Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

NRF 2023: Como a tendência da ‘sustentabilidade reinventada’ impacta o mercado de produtos plant-based no varejo

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
10 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
NRF 2023: Como a tendência da 'sustentabilidade reinventada' impacta o mercado de produtos plant-based no varejo

Uma das feiras internacionais mais importantes de varejo no mundo, a New Retail Federation’s (NRF) Big Show 2023 aconteceu em Nova York entre os dias 15 e 17 de janeiro e reuniu os principais especialistas do segmento, sendo também berço de diversas inovações que devem influenciar o mercado ao longo do ano. Uma das tendências mais comentadas no evento foi a “sustentabilidade reinventada”, que segue na mira dos negócios varejistas e é fortemente observada, principalmente nos hábitos de consumo da Geração Z.

Esse tema está relacionado à mudança climática, escassez de recursos e a necessidade urgente de redução dos danos ao meio ambiente. Nesse contexto, muito se falou sobre reúso, reciclagem e redução, um tripé cada vez mais presente nos negócios e na sociedade como um todo.

O desperdício tornou-se inaceitável, impondo um pensamento racional sobre recursos e colocando fim a produtos com obsolescência programada, bem como também houve um aumento considerável pela busca de uma alimentação mais sustentável (que não agride o meio ambiente) e saudável, como o consumo acelerado de proteínas alternativas.

As proteínas processadas ou in natura feitas à base de plantas (plant-based), com uso de soja, grão de bico, lentilha, ervilha e outros grãos proteicos em sua composição, fazem parte de um nicho de alternativas que crescem de forma exponencial aqui no Brasil e no exterior, com o avanço do movimento de substituição da animal, seja pelos vegetarianos, veganos e “flexitarianos”.

E, se existia alguma dúvida de que essa seria uma grande aposta para os próximos anos, investimentos recentes de gigantes do setor alimentício mundo afora provam que a tendência não é passageira.

A The Good Food Instituite (GFI) apresentou um estudo recente com um compilado de projeções de instituições financeiras e apontou que o mercado de plant-based pode atingir entre US$ 100 bilhões e US$ 370 bilhões no mundo até 2035, com participação nos negócios globais de carnes de 7% a 23%.

Segundo a empresa, o grupo de flexitarianos – ou seja, aqueles que não deixam de comer carne, mas reduzem seu consumo – no Brasil cresceu de 29%, em 2018, para 50% da população em 2020. E ainda, segundo dados da Euromonitor, os alimentos plant-based tiveram faturamento de mais de R$ 457 milhões no Brasil em 2020 e cresceram quase 70% nos últimos seis anos no País.

Os investimentos iniciais em alimentos à base de plantas partiram de foodtechs e startups, mas empresas que dominam o setor de proteína animal no País decidiram surfar nessa onda e criaram suas próprias linhas, como é o caso da JBS, com a linha Incrível, líder em proteína vegetal no Brasil.

Nesse sentido, as oportunidades para o varejo são inúmeras, já que a cesta de compras dessa categoria é considerada premium, com tíquete médio de 43% mais alto, além da maior rentabilidade e fidelidade de consumidores, segundo um estudo da DH Shop comparando 2021 x 2022.

Vale lembrar que o cliente de produtos 100% vegetal busca uma alimentação equilibrada por atributos funcionais e emocionais – como sabor, saudabilidade e conveniência, é predominantemente da classe AB e tem de 25 a 45 anos em média.

Dessa maneira, o varejo aliado à indústria tem um papel protagonista no desenvolvimento dessa categoria e deve apostar em visibilidade no PDV, degustação e promoções para gerar experimentação, garantir melhores margens e atender as atuais demandas e necessidades do novo consumidor.

Fernanda Dalben é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Pague Menos integra CDs da Extrafarma e aumenta nível de serviço para o cliente final

Próxima Postagem

Transformações do foodservice brasileiro em perspectiva

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair
Varejo

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar
Economia

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foodservice supera crise, fatura mais em 2023 e planeja investir em práticas sustentáveis

Transformações do foodservice brasileiro em perspectiva

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

14 de maio de 2025
Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Serviços crescem 0,3% em março, na segunda alta seguida

Serviços crescem 0,3% em março, na segunda alta seguida

14 de maio de 2025
Meu INSS envia alerta sobre descontos ilegais na aposentadoria; saiba como verificar

Meu INSS envia alerta sobre descontos ilegais na aposentadoria; saiba como verificar

14 de maio de 2025
Microsoft planeja novas demissões em maio, desta vez focados em gerentes e não programadores

Microsoft faz demissão de 6 mil funcionários em nova reestruturação; brasileiros foram afetados

14 de maio de 2025
Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.