Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo físico: onde a conexão com o consumidor e maior rentabilidade se encontram

M&C Media Labs de M&C Media Labs
7 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Olá, sou Richard Albanesi, fundador e CEO da The LED, uma empresa especializada em soluções para comunicação visual digital com painéis de led. Nos próximos meses, terei o prazer em dividir com vocês algumas reflexões sobre a importância do varejo físico dentro do planejamento de retail media e os benefícios que essa integração pode proporcionar para as marcas e também para os varejistas.

Falando nisso, vocês já perceberam que novas experiências na jornada de compras já fazem parte do cotidiano do consumidor, com impactos que agregam mais valor, informação e entretenimento para envolver e fidelizar o cliente no ponto de venda?

No Brasil e no mundo, segundo a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC, 1/3 dos entrevistados pretendem ampliar suas compras em lojas físicas, destacando o entretenimento e a experiência e a “possibilidade de experiências digitais imersivas” dentre os principais atrativos desses estabelecimentos.

O estudo “Mudanças na jornada de compra do consumidor brasileiro”, realizado em setembro de 2023 pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), detectou que, em relação às compras de supermercado, 90% dos consumidores preferem utilizar o ponto físico, assim como para a aquisição de outros produtos, como materiais de construção, de higiene e cosméticos e para pets. A pesquisa também aponta, dentre os principais motivos para se comprar em lojas físicas, a possibilidade de testar e experimentar os produtos, a vontade de tocar e ver o item, evitar surpresas no pós-compra, a ausência de frete e a preferência pela pronta entrega.

Esses dados reforçam a importância das lojas físicas no processo de decisão de compra, consolidando-as como espaços estratégicos para a implementação da publicidade digital ao oferecer maior probabilidade de contato e conversão junto ao cliente.

Afinal, no ponto físico essa conexão é mais próxima, tátil e interativa, possibilitando uma relação mais individualizada com informações sobre hábitos de consumo para definir as melhores estratégias e oferecer conteúdos mais impactantes e adequados para cada perfil de cliente.

Nesse cenário, as plataformas digitais revolucionam e ganham espaço no relacionamento entre o varejo físico e os consumidores, com novos formatos, inovações, impulsos sensoriais e tecnologias interativas que viabilizam esse entrosamento e a obtenção de informações. Entre elas, o tempo de permanência e a circulação nas áreas, o acesso a produtos ou gôndolas específicas e o tipo de consulta realizada em telas interativas, entre outras, para mensurar resultados e, principalmente, detectar novas possibilidades e conteúdos com base no comportamento do consumidor.

De acordo com a 1ª pesquisa de mídia de varejo realizada no Brasil, pela Newtail, entre grandes varejistas e fabricantes, 79% das indústrias e 73% dos varejistas já trabalham com retail media. E, com o  aumento do uso dessa estratégia poderosa nos diversos canais de venda, a comunicação digital também encontra no varejo físico o espaço ideal para veicular anúncios patrocinados que geram substancial aumento de receita para os estabelecimentos.

Na loja física, onde o consumidor pega, avalia, escolhe e decide, cresce o interesse de marcas e produtos em aumentar sua visibilidade, alcance e contato para fortalecer o relacionamento com seus públicos.

Nesse local, o consumidor pode ser cada vez mais motivado a renovar seus hábitos de consumo impulsionado pela comunicação digital e seus diferenciais competitivos e estratégicos, que impactam diretamente na conquista de novos públicos, na fidelização do cliente e no aumento das receitas dos estabelecimentos.

Inevitável e urgente no varejo físico, a tecnologia digital chega para abrir e ampliar novas oportunidades de negócios e parcerias.

Richard Albanesi é CEO da The LED.
Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Venda de produtos, serviços ou tecnologias sustentáveis é realidade para 67% dos varejistas

Próxima Postagem

China oferece apoio para acelerar o impulso global dos fabricantes de veículos elétricos

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Próxima Postagem
China critica e chama de 'decisão unilateral' revisão de tarifas da UE sobre veículos elétricos

China oferece apoio para acelerar o impulso global dos fabricantes de veículos elétricos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.