Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que um líder de varejo precisa fazer para impulsionar resultados de forma inteligente e eficaz?

Três pilares básicos precisam estar bem estruturados e trabalhados na rotina: o negócio, as pessoas e as vendas

Roberta Andrade de Roberta Andrade
7 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O que um líder de varejo precisa fazer para impulsionar resultados de forma inteligente e eficaz?

O primeiro passo para tornar o seu negócio sustentável a curto, médio e longo prazos é exercitar a sua visão estratégica. Analise o mercado e considere fatores externos que possam impactá-lo, como ações realizadas pela concorrência e as principais tendências do seu setor, que são direcionadas mediante os comportamentos do consumidor.

Todo negócio tem uma história relevante para ser contada. Será que você está conseguindo encantar o cliente em todos os canais da empresa e pontos de contato com ele? Como está a comunicação no site da empresa, no e-commerce, nos canais digitais de atendimento, nas lojas e com o time de vendas? Se você já usa recursos de IA, ensine-a também a contar essa história.

O storytelling da marca precisa ser visual, mas também vivido por todos dentro da empresa, e estar diretamente conectado à cultura. Como você está contando a história dos seus princípios e ações de meio ambiente, impacto social e governança? Considere também, nesse processo, a experiência e jornada de compra do cliente. Se você ainda não começou a incorporar conceitos e práticas para tornar o seu negócio omnichannel, você está atrasado.

Estratégia nenhuma sobrevive se você não prepara pessoas para dar sustentação a ela e colocá-la em prática. Por isso, é tão importante estimular e fazer investimentos no desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores, especialmente, das lideranças. Afinal, líderes precisam assumir o papel de embaixadores da mudança e atuar ativamente no processo de desenvolvimento pessoal do seu time. Como fazer isso se eles não estiverem preparados para assumir esse papel de forma clara e assertiva.

Capacitações profissionais precisam ir além das paredes das salas de treinamento e aterrissar na rotina da operação. Sem colocar em prática, ferramentas, planilhas e processos são apenas um kit de utensílios aguardando o uso enquanto permanecem na gaveta. Ter definições sem ação, dedicação e engajamento do seu time, de nada irá adiantar. Portanto, é papel fundamental da liderança e de todos os envolvidos fazer acontecer.

Por fim, mas não menos importante, tudo isso é estruturado para sustentar o pilar das vendas, que é o que vai trazer receita na linha final, e virá como consequência do resultado do trabalho realizado nos dois pilares anteriores.

Portanto, é de suma importância comunicar ao mercado o seu posicionamento como marca e a sua história por meio de ações de marketing, garantir uma boa experiência ao cliente e também ao seu colaborador, definir os principais indicadores estratégicos do negócio e trabalhar o aumento desses indicadores por meio de orientações claras e ajustes de rotas no dia a dia com o seu time. Defina estratégias coerentes e coloque a mão na massa.

Caso ainda não se sinta preparado para colocar em prática todos os pontos fundamentais desses três pilares, procure por empresas especializadas e que possam apoiar a estruturação do negócio, fazer entregas de qualidade, preparar o seu time e estar junto no processo de desenvolvimento das pessoas e aceleração dos resultados.

Chegou a hora de encontrar seus caminhos e fazer acontecer na sua empresa também!

Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Maximizando lucros: a arte da gestão de estoques em 5 passos

Próxima Postagem

Hello Kitty e Playmobil comemoram 50 anos com relançamento de clássicos e novos itens

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Hello Kitty

Hello Kitty e Playmobil comemoram 50 anos com relançamento de clássicos e novos itens

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.