Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Digital Brick Stores 4 – A era das lojas humanológicas

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
8 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Digital Brick Stores 4 - A era das lojas humanológicas

Cá estou novamente, escrevendo sobre Digital Brick Stores. Esse é o quarto e último artigo da série. No primeiro, escrevemos sobre o varejo físico reencarnando com um novo formato e mais inteligência. O segundo foi dedicado à reflexão das estratégias de Growth Marketing com o atendimento aos clientes dentro das lojas físicas. O terceiro foi dedicado a entendermos o desafio de enxergar a experiência de compra e o encantamento do consumidor quando ele está dentro da loja física. Agora vamos refletir sobre os pilares estruturais dessa transformação cultural que garantirá o fortalecimento dessas Digital Brick Stores.

Se você leu os três artigos anteriores, deve ter constatado que boa parte do conteúdo foi pautada em uso de tecnologias digitais em lojas físicas. Apesar desse viés de transformação digital, também abordamos a importância do fator humano na jornada de compras do consumidor. A humanização das relações de consumo é tão importante quanto a transformação digital na era da omnicanalidade. Pesquisa do Grupo Dafiti diz, inclusive, que há uma tendência do e-commerce de moda ser mais humano.

O que parece ser um cabo de guerra na definição de prioridades estratégicas de investimento entre tecnologia e humanização das organizações de varejo e consumo é, em verdade, um caminho de integração de soluções. Não existirão mais empresas humanizadas sem tecnologia digital, nem tecnologicamente desenvolvidas sem humanização. É a era das lojas humanológicas! Não importa o canal por meio do qual o cliente está se conectando com a marca, certamente ele utilizará alguma tecnologia digital para alcança-la e terá estímulos humanizados para se conectar emocionalmente.

O conceito da loja humanológica é embasado em macrotendências que já existiam antes da pandemia de covid-19. O período de isolamento social só acentuou as expectativas da sociedade por:

  • Um mundo melhor e mais humanizado;
  • Maior conveniência e melhor experiência com as marcas no processo de compras, com canais digitais de atendimento.

As lojas físicas também são impactadas por essas expectativas do consumidor. O que antes eram macrotendências de mercado hoje são conceitos fundamentais nas estruturas organizacionais das empresas que operam com lojas físicas. Veja no gráfico abaixo os pilares que transformam um PDV (Ponto de Venda) em PDCE (Ponto de Conexão Emocional).

Digital Brick Stores 4 - A era das lojas humanológicas

 

As lojas humanológicas são resultado de transformação cultural das organizações. Há que se estabelecer caminhos para que todos os níveis hierárquicos da empresa inovem a maneira de pensar e, principalmente, agir! As lojas humanológicas caminham em sintonia com a letra S das práticas do ESG, que ainda não estão tão intensas no varejo brasileiro. Os pilares integrados das lojas humanológicas trazem:

  • Uma liderança focada nas expectativas da sociedade, conduzindo seu time às realizações pessoais pelo caminho que os dados gerados pela tecnologia digital fornecem;
  • Um atendimento humanizado e personalizado, realizado por um time que direciona a cultura da empresa, respeitando a diversidade e a pluralidade das pessoas;
  • Conexão emocional com a comunidade, alinhada com propósitos relevantes para a criação de uma sociedade melhor.

As lojas humanológicas são, definitivamente, o caminho para a reencarnação do varejo físico na era da omnicalidade.

Nota: As lojas humanológicas serão tema, nesta quinta-feira (8), de uma live que será realizada às 19:30. A forma como as lojas físicas do varejo estão reencarnando como Digital Brick Stores serão tema de um painel no Latam Retail Show, que será realizado na semana que vem.

Luiz Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman.
Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

Latam Retail Show: Mais de 100 expositores vão mostrar inovações do varejo

Próxima Postagem

Em evento com Anitta, Twitter lança ferramenta de live shopping no Brasil

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
PMEs online faturam R$ 257,5 milhões com produtos de saúde e beleza em 2024

Em evento com Anitta, Twitter lança ferramenta de live shopping no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.