Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Acesso a informação pode ser a melhor saída para crise no Foodservice

Redação de Redação
8 de dezembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Eliana Mello*

Em meio às incertezas do atual cenário econômico e com a responsabilidade de entender e antecipar o pensamento e o comportamento do consumidor brasileiro, uma das perguntas que nós, da área de inteligência de mercado, mais recebemos é: “De que maneira o atual cenário vai impactar o meu negócio?”

É hora de entrar na briga por preços ou é hora de investir em inovações que chamem a atenção e atraiam o consumidor para a minha loja, ao invés da do concorrente?


Leia também:

–NRF Retail’s Big Show – O evento mais esperado pelo varejo de todo o mundo

–Conheça os destaques da Delegação GS&MD para o NRF Retail’s Big Show 2016  


Com resultados “fresquinhos” do terceiro trimestre do ano de nosso recém-lançado estudo de Foodservice – CREST, com muita satisfação podemos dizer que hoje já conseguimos endereçar grande parte desses questionamentos do mercado.

O que vemos no mercado de alimentação fora do lar é um terceiro trimestre acanhado, com expressiva perda de trafego afetando diretamente o seu faturamento.

Acompanhamos os restaurantes por quilo como um dos mais afetados, com retração na casa de dois dígitos tanto em faturamento, como em tráfego.

Porém, como diz o ditado ”enquanto uns choram, outros vendem lenço”. O mesmo aplica-se ao mercado de alimentação fora do lar.

Frente à forte inflação e ao menor poder de consumo do brasileiro, afetando especialmente as classes mais baixas, acompanhamos a diversificação de alguns canais como padarias e lanchonetes, ousando na oferta de pratos prontos a preços competitivos e mudando o hábito do brasileiro que hoje encontra um maior leque de possibilidades para driblar a crise sem abrir mão do hábito de comer fora do lar.

Ao mergulhar nesses hábitos, surpreende-nos a informação de que apenas 1/5 dos almoços servidos superam o ticket médio de R$ 20 por pessoa, e que esse número é menor ainda quando saímos da Região Sudeste.

Entender quem são, onde estão, o que escolhem e até os gatilhos de escolha desse público habituado a gastar menos de R$ 20 em um almoço, torna-se essencial para entrar nessa disputa por mais de 80% das visitas da hora do almoço (representado mais de 50% do faturamento do mercado durante esse momento do dia).

Os números de CREST mostram ainda que a Região Sudeste, com maior concentração da população economicamente ativa e um maior número de empregos (impactando na maior demanda por alimentação fora do lar), tende permanecer mais blindada frente ao atual cenário econômico.

Será que não é o momento de olhar com mais atenção para outras regiões, como a Nordeste, que hoje concentra mais de 30% do consumo de alimentos fora do lar e que pode sofrer mais fortemente os efeitos da crise?
E como atuar nesse cenário? Onde focar? O que oferecer?

*Para mais informações sobre o estudo CREST, entrar em contato com Eliana Mello ([email protected]) é gerente de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

O Black Friday mostra sua força

Próxima Postagem

O marketing na crise e a crise no marketing

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem

O marketing na crise e a crise no marketing

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.