optar pela aceitação de múltiplas plataformas de pagamento, visando a mobilidade para atender o cliente de maneira cada vez mais móvel, evitando filas.

Essas inovações estão aí para aumentar a competitividade no varejo, tanto por terem mais recursos e menor custo, quanto por melhorarem a experiência de uso e de atendimento ao consumidor. Abaixo, listo as principais tendências observadas globalmente no ponto de venda nos últimos meses:

Uso do Android

Na maioria dessas soluções, vemos o Android ganhando relevância por ainda ser um sistema pouco existente no varejo. A tendência é que todos aqueles equipamentos que o lojista possui atualmente no ponto de venda – computador, impressora, pinpad, leitores e outros periféricos – possam ser substituídos, em muitos casos, por um SmartPOS (terminais de pagamento Android) integrado com a automação comercial.

Isso possibilita menor custo, mobilidade e melhor aproveitamento do espaço físico, ou ainda funcionar em conjunto com o terminal de caixa (PDV) tradicional, expandindo a capacidade e qualidade de atendimento do estabelecimento comercial.

Antigamente, a automação comercial se resumia a um computador com muita coisa plugada e cheia de fios. Hoje, tudo fica fechado dentro de uma caixa. Além disso, o SmartPOS traz mais segurança nas operações por apresentar um nível de interferência externa reduzido, limitado apenas à venda sem cabo.

Terminal por assinatura

Outra tendência forte, não necessariamente de vendas, mas de serviço de assinatura, é o TaaS (Terminal as a Service). O grande lance é a possibilidade de contratar um pacote personalizado por meio de um custo fixo mensal, eliminando os investimentos necessários para a compra de terminais de pagamento e toda a gestão operacional dos equipamentos.

Por exemplo, o lojista pode contratar mais serviços e maquininhas em datas comemorativas, como o Dia das Mães, Natal ou quando souber que terá um volume de vendas maior. E, ao passar essas datas, ele retorna a um pacote mais reduzido.

Isso facilitaria o ganho de escala da sua operação com baixo custo e maior velocidade, permitindo também que foque no core do seu negócio. Além disso, um atendimento mais ágil e personalizado aumenta a chance de fidelizar clientes.

Lojas autônomas com terminal

A evolução também se estende a lojas autônomas dentro de condomínios, com a modalidade de terminal para pagamento no ponto de venda sendo mais vantajosa do que àquelas que oferecem pagamento por aplicativo.

Isso porque, sem o terminal de pagamento, o estabelecimento fica limitado somente aos moradores do condomínio que precisam ter um app cadastrado para efetuar a compra. Ou seja, além de ocupar espaço no celular, exige os dados do cartão.

As compras que ocorrem sem a presença do cartão, como nos pagamentos por QRCode ou aplicativos, estão mais sujeitas ao cliente negar que tenha feito o gasto. Isso é chamado de ChargeBack, no jargão do mercado, onde o varejista acaba tendo a transação financeira estornada pela entidade financeira. Dessa forma, a opção de pagamento com cartão traz mais segurança ao lojista.

O ponto-chave é que todas essas inovações em soluções oferecidas trazem complementaridade ao varejo, que pode escolher a opção mais conveniente de acordo com o seu momento.

Globalmente, estamos experimentando novas formas de interagir no comércio. Não será uma transição tão rápida e vamos conviver com todas essas opções de pagamento por um médio prazo, até haver uma convergência completa.

Se você quiser estar à frente de concorrentes, alinhado com o que o mercado oferece e o cliente espera, precisa começar já! Era pra ontem.

Mateus Larrabure é head de Integração Tecnológica e Produtos da Gertec.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brasileiros estão comprando mais em 2022 e cartão de crédito é o meio mais usado

Próxima Postagem

Top Center Shopping promove experiência híbrida entre metaverso e presencial

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Top Center Shopping promove experiência híbrida entre metaverso e presencial

Top Center Shopping promove experiência híbrida entre metaverso e presencial

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.