Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A revolução da Inteligência Artificial no foodservice

Eduardo Bueno de Eduardo Bueno
9 de junho de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
A revolução da Inteligência Artificial no foodservice

Estive recentemente em Chicago participando da NRA Show 2023, representando a Mosaiclab, para aprofundar conhecimentos sobre o foodservice americano, ver de perto suas inovações, compreender as transformações rápidas dos hábitos de consumo das pessoas e trazer todas as novidades para o Brasil.

Foram quase 10 dias de muito aprendizado e conteúdo, e o maior destaque foi a rápida evolução tecnológica que já impacta o setor, sobretudo o emprego da Inteligência Artificial no foodservice. Robotização, atendimento, CRM e uso intensivo de dados com foco em melhorar a experiência do consumidor.

Para falar sobre o tema, vamos voltar um pouco no tempo, ao início dos anos 2010, quando foi lançado o primeiro programa de fidelidade do setor no Brasil, possibilitando a consumidores a realização de cadastro para acesso a ofertas exclusivas, mediante fornecimento de dados pessoais, passando pela adoção de sistemas de monitoramento de funcionários em loja e de filas, chegando aos anos 2020, com novos programas de recompensa baseados na customização de ofertas, de acordo com o histórico de compras de cada cliente.

O que vimos nessa edição do NRA Show e em nossas visitas técnicas foi a tecnologia transformando a jornada dos clientes. Shake Shack, Dom’s Kitchen & Market, Panera Bread, Foxtrot e Sweetgreen apostando com força em tecnologia para reduzir o atrito durante o consumo, seja na utilização de totens de autoatendimento funcionais, seja por meio de programas de fidelidade que entregam diferentes níveis de recompensas para os consumidores de acordo com seu gasto total.

Um dos destaques foi nossa visita à Amazon Fresh, supermercado que pode ser considerado um grande laboratório para analisar os impactos do uso intensivo de tecnologia e de dados de consumidores. Seu acesso ocorre por meio da geração de um QR Code no aplicativo da Amazon, e qualquer produto retirado da gôndola, ao sair da loja, será lançado na fatura do cartão de crédito do consumidor, sem qualquer necessidade de passar por um caixa físico e encarar filas. São milhares de sensores espalhados pela loja, no teto e nas gôndolas, monitorando a jornada e oferecendo inteligência para os sistemas da Amazon conhecerem melhor seus clientes.

Durante a feira, não faltaram exemplos da revolução tecnológica que já está disponível para o setor. A robotização é um tema central e discutido no foodservice hoje em dia, com vistas a suprir a falta de mão-de-obra, melhorar a padronização de produtos durante seu preparo, com ganhos de eficiência operacional na cozinha e consequente melhora na satisfação do consumidor.

Um case interessante foi mostrado durante o painel “Are Robots really the future of the Foodservice?”. Pense em uma cozinha com robôs: braços mecânicos cuidando de fritadeiras, grelhas e montando sanduíches. É a primeira visão que temos, mas pode ser diferente.

A Aniai tem um novo conceito de robô: grelhas mais compactas (ideais para uma cozinha profissional) que preparam o hambúrguer de baixo para cima, por tempo determinado para garantir o ponto e qualidade do produto, em quantidade suficiente para preparo de muitos sanduíches, enquanto um funcionário foca sua atenção no mise en place. Robô e ser humano atuando lado a lado para garantir um produto de qualidade, dentro do padrão adequado, com foco no melhor atendimento e satisfação do consumidor.

https://youtu.be/c5UdqBJeHDA

A PreciTaste também estava presente, oferecendo soluções para preparo, planejamento, assistente de estação, com foco em eficiência e redução de desperdício de alimentos – impactando positivamente o CMV de operadores.

A Richtech Robotics apresentou soluções com foco na eficiência de rotinas de operadores, hotéis e serviços de hospitalidade, com robôs dedicados a atendimento, preparo de pratos nas cozinhas e higienização de ambientes – este um ponto central e crítico de qualquer operação de foodservice, sobretudo no pós-pandemia.

O mundo de bebidas e coquetelaria também faz parte dessa revolução tecnológica, com a Cecilia.ai, robô focado no preparo de coquetéis com tecnologia interativa de conversação e reconhecimento de voz, simulando o ambiente mais descontraído que um consumidor encontra no balcão de um bar.

Mas por que essa revolução tecnológica no foodservice é tão importante?

Aprendemos, durante a NRA Show, que a tecnologia deve integrar canais, fortalecer programas de fidelidade com foco na retenção de curto e longo prazo, com uso intensivo de Inteligência Artificial para tratamento dos dados transacionais. Um movimento complexo, cuja adoção deve ser gradual por parte dos operadores.

Seu principal foco é melhorar a experiência do consumidor, em seus momentos mais críticos, reduzindo atritos e oferecendo recompensas.

E os benefícios do uso da Inteligência Artificial no foodservice vão além: ganhos de eficiência com automatização de processos, aprimoramento da gestão de estoques, redução de desperdício e melhoria do CMV, facilitação nos processos de venda e pagamento, melhor diversificação de PMIX e customização de ofertas com incremento do ticket médio por meio de precificação dinâmica. Porém, seu emprego demandará maior qualificação da mão-de-obra, que hoje está se renovando com os mais jovens, nativos digitais que demandam diferentes métodos de treinamento e de gestão – um tema complexo e que merece ser trabalhado com mais detalhe em outro artigo.

O foodservice está testemunhando um momento de transformações rápidas e disruptivas, marcadas pelo uso mais intensivo de tecnologia, seja com dados internos para melhoria de processos, redução de custos, seja com dados de clientes, que fornecem suas informações pessoais em troca de recompensas.

Quais empresas terão sucesso nessa nova onda de transformação do foodservice? Citarei Michelle Korsmo, CEO e presidente na National Restaurant Association: “Empresas mais bem-sucedidas estão encontrando uma maneira de equilibrar os desafios operacionais com a entrega de uma excelente experiência ao cliente.”

Eduardo Bueno é head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab, responsável pela pesquisa Crest no Brasil.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Mercado Pago lança ferramenta que ajuda empreendedores e influenciadores a expandir seus negócios

Próxima Postagem

Gigantes da tecnologia debatem caminhos da inovação para o varejo no Brasil

Eduardo Bueno

Eduardo Bueno

Economista formado pela USP e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Insper, atualmente é coordenador de projetos na Mosaiclab e responsável pelo projeto CREST no Brasil. Tem experiência no mercado financeiro, consultoria macroeconômica, Analytics, Compras, além de implementação de projetos de SAP. Atua com inteligência de mercado desde 2015 e, desde 2017, com o setor de Foodservice, com passagem em um dos maiores operadores do setor no país.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Gigantes da tecnologia debatem caminhos da inovação para o varejo no Brasil

Gigantes da tecnologia debatem caminhos da inovação para o varejo no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

9 de maio de 2025
Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.